Siga esses passos de como juntar dinheiro para comprar um imóvel

Compartilhar a notícia

16 de novembro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 02 de maio de 2023 5 min de leitura
juntar-dinheiro-comprar-imovel

O caminho para conseguir poupar dinheiro e ampliar seu patrimônio é a educação financeira; veja o que fazer para realizar o sonho do apê próprio.

É fácil imaginar que a compra de um apartamento exige planejamento. Primeiro, vem a decisão de que uso você vai dar àquele imóvel – se moradia ou investimento para o mercado de aluguéis. Depois, é hora do planejamento financeiro, que inclui resolver o dilema de como juntar dinheiro para comprar um imóvel.

Preparamos este artigo para ajudá-lo na missão do imóvel próprio. Vamos abordar técnicas de educação financeira, para que você consiga economizar para comprar apartamento, além de apresentar pontos positivos e negativos de comprar o imóvel à vista ou financiar.

Investir em imóveis ainda é uma das formas mais seguras de construir um patrimônio para você e para a família. Seguindo os passos que sugerimos de como juntar dinheiro para comprar um imóvel, é possível criar um plano a longo prazo e gerir sua vida financeira de forma saudável. 

Educação financeira: como economizar para comprar apartamento

Acha que você está longe de entender como fazer um planejamento para comprar um imóvel? Já adiantamos que está mais perto do que imagina. É a chamada educação financeira, através da qual você aprende a gerenciar todos os seus gastos e ganhos, assim como economizar para comprar apartamento.

Como o próprio nome indica, educação financeira significa desenvolver a capacidade de cuidar bem do seu dinheiro. Dessa forma, você também vai conseguir traçar metas e identificar os melhores investimentos para o seu perfil.

O primeiro passo para entender o seu dinheiro é anotar tudo o que você gasta. O consumo é, a grosso modo, dinheiro saindo da sua conta. É claro que o dinheiro deve sair, faz parte da lógica econômica, mas é importante seguir uma regra: deve entrar mais dinheiro do que sai. 

Confira os 8 passos para tomar as rédeas das suas finanças:

1) Controlar receitas e despesas;

2) Montar um orçamento familiar;

3) Definir seus objetivos financeiros;

4) Sempre comparar preços de produtos;

5) Analisar e controlar suas dívidas;

6) Ter uma reserva financeira;

7) Usar sites ou aplicativos de gerenciamento financeiro;

8) Investir parte do seu dinheiro, que pode significar a compra de um imóvel.

Veja como dar o pontapé inicial na sua educação financeira

Comprar imóvel à vista ou financiar?

A decisão entre comprar imóvel à vista ou financiar depende muito do perfil do comprador. Há quem prefira juntar por alguns anos para tentar um desconto no pagamento à vista, há quem vai receber um montante de dinheiro no curto prazo, como uma herança ou um bônus no trabalho, e há quem gostaria de contratar um financiamento da casa própria.

Em quanto tempo você gostaria de sair do aluguel? Para pagar por um apartamento de uma vez, pode levar décadas até que você junte todo o montante. Quem financia, deve arcar com os juros do empréstimo, mas não gasta mais com aluguel. Por essas razões, é difícil sacramentar qual é mais vantajoso: comprar imóvel à vista ou financiado. 

Os dados do mercado apontam que o momento é muito bom para quem deseja financiar um imóvel. As baixas taxas de juros estão possibilitando que mais pessoas consigam um financiamento, com parcelas mais acessíveis.

A Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança) divulgou que, nos primeiros nove meses de 2021, o valor financiado atingiu R$154,69 bilhões, alta de 96,3% em relação ao mesmo período em 2020.

O sonho de comprar um imóvel fica mais próximo com taxas de juros menores. Na Loft, além de poder buscar por apartamentos com facilidade, você tem a possibilidade de simular o passo a passo de um financiamento.

O simulador de potencial de compra ajuda você a definir qual apartamento cabe no seu bolso, a partir da sua renda familiar e do valor que tem disponível para entrada. Acesse o simulador de potencial de compra aqui!

Também é possível simular as parcelas do financiamento, para quem já sabe o valor do imóvel que pretende financiar. A Loft oferece uma assessoria especializada que pode ajudá-lo a conseguir sua carta de crédito e a garantir o seu financiamento sem que você precise ir a bancos, descomplicando e facilitando todo o processo, sem custos. Saiba mais sobre nosso financiamento imobiliário!

Anúncios

Como juntar dinheiro para comprar um imóvel ganhando pouco

Pode ser que seu salário ainda não seja o que você gostaria e aí vem a pergunta: como juntar dinheiro para comprar um imóvel ganhando pouco? Como mostramos anteriormente, educação financeira é algo que deveria ser universal. Se todo mundo aplicasse a regra básica de não gastar mais do que se ganha, sempre sobraria um pouco para investir.

E não precisa se assustar com a palavra investimento. Saiba que dá para ser um investidor mesmo ganhando pouco, assim como comprar uma casa própria. Primeiro, entenda quanto dinheiro você pode guardar por mês. Feito isso, crie o hábito de tirar aquela quantia de vista – não deixe na conta corrente.

“Deixar um saldo para emergências na conta corrente não é nada bom, pois a chance de você gastar aquele dinheiro é muito alta. Então as aplicações que tenha alta liquidez, ou seja, que te permitam resgatar no mesmo dia são as mais indicadas. O Tesouro Direto é uma boa pedida, pois a aplicação inicial pode ser de R$ 30”, indica Luciana Pavan, líder de Economia Comportamental e Finanças Pessoais da Olivia, startup de inteligência artificial que ajuda a economizar e a gastar melhor.

Esperamos que tenha aprendido com o conteúdo. Fique por dentro das principais notícias sobre o mercado imobiliário no blog da Loft!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.