No mês de maio o dia das mães também é dia das mães de pet!

maes-de-pet-loft
Tempo de leitura: 5 minutos

Duas lofters, mães de pet, compartilham suas rotinas com seus animais – um cachorro e dois gatos – durante o período da quarentena

Não faltam pesquisas que demonstram os benefícios de ter a companhia de um animal de estimação. A interação com eles age bioquimicamente e libera substâncias como ocitocina (conhecido como “hormônio do amor”) e serotonina (“hormônio da felicidade”). E não é à toa: humanos e seus pets têm uma relação longa, que se estende por milhares de anos.

Em tempos de pandemia de coronavírus no Brasil, com tanta gente em casa em isolamento social, o domingo de Dia das Mães também foi comemorado pelas mães de pet, que passam mais tempo do que nunca com seus bichinhos.

Na Loft, que continua funcionando a todo vapor em esquema de home office para suas centenas de colaboradores, duas mães de pet (uma de cachorro e outra, de gato) compartilham um pouco de suas rotinas com o blog.

Victória Uglik e Stitch

loft-summer-day-mae-pet

A mãe de pet Vic e o cão Stitch, no Loft Summer Day 2019

“Acredito muito no ditado ‘mãe de pet também é mãe’, porque cuido dele como uma mãe cuida de seus filhos, com muito amor, cuidado, dedicação, carinho, diversão e ensinamentos”, fala Victória Uglik, que vive com o Stitch, que tem 1 ano e 5 meses. “Acho que o amor de um pet é uma das coisas mais puras, verdadeiras e sem julgamentos que existe. É sincero e sem cobranças.”

Entre as principais responsabilidades, ela cita a boa alimentação, a organização financeira, e a atenção à saúde física (o Stitch, por exemplo, teve amigdalite) e mental. “Passear é extremamente importante, pois muitos cachorros que moram em apartamento, como ele, ficam deprimidos [sem sair]”, fala. 

Durante a quarentena, eles passam 100% do tempo juntos. “Ele está amando ter todo mundo em casa junto 24 horas por dia, está ainda mais grudado em mim”, fala. Enquanto a tutora trabalha, o Stitch costuma aparecer com brinquedos e pedir colo, pronto para brincar. “Quando estou no sofá ou na cama, com o computador no colo, ele tem muito ciúmes e para marcar seu território deita em cima do computador”, diverte-se.

“Ter um pet em casa traz leveza, momentos de descontração e muito amor. Além de uma energia excelente, principalmente neste momento de confinamento”, completa.

Debora Soares e Romi

mae-de-pet-gato-loft

Deby é mãe de pet do Romi, mostrado acima, e Livo, dois gatinhos gêmeos de 11 meses; que sempre figuram nos Zooms que ela faz com outros lofters

Para Debora, a entrada da dupla em sua vida foi surpresa. “Uma amiga é professora em uma escola pública perto de casa e eles apareceram lá, sozinhos, sujos e sem mãe. Estavam procurando alguém que os adotasse, então combinei que ficaria só com um para ajudar. Quando ela apareceu aqui em casa com os dois, eu me apaixonei e fiquei com dó de separá-los. Na mesma noite, dei banho, comida e cama quentinha.”

Ela se diverte com a alcunha de “mãe de pet”. “Sei que ter um pet trás algumas obrigações divergentes e menos intensas, do que quando se tem uma criança, mas gosto do termo e acho que tem espaço para todo mundo. Amo demais meus pets e por eles faço tudo. O sentimento deve ser parecido com o amor puro e genuíno que uma mãe tem por suas crianças .”

Para manter os felinos felizes, ela mantém as vacinas em dia, prepara a segurança da casa e procura alimentos de qualidade. Além disso, faz questão de “sempre tratá-los com carinho, amor e respeito, acima de qualquer coisa que eles aprontarem” – o que não é pouca coisa para dois filhotes que vivem aparecendo em suas videoconferências de trabalho.

Na varanda do apartamento, eles se espreguiçam ao sol pela manhã. Durante o resto do dia, aproveitam a companhia constante da humana durante a quarentena. “Eu moro sozinha e eles passavam grande parte do dia sem mim. Como ainda são filhotes, está dando para estreitar laços e acompanhar seu crescimento.”

Ao longo dos últimos meses, Debora já colecionou aprendizados de convivência. “Os pets ensinam a gente a cuidar, amar e respeitar todo tipo de vida sem querer nada em troca. Preenchem qualquer vazio que tenha na casa e dão muito amor (e um pouco de bagunça). Todo mundo sai ganhando”, finaliza.


No vídeo acima, os desafios divertidos de ser mãe de pet ou pai de pet durante a quarentena

Quer adotar um pet durante a pandemia?

Desde o começo da quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus, a adoção de animais de estimação tem aumentado em todo o Brasil. Com tempo disponível e vontade de companhia, muita gente optou por realizar o sonho de ter um amigo peludo em casa.

Com ajustes visando o distanciamento social – que incluem videochamadas e passeios do lado de fora –, os abrigos de animais país afora continuam funcionando e cumprindo processos de adoção através das redes sociais.

Para incentivar a ação no Rio de Janeiro, a Subem (Subsecretaria de Bem-Estar Animal), órgão da prefeitura carioca, criou um projeto de “delivery” temporário de adoção: o Entrega Pet. Nas publicações de sua página de Facebook, é possível descobrir quais animais estão disponíveis, fazer entrevistas de aprovação e, quando tudo der certo, receber o pet sem sair de casa.

Em São Paulo, o Centro Municipal de Adoção, tocado pela prefeitura paulistana, está recebendo visitas agendadas. Ao todo, há mais de 250 animais disponíveis, entre cães, gatos e até porquinhos e bodes. Aqui, o adotante escolhe um pet online, passa pelo processo de triagem e aprovação online e marca um dia para buscar o novo integrante da família

Leia também: Cachorro para apartamento: o que você precisa saber para ter um

Veja outras mães de pet lofters com seus companheiros!

Neste mês de maio, dedicado especialmente para as mães, a Loft quis trazer um pouco sobre as nossas mães de pet. Abaixo, mais alguma mães lofters com seus pets durante a quarentena, aproveitando esse período para ficarem ainda mais unidos. Mãe de pet também é mãe!

maes-de-pet-loft-sarah


maes-de-pet-filhote-loft


maes-de-pet-gatinhos-loft


maes-de-pet-dog-frio-casa-loft


maes-de-pet-dog-amor-loft


maes-de-pet-dog-home-loft


Saiba mais: Conheça mais sobre a Loft e nossos produtos em nosso site!