O que é jardim de inverno e como fazer um em casa

Compartilhar a notícia

Um jardim de inverno podem ser uma boa saída para decorar aquele cantinho vazio em casa. Saiba como fazer e escolha seu estilo!

08 de outubro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 25 de agosto de 2023 4 min de leitura
jardim-de-inverno

O jardim de inverno pode ser uma boa saída para decorar aquele cantinho vazio em casa. Saiba como!

Apesar de manter esse nome sazonal, esse é um conceito que traz mais verde para casa todos os dias do ano – e não é difícil de implementar, viu?

O que é um jardim de inverno?

jardim de inverno em casa
Exemplo casa com jardim de inverno na Tailândia

Se o seu apartamento em um cantinho vazio ou um pouco “perdido”, ele pode muito bem virar um jardim de inverno! E relaxe: isso não significa que o jardim só existe alguns meses por ano ou que você precise viver em uma parte especialmente fria para aproveitar.

Embora esse nome remeta a outros tempos e outros lugares – quando os europeus queriam um espaço bonito e verde em casa para se reunir durante o frio antes de existir aquecimento, por exemplo –, o objetivo central permanece: ter um pouquinho de natureza dentro de casa.

É comum que ele seja aplicado para unir melhor os ambientes e dar uma sensação de continuidade na decoração. Por isso, pode aparecer debaixo do vão da escada, ao lado de um banheiro ou em uma pequena área anexa (com ou sem cobertura). Também é possível ter um jardim de inverno na sala mesmo, dando todo o destaque que ele merece. 

Importante mesmo é lembrar que não existe planta que viva bem na sombra total, então ter acesso a algum nível de iluminação natural é super necessário para ter um jardim de inverno bonito. Nada de colocar dentro de um armário ou debaixo da mesa!

jardim de inverno luz natural
Para ter um jardim de inverno, é preciso que chegue pelo menos um pouco de luz natural

Jardim de inverno: como fazer 

Anúncios

Escolha o melhor espaço

O primeiro passo é selecionar a melhor área para montar seu jardim de inverno. Como já foi dito, as plantas vão precisar de pelo menos um pouquinho de luz solar, mas a intensidade pode ser bem reduzida mesmo. Em espaços mais compactos, dá até para fazer um mix de jardim de inverno e jardim vertical ou até pendurar algumas plantas no teto.

jardim de inverno pendurado
Pendurar as plantas é uma boa ideia para jardins de inverno em apês pequenos, como neste jardim de inverno simples

Plantas para jardim de inverno

Tem muitas espécies que se adaptam super bem ao ambiente dentro de casa e à luz indireta e/ou pouca luz, então aposte nelas. Alguns exemplos:

  • Suculentas
  • Cactos
  • Jiboia
  • Zamioculca
  • Lírios da paz
  • Palmeira areca
  • Babosa de pau
  • Begônia
  • Espada-de-São-Jorge
  • Samambaia
  • Árvore da felicidade

Jardim de inverno com Hortinhas

Aliás, vale dizer: para quem prefere algo comestível, também dá para fazer um jardim de inverno com uma hortinha.

No vídeo acima, saiba como montar um jardim de inverno com as plantinhas certas

Decore de forma prática

jardim de inverno area coberta
Exemplo de jardim de inverno em área coberta no Aeroporto de Incheon, na Coreia do Sul

Para não ficar arrastando terra e grama para dentro de casa, quem tem um jardim de inverno costuma preferir manter as plantas em vasos (pode ser daqueles bem grandes e altos) e forrar o chão com pedrinhas ou casca de pinho ou mesmo instalar um deck de madeira. Se você quiser colocar alguns móveis por ali, mantenha essa vibe rústica. Combina super bem!

Preste atenção na chuva

jardim de inverno pedras
Como fazer um jardim de inverno? Cactos e um chão coberto por pedrinhas são uma opção

Um detalhe importante caso seja um jardim de inverno sem cobertura ou em outro tipo de área externa: lembre-se que chove! Então é bom ter proteção no piso e nas paredes contra chuva forte (envidraçar o jardim de inverno pode ser boa ideia) e também selecionar plantas que lidem bem com esse fluxo de água.

Lembre-se: Um jardim de inverno também precisa de cuidados

jardim de inverno moderno
Exemplo de jardim de inverno super moderno

Não é só porque é dentro de casa ou porque tem uma plantinha mais tranquila que o jardim de inverno pode ser ignorado. Para mantê-lo sempre bonito, você vai precisar se programar para cuidar dele pelo menos um pouquinho, mantendo as regas e as adubações necessárias. 

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.