O que são investimentos a longo prazo e por que eles valem a pena

investimento-a-longo-prazo
Tempo de leitura: 4 minutos

Veja por que investimentos a longo prazo são aplicações financeiras que podem diversificar sua carteira de negócios, elevar ganhos e gerar menos riscos

Neste artigo, você vai encontrar:
– Como traçar seu perfil investidor
– O que são investimentos a longo prazo
– Principais tipos de investimento a longo prazo

Antes de escolher no que investir, é preciso descobrir qual é o seu perfil e entender quais são os tipos de investimentos disponíveis no mercado. Neste artigo, nosso foco será específico: os investimentos a longo prazo. Vamos detalhar quais são os principais e por que é interessante considerá-los como uma opção viável.

Tenha em mente alguns pontos importantes, que independem do tipo de investimento que você vai escolher. Um desses pontos é fazer um planejamento financeiro para saber quais são seus objetivos. Separar uma reserva de emergência também é fundamental. 

A rentabilidade que os investimentos tiveram no passado não é uma garantia de que os valores vão se repetir no futuro. Se você optar por um fundo de investimento, avalie como foi a performance dele no último ano, pelo menos.

LEIA TAMBÉM: Como amortizar um financiamento

Descubra seu perfil investidor

Conhecer a sua personalidade vai te ajudar a definir qual o seu perfil investidor: conservador, moderado ou arrojado. Você é uma pessoa que gosta de arriscar ou é mais cautelosa? Qual é a sua idade? Em quanto tempo você pretende resgatar os valores aplicados? Quanto você tem para investir?

O site UOL desenvolveu um teste que vai te ajudar a descobrir qual é o seu perfil. Clique aqui para ver as 11 perguntas que o site formulou.

O que são investimentos a longo prazo?

Podemos entender investimentos a longo prazo como aquelas aplicações em que você deseja resgatar os valores daqui a alguns anos. Para algumas pessoas, longo prazo pode significar cinco anos. Para outras, dez ou 15. Não há certo ou errado, o importante é entender que os valores apenas serão resgatados após um período de tempo considerável.

Qual o melhor investimento a longo prazo? Veja opções

Definir qual é o melhor investimento a longo prazo não é uma tarefa muito simples. Podemos dizer que a escolha vai depender do seu perfil investidor e do quanto você estudou sobre este assunto. Por isso, vamos mostrar as principais opções disponíveis.

1) Compra de imóveis

De acordo com o site Valor Investe, plataforma de investimentos do Valor Econômico, o mercado imobiliário tem mostrado uma boa rentabilidade no longo prazo, mesmo em períodos de difíceis. O déficit habitacional no país é um dos fatores que aumenta a rentabilidade.

Um estudo da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), citado pela reportagem, apontou que o investimento em imóveis rendeu 15,3% ao ano, em média, entre 2009 e 2019. O número é uma soma dos rendimentos de ganhos com aluguel e com valorização dos imóveis.

2) Fundos de investimento

O fundo de investimento é uma aplicação financeira que reúne recursos de diversos investidores e é gerenciado por administradores. Existem diversas modalidades como os fundos Imobiliários, de Ações, de Multimercados, de Renda Fixa e Cambiais.

Entenda como investir em fundos imobiliários

O site da Caixa Econômica Federal dá algumas dicas para você escolher um fundo. Veja qual é a rentabilidade, a liquidez e a segurança dele e conheça o perfil da instituição que está comercializando o fundo. Não se esqueça de ler o regulamento e saber qual o valor da taxa de administração, quais são as tarifas e condições para novas aplicações e resgates.

Confira também o site da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados (Anbima). A entidade mantém dados atualizados sobre fundos de investimentos, como, por exemplo, qual é o patrimônio líquido do fundo, a taxa de administração e a aplicação inicial mínima de cada um.

LEIA TAMBÉM: 5 razões para você se planejar para sair do aluguel

3) Investimento em Ações

Para investir na bolsa de valores você precisa comprar ações, que são uma parte do capital de uma empresa, explica o UOL. Transações envolvendo ações são feitas por corretoras autorizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

4) Tesouro direto

Trata-se de um programa do Tesouro Nacional para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas. Foi lançado em 2002, é feito de forma 100% online e permite aplicações a partir de R$ 30. Este é um investimento que oferece diferentes opções de rentabilidade, prazos de vencimento e fluxos de remuneração.

Por que optar por investimentos a longo prazo?

Investimentos a longo prazo são geralmente mais sustentáveis. Um artigo do banco BTG Pactual explica que esta é uma opção que permite diversificar sua carteira de investimentos, possibilitando elevar os ganhos e diminuir riscos.

Outra duas vantagens são que investimentos com prazo maior podem garantir taxas de retorno mais elevadas e gerar uma cobrança menor de Imposto de Renda.

Um estudo da Abrainc apontou que comprar um imóvel é um bom investimento a longo prazo, pois a taxa de retorno é excelente e o risco é baixo.

“O ativo imobiliário permite que o investidor possa usufruir tanto da valorização do preço do imóvel como do aluguel. Essa combinação permite tanto o recebimento de uma renda mensal como um ganho patrimonial de longo prazo”, destacou a Associação.

Investir em uma casa ou em um apartamento pode ser mais seguro, pois o imóvel tende a sofrer menos durante crises econômicas. O valor investido na propriedade dificilmente vai sofrer uma queda nestes períodos. Há ainda a renda complementar que pode ser obtida por meio do aluguel. 

Encontre as melhores opções de apartamento

Com nosso programa Loft Cred, A Loft te ajuda a buscar por apartamentos com facilidades e te ajuda a simular o passo a passo de um financiamento.

Com o simulador de potencial de compra você descobre qual apartamento cabe no seu bolso, a partir do valor que tem disponível para entrada e sua renda familiar. Simule aqui seu potencial de compra.

Já o simulador de parcelas foi construído para quem já sabe o valor do imóvel que pretende financiar. A partir do valor de entrada e do imóvel, você entende o valor das parcelas e descobre a melhor taxa. Simule aqui sua taxa e parcelas.

Além disso, Loft Cred oferece uma assessoria especializada que pode te ajudar a conseguir sua carta de crédito e a garantir o seu financiamento sem que você precise ir ao banco, descomplicando e facilitando todo o processo para a sua comodidade. Tudo isso sem nenhum custo! Solicite agora seu financiamento imobiliário!