Diferença entre preços de anúncio e preços de venda de imóveis pode chegar a 30%

Compartilhar a notícia

21 de outubro de 2020

Autor Time Loft
Atualizado: 24 de junho de 2022 4 min de leitura
loft-valor-anunciado-vs-valor-venda

O Índice Especulômetro EXAME-Loft foi criado com o intuito de mostrar a diferença de preços entre o valor anunciado do imóvel pelo proprietário e o efetivamente acertado na negociação com o comprador. A diferença pode chegar a 30%, entenda os motivos e saiba como colocar o valor correto no seu apê.

A matéria “Preço anunciado de imóveis é 17% mais alto que valor final, mostra estudo saiu primeiro na EXAME e está parcialmente publicada na aqui no blog da Loft; com valores atualizados em Outubro de 2021.

Uma prática recorrente no mercado imobiliário é a publicação de um anúncio de um imóvel por um valor mais alto do que aquele que o proprietário de fato espera receber, porque, obviamente, já se leva em conta a negociação com potenciais compradores. 

Apesar de ser um hábito até já esperado por quem vende ou compra um imóvel, essa diferença entre o preço pedido e o preço pago dificulta a avaliação do valor real do metro quadrado num bairro ou em uma cidade.

Na cidade de São Paulo, o preço anunciado de um imóvel é, em média, 17% mais alto do que o preço de fato pago por ele, segundo o levantamento da empresa. 

Em um bairro como o Jardim Paulista, em uma das regiões mais valorizadas da cidade, a variação é ainda maior: 30,45%. O bairro lidera a lista dos que têm a maior diferença entre o preço anunciado e efetivamente pago, seguido de Paraíso (28%) e Vila Olímpia (24,8%). O dado leva em conta somente as transações de imóveis realizadas no mês de outubro de 2021.

Índice Especulômetro EXAME-Loft de outubro de 2021

Por outro lado, bairros como Vila Leopoldina, Brooklin e Alto de Pinheiros são os que apresentam a menor diferença. 

O estudo foi feito pela Loft utilizando dados públicos das matrículas dos imóveis registrados em cartório e os registros municipais de imóveis. As informações foram cruzadas com dados de anúncios de imóveis, levando em conta as características de cada imóvel, como localização, área, número de quartos, entre outras.

Estou precificando meu apê da forma correta?

Analisar a valor por metro quadrado no seu bairro é um começo, mas o cálculo é um pouco mais complexo. O seu imóvel está em bom estado? A região é segura, tem opções de serviços e boa estrutura de transporte? Estas são só algumas das variáveis que entram na conta na hora de precificar o apê.

Algumas das dificuldades encontradas na hora de definir o valor de venda é o apego emocional com o imóvel ou até mesmo a falta de critério definido para iniciar a fazer as contas. O valor do metro quadrado no bairro é um bom início, mas não pare por aí. É preciso pesquisar bastante, sobretudo os valores das vendas similares e na sua região.

A Loft usa tecnologia para auxiliar você a precificar seu apartamento

Quando você faz o cadastro do seu apartamento com a Loft, você ganha acesso a um painel de acompanhamento, onde pode visualizar como o seu anúncio está se saindo no site, além de ter acesso gratuito a fotografias profissionais do imóvel e também à ferramenta Estimativa Loft.

A Estimativa Loft sugere uma precificação ideal do imóvel, baseando-se nas características que você preencheu no cadastro como número de quartos, vagas de garagem e etc, em comparação com o registro das transações já feita pela Loft para aparatamentos similares somadas às informações públicas das matrículas dos imóveis da região.

Entenda como funciona a Estimativa de Preço sugerida pela Loft para o seu apartamento

Essa tecnologia pode ser sua aliada na hora de colocar o valor do imóvel para negociar e evitar que ele fique parado por muito tempo a espera de compradores, gerando dívidas inesperadas. 

Chegou a hora de vender seu apê? Anuncie com a Loft!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.