Como funciona a liberação de recursos para financiamentos imobiliários feita pelos bancos?

Compartilhar a notícia

18 de maio de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 28 de agosto de 2023 6 min de leitura
liberacao-de-recursos-bancos-financiamento-imobiliario

A liberação de recursos é a última etapa de um financiamento imobiliário. Aquela que permite a conclusão da compra e, finalmente, a sua mudança para a casa nova. Esse momento exige alguns cuidados, e é importante que todo comprador entenda muito bem como ele funciona. 

Por isso, preparamos este artigo para tirar suas dúvidas sobre como funciona essa liberação de recursos em um financiamento imobiliário. Vamos mostrar quais são as exigências dos bancos para que ela seja feita e quais problemas podem surgir nessa etapa. 

Ao longo deste texto, você encontrará também:

  • O que é a liberação de recursos em um financiamento?
  • Em que momento da negociação o banco aprova a liberação de recursos?
  • Quanto tempo demora para o banco liberar o dinheiro?
  • Preciso de escritura pública para que o banco libere o crédito?
  • Que problemas podem aparecer antes da liberação de recursos?
  • Como a Loft Cred ajuda na liberação de recursos para seu financiamento imobiliário?

O que é a liberação de recursos em um financiamento?

A liberação de recursos em um financiamento é o momento no qual o crédito que o banco combinou de conceder no contrato é transferido para a conta do vendedor. Com isso, a compra é concretizada. Para que isso aconteça, é necessário que o registro do contrato com o banco já tenha sido feito no cartório de imóveis competente. Vamos ver essas etapas com mais detalhes a seguir.

Em que momento da negociação o banco aprova a liberação de recursos?

Em geral, o banco libera os recursos ao vendedor depois de o contrato de financiamento com o banco ter sido assinado entre as partes (vendedor, comprador e instituição bancária). Feito isso, é preciso seguir os seguintes passos para a liberação do dinheiro:

  • Pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI)
  • Registro do contrato de financiamento no Cartório de Registro de Imóveis, com pagamento das custas cartoriais 
  • Devolução do contrato e envio da certidão de matrícula do imóvel atualizada ao banco – esses documentos condicionam a liberação do crédito
Afinal, o que faz um cartório de imóveis? Conheça no vídeo acima

Depois de vencidas todas essas etapas, o banco transfere o crédito para a conta bancária informada pelo vendedor. Se tiver algum erro no número dessa conta, a transferência não é feita. Por isso, é muito importante que comprador e vendedor prestem atenção aos dados presentes no contrato

Anúncios

Quanto tempo demora para o banco liberar o dinheiro?

“Quando você entrega a matrícula original e uma via do contrato pro banco, ele vai conferir e tem até 5 dias para fazer a liberação (do dinheiro) na conta do vendedor”, informa Rafael Godoi, especialista em financiamentos imobiliários na Loft Cred. Esse prazo pode não ser cumprido se aparecer algum erro na conta bancária informada pelo vendedor ou cometido pelo cartório. 

Preciso de escritura pública para que o banco libere o crédito?

Segundo Rafael Godoi, essa é uma das principais dúvidas que as pessoas têm quando se trata da etapa de liberação de recursos pelo banco. Mas afinal, é preciso fazer uma escritura pública?

“Aquela pessoa que está acostumada a comprar à vista pensa que tem que levar a escritura ao cartório. E não, não precisa. É só você guardar uma cópia da matrícula e uma via do seu contrato. Não tem escritura”, explica Rafael Godoi. 

Ao final do prazo de pagamento, se você tiver o saldo devedor zerado, vai precisar apenas buscar o termo de quitação no banco e dar baixa da alienação fiduciária no cartório de imóveis.

Que problemas podem aparecer antes da liberação de recursos?

Segundo Rafael, erros podem acontecer e comprometer esse prazo. “Já peguei cartório errando na qualificação (informações pessoais) do cliente”, ele lembra. Quando isso acontece, ter o suporte de uma assessoria de financiamento imobiliário, como a Loft Cred, é fundamental. Nossa equipe resolve eventuais erros junto ao banco ou ao cartório sem que o cliente precise se preocupar. 

“A Loft Cred vai acompanhar a liberação daquele recurso. Se ele não for liberado, nossa equipe vai orientar, entrar em contato com o cartório e pedir para ele fazer a regularização daquele documento. Ou então, se não tiver nenhum problema no documento e o banco atrasou a liberação, vamos cobrar do banco”, conta Rafael. Em outros casos,a conta informada está errada – e a Loft Cred corrige essa informação com o banco. 

Como a Loft Cred ajuda na liberação de recursos para seu financiamento imobiliário?

A Loft Cred, como uma assessoria de crédito, ajuda gratuitamente os clientes ao longo de todo o processo de financiamento imobiliário. Esse suporte vai desde as etapas iniciais, como a simulação e a análise de crédito, até a liberação de recursos. 

Uma vez assinado o contrato, o nosso time fica responsável por registrá-lo no Cartório de Registro de Imóveis competente. Você só precisa se preocupar em pagar as despesas cartoriais, e a Loft Cred cuida de toda a burocracia para você.

De acordo Rafael Godoi, o banco pode demorar até 30 dias para fazer esse registro na matrícula do imóvel. Ao final desse processo, a Loft Cred devolve uma via do contrato ao banco, e também as vias dos compradores e vendedores. Com isso, passa a contar o prazo para a liberação de recursos.

Se o cartório registrou alguma informação errada que impeça a transferência do crédito, nossa equipe vai procurar o cartório para que corrija essa informação. Se algo deu errado porque a conta do vendedor não está certa, nosso time busca o dado correto com rapidez para enviar ao banco. Se o banco simplesmente demorar para liberar o dinheiro, a Loft Cred procura o banco para entender qual é a razão dessa demora e resolvê-la. 

Com a Loft Cred, você tem sempre à disposição uma equipe de especialistas qualificados, que tira todas as suas dúvidas sobre o processo de financiamento. Nosso time assume a maior parte da burocracia, permitindo que você consiga comprar seu próximo imóvel com tranquilidade. 

Entre em contato com a Loft Cred através de uma simulação gratuita

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.