O que é Kitnet e quais as vantagens?

Compartilhar a notícia

Apartamentos pequenos lideram a lista de lançamentos em São Paulo há algum tempo. Saiba as vantagens de investir neste tipo de imóvel e como montar um lar funcional e confortável mesmo com pouca metragem.

29 de abril de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 29 de abril de 2023 11 min de leitura
Kitnet a onda dos apartamentos compactos veio para ficar

O mercado imobiliário, assim como outros setores do mercado, apresenta tendências que se destacam com o tempo. Um dos movimentos que tem ganhado força é a popularidade da kitnet entre pessoas de diferentes estilos de vida e necessidades.

Prova disso é que, em 2022, quase 80% dos imóveis lançados em São Paulo tinham 45 m². Desse modo, os apartamentos de cômodo único têm chamado cada vez mais atenção do mercado e de quem busca um imóvel acessível — especialmente, nas grandes cidades.

Para entender essa verdadeira onda imobiliária, conheça melhor a kitnet e veja como é possível aproveitar esse tipo de imóvel!

O que é uma kitnet?

A kitnet é um tipo de imóvel composto por apenas um cômodo, fora o banheiro. Anteriormente conhecida como apartamento conjugado, ela tem sala e quarto integrados e uma cozinha compacta.

No entanto, diferentemente do que se imagina, o apartamento kitnet não tem necessariamente uma metragem pequena — embora isso seja frequente.

São comuns kitnets com metragem máxima de 50 m². A metragem está mais relacionada às leis construtivas da cidade onde o apartamento se encontra.

Como surgiu esse tipo de imóvel?

Outro ponto interessante para saber sobre as kitnets é a história desse tipo de imóvel. Na verdade, o termo é originado de “kitchnette”, que pode ser traduzido do inglês como “cozinha pequena”.

Apesar de não ser possível definir uma origem única para esse tipo de imóvel, ele começou a se tornar mais popular na metade do século XX. Foi nessa época em que os locadores começaram a dividir imóveis maiores em unidades reduzidas, aumentando as possibilidades de ocupação.

A popularização desse tipo de imóvel também se relaciona com o crescimento das cidades. Com mais indivíduos e menos espaço disponível, a construção de apartamentos conjugados é uma forma de garantir que mais pessoas possam morar na cidade.

Anúncios

Quais são as vantagens da kitnet?

Por ser um imóvel com características bem específicas, a kitnet pode oferecer diversos benefícios aos seus moradores, sabia? Ao compreender quais são essas vantagens, você poderá aproveitar melhor essa oportunidade, caso faça sentido para as suas necessidades. 

A seguir, veja quais são os principais pontos positivos de escolher uma kitnet para morar!

Preço menor

Uma das principais vantagens de escolher uma kitnet é o preço desse tipo de imóvel. Em comparação a apartamentos maiores, o preço de um conjugado costuma ser menor devido à metragem do bem.

Para quem não quer ou ainda não pode pagar valores maiores, essa pode ser uma alternativa bastante atrativa. É o caso de quem deseja sair da casa dos pais ou morar sozinho de modo mais conveniente para as próprias finanças.

Mesmo em grandes cidades, uma kitnet costuma ser o tipo de imóvel mais acessível — até em áreas de maior interesse, como os grandes centros.

Facilidade de manutenção

A baixa metragem que costuma ser característica das kitnets faz com que esses apartamentos sejam mais fáceis de manter, no geral. A limpeza deles, por exemplo, costuma ser mais simples, o que pode economizar tempo no dia a dia.

Além disso, você tende a ter contas menores com energia elétrica, água e demais despesas. Como esse é um imóvel que costuma ser mais procurado por pessoas solteiras ou casais sem filhos, o gasto é reduzido.

Dessa forma, você precisa se preocupar menos em cuidar do imóvel e conseguirá gastar menos no dia a dia. Assim, essa pode ser uma forma de ter mais qualidade de vida.

Localização privilegiada

Por causa das características desse tipo de imóvel, é bastante comum que as kitnets tenham localização privilegiada. Em geral, apartamentos desse tipo estão em áreas centrais e repletas de serviços, como bares, restaurantes e shoppings.

Essa característica permite acessar facilmente opções de lazer e de transporte, por exemplo. Também pode ser mais fácil encontrar opções próximas ao trabalho, dependendo do seu local de atuação.

Desse modo, é possível compensar a metragem menor com um nível mais elevado de conveniência no dia a dia. Isso ajuda a diminuir o tempo perdido no trânsito e pode ajudar a atender às necessidades cotidianas.

E as desvantagens desse tipo de imóvel?

Ao mesmo tempo em que escolher uma kitnet pode ser vantajoso, existem algumas questões que você precisa considerar, já que elas podem ser menos interessantes para o seu dia a dia. Nesse sentido, o espaço disponível pode ser um ponto de atenção.

Como você viu, nem todo conjugado é pequeno, obrigatoriamente. Porém, o mais comum é que os imóveis sejam compactos, sendo indicados para até 2 pessoas. Dependendo do seu estilo de vida e das suas necessidades, isso pode fazer a diferença no dia a dia.

Afinal, você terá menos espaço de circulação e, principalmente, de armazenamento. Por isso, será preciso repensar as questões de consumo, já que você precisará escolher melhor o que ficará em seu lar, não é mesmo?

Outro ponto que exige atenção é a possível perda de privacidade — ainda mais ao receber convidados. Como o imóvel é conjugado, seu quarto estará perto da sala e das outras pessoas. Portanto, é preciso analisar se isso faz sentido para o seu estilo de vida.

Vale a pena comprar uma kitnet?

kitnet bege da loft
O Desafio dos espaços compartilhados pode inclusive trazes soluções interessantes em conceito de decoração

Como você acompanhou, comprar uma kitnet tem pontos positivos e negativos, certo? Por isso, é preciso avaliar com cuidado essas questões para decidir se é realmente interessante comprar esse tipo de imóvel.

Na prática, vale a pena optar por uma kitnet se essa alternativa estiver alinhada aos seus objetivos e ao seu estilo de vida. Se você tiver filhos, por exemplo, um conjugado pode não ser a melhor escolha, devido à falta de privacidade para os moradores.

Já se a sua intenção for ter mais liberdade e independência ao morar sozinho, mas sem gastar tanto, a kitnet pode ser a solução ideal. Mesmo o espaço reduzido não precisa ser um problema, já que você pode ter um imóvel decorado com personalidade e aproveitando cada espaço.

Para tanto, é preciso encarar de cabeça aberta o desafio de aproveitar cada centímetro para montar uma casa confortável e funcional. Um projeto de marcenaria sob medida costuma ser fundamental para criar um lar organizado. Também é preciso trabalhar para não acumular objetos desnecessários.

Ainda, existem alguns truques frequentemente usados por arquitetos e designers de interiores para dar sensação de amplitude a espaços pequenos. Espelhos na sala de jantar, transparências em cortinas e cores neutras nos acabamentos fazem parte da lista. 

Logo, não é preciso tomar a decisão apenas com base no preço ou no tamanho do imóvel. Se um conjugado tornar seu cotidiano melhor e mais prático, por exemplo, a compra provavelmente vale a pena.

Comprar uma kitnet é um bom investimento?

Além dos aspectos que você já conferiu sobre o assunto, vale pensar na compra de kitnet enquanto investimento. Será que essa é uma boa decisão? Para encontrar a resposta, você tem que analisar os seus objetivos e entender melhor como funciona essa alternativa.

Uma das formas de investir comprando kitnet é ao adquirir o imóvel na planta. Nessas situações, surgem oportunidades de pagar mais barato, já que as propriedades tendem a se valorizar após a construção. Então essa pode ser uma forma de você obter lucro com esse tipo de apartamento.

Aqui, tenha especial atenção ao processo de venda dos imóveis — por ser mais complexo e de alto valor, ele exige mais tempo. Logo, será preciso ter paciência enquanto aguarda um comprador interessado. 

Outra possibilidade consiste em comprar uma kitnet para alugar. Nesse caso, o retorno do investimento é obtido a partir do aluguel pago pelo inquilino. Inclusive, é comum que o locatário seja responsável pelo Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e pela taxa de condomínio.

Nesse tipo de contrato, o aluguel pode ser ainda mais vantajoso, já que não será necessário arcar com custos recorrentes. Por outro lado, é preciso considerar que podem ocorrer períodos de vacância — ou seja, sem inquilinos. Logo, é preciso estar financeiramente preparado para eles. 

Ao ponderar essas possibilidades, você poderá entender se esse tipo de investimento faz sentido para os seus objetivos. Assim, é mais fácil decidir se vale a pena comprar uma kitnet com foco em investimento.

Como escolher uma kitnet?

Até aqui, você conferiu os pontos positivos e negativos de uma kitnet e como esse tipo de imóvel funciona. Se você concluir que faz sentido comprar um conjugado, é fundamental entender como escolher o seu.

Por isso, veja dicas importantes para escolher a kitnet ideal para você!

Saiba quais são os seus objetivos

O primeiro passo é considerar o que você espera obter ao comprar uma kitnet. Como visto, é possível adquirir esse imóvel para uso próprio ou para investimento, por exemplo. Dependendo de cada situação, a propriedade deverá ter características diferentes.

Então defina se você deseja fazer a compra para ter mais independência ao morar sozinho ou se quer ter uma fonte de renda passiva com o aluguel. Com essa decisão, ficará mais fácil definir as prioridades e entender o que você deve considerar na propriedade para tomar a decisão.

Defina a localização ideal

O próximo passo consiste em estabelecer a localização mais adequada para o seu imóvel. Se você quiser ficar mais perto do trabalho, por exemplo, é importante escolher um apartamento perto das estações de ônibus e metrô ou da região com empresas do seu interesse.

Você também pode querer uma rua arborizada, um local mais tranquilo ou um endereço conhecido pela segurança, por exemplo. Por isso, você tem que avaliar qual é a região da cidade e do bairro que atenderá melhor às suas necessidades.

Ainda, é fundamental conferir a infraestrutura do entorno. Também pode ser ideal escolher uma kitnet que seja cercada de atividades de lazer e conveniências, pois isso deixará o seu dia a dia muito mais fácil.

Considere a estrutura do prédio

Por falar em facilidade no cotidiano, você não deve ignorar a importância de avaliar a estrutura do prédio. Nesse sentido, analise quantos andares o prédio tem, se ele possui elevador e se conta com portaria, por exemplo.

Vale pesquisar a existência de áreas de lazer, como piscina, churrasqueira e salão de festas. Ademais, muitas incorporadoras já preveem facilidades importantes para os moradores no projeto do condomínio.

Entre os exemplos, estão áreas para lavanderia comunitária e espaço pet. Afinal, mesmo em uma kitnet, você pode realizar o sonho de ter um cachorro em apartamento ou outro animal de estimação.

Encontre a metragem certa

kitnet-conjugado-loft
Na decoração de kitnet, aposte em tons neutros e cores claras para paredes e acabamentos, assim terá maior sensação de amplitude

Depois de pensar na estrutura do entorno e do prédio, é o momento de pensar nas características específicas da kitnet a ser escolhida. Entre os pontos mais importantes, naturalmente, está a metragem do apartamento.

Como você viu, nem todo conjugado é pequeno, mas a maioria deles funciona como um studio reduzido. Então é fundamental entender qual área pode atender melhor às suas necessidades. Se você já tiver móveis, é essencial medi-los para verificar o tamanho mínimo do imóvel.

Ao mesmo tempo, a pouca metragem não precisa ser um problema. Existem diversas soluções que podem ajudar, como móveis sob medida, adoção de uma decoração mais minimalista, uso de peças que sejam multifuncionais e aproveitamento de paredes para incluir espaços de armazenamento. 

Para facilitar, você pode considerar a contratação de um arquiteto ou designer de interiores. Esses profissionais conhecem diversas dicas para criar um espaço aconchegante e funcional sem precisar, necessariamente, de um ambiente grande.

Busque com praticidade e segurança

Para tornar a compra mais segura e menos burocrática, é fundamental saber como buscar o imóvel certo para você. Para simplificar essa etapa, você pode explorar as alternativas disponíveis na plataforma da Loft.

Nela, você pode comprar imóveis de diferentes tipos, em diversas cidades pelo país. Com os filtros disponíveis na busca, há a possibilidade de selecionar os seus bairros favoritos e as características que considera mais relevantes no seu futuro espaço, facilitando a pesquisa. 

Agora você sabe o que é uma kitnet e se vale a pena entrar na moda dos apartamentos compactos, não é mesmo? Com as dicas desse conteúdo, será mais fácil analisar os imóveis conjugados e identificar a melhor oportunidade de compra para as suas necessidades.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.