Pensando em investir em imóveis ou comprar seu apartamento? Baixe o guia!

investir-em-imoveis-loft
Tempo de leitura: 3 minutos

Faça aquisições certeiras: material gratuito da Loft explica o que analisar na hora de investir em imóveis ou encontrar um apartamento para morar.

Investir em imóveis não é algo sem risco, mas é um tipo de investimento muito popular no Brasil. Com bom motivo: a história econômica do país mostra que é uma maneira de aumentar o patrimônio e se salvaguardar de mudanças bruscas. Ao mesmo tempo, o sonho da casa própria também segue vivo: a pesquisa mais recente da Global Global Entrepreneurship Monitor, feita em 2018, aponta que 49% dos brasileiros têm esse desejo.

É importante, no entanto, notar logo cedo que comprar um apartamento para morar não é investir em imóveis – maiores detalhes sobre essa diferença estão logo à frente. Por isso, as questões que devem ser analisadas na hora de investir em imóveis são diferentes daquelas prioritárias na hora de escolher a melhor residência para você e sua família.

É nessa diferença que foca o novo guia da Loft, disponível para download neste link. Dividido em seis partes, ele analisa fatores externos e internos que devem ser levados em conta, a conjuntura econômica atual do Brasil, quais são as vantagens envolvidas nesse tipo de aquisição e quais são os cuidados que proprietários – dos dois lados dessa conta – devem tomar para ter uma decisão bem embasada e sem sustos. (Um spoiler: sempre olhe, em pessoa, a vaga na garagem!)

Apartamento para morar ou para investir?

Como já citado, comprar apartamento para morar não é um investimento. Investir em imóveis significa ter rentabilidade com ele de alguma maneira, seja através do aluguel ou da revenda. Nesse capítulo, entenda:

  • Quais são os pontos em comum entre comprar um apartamento para morar e para investir 
  • As diferenças de dia a dia na administração desses bens
  • A importância da segurança jurídica e do planejamento financeiro
  • O que é uma reserva de emergência e como levá-la em conta
  • Como criar um teto de gastos e aplicá-lo à compra de imóveis

O que considerar ao escolher a casa própria 

Com essa diferença esclarecida, é momento de se preparar para um mercado imobiliário cheio de opções e aprender a encará-lo com foco e clareza. Entenda a importância de:

  • Avaliar o desenvolvimento urbano (atual e futuro) da região
  • Fazer uma lista com desejos e prioridades da sua casa dos sonhos 
  • Caminhar pelo bairro para vivenciá-lo na prática e aprender seu dia a dia
  • Quais são os fatores internos e externos em que se deve prestar atenção

As vantagens de investir em imóveis 

Investir em imóveis tem, sim, grandes vantagens financeiras – desde que o investimento tenha sido feito com bastante cuidado. Dito isso, algumas das perguntas básicas do item anterior aqui mudam de figura. Até porque, se você não precisa morar naquele espaço, pode explorar outras regiões da cidade e aspectos do imóvel! Nesse capítulo, entenda:

  • Os principais componentes de retorno de investir em imóveis 
  • Cuidados básicos antes de fechar um negócio 
  • As expectativas de investidores de imóveis em 2019 

Como investir em imóveis com cuidado

Escolher um apartamento para investir significa também se preparar para perdas e custos eventuais de manutenção, seja enquanto você busca um locatário ou enquanto espera um comprador. Esses riscos podem ser minimizados e geridos, desde que você saiba o que observar! Aprenda:

  • Como avaliar a localização com cuidado 
  • Pensar no estado de conservação do ponto de vista do cliente 
  • A importância da segurança jurídica na compra

O que a Loft pode oferecer a você?

A Loft surgiu para revolucionar o mercado imobiliário e transformar a maneira como se compra e vende imóveis no Brasil, a começar por São Paulo, onde atua hoje. Isso vale tanto para quem deseja investir em imóveis quanto para busca o apartamento dos sonhos.

A Loft aplica tecnologia de ponta (incluindo seus próprios algoritmos de machine learning!) para identificar as melhores oportunidades de aquisição e determinar um preço justo de compra e venda, com base em dados reais de transações em cada região.

Além disso, por ser um fundo imobiliário fiscalizado também por órgãos externos, garante total segurança jurídica para o comprador. Afinal, uma compra só é liberada se todas as documentações estiverem em dia e livres de pendências – e essa segurança é passada ao próximo proprietário.

Por fim, há o grande diferencial das reformas pelas quais todos os apartamentos de seu portfólio passam, que frequentemente alteram profundamente o layout para criar imóveis que atendem as demandas da habitação moderna.

Após refazer a infraestrutura por completo e aplicar os melhores acabamentos do mercado – como pisos de madeira maciça, armários sob medida e projeto luminotécnico 100% em LED –, a Loft entrega as chaves de um apartamento de luxo, novo em folha e com um ano de garantia para cada pedaço da obra.

Interessou-se em saber mais? Explore o portfólio de apartamentos à venda online e agende sua visita!