Marie Kondo: O fenômeno da organização da casa

cropped-marie-kondo-organizando-a-casa-1.jpg
Tempo de leitura: 4 minutos

Porque o Método Marie Kondo se tornou tão comentado nos últimos tempos? Leia e entenda como organizar sua casa de acordo com o modelo que promete despertar a felicidade no seu lar.

Marie Kondo se tornou um fenômeno da internet nos últimos meses. Graças ao trabalho como consultora em organização de casa, a especialista japonesa ganhou um seriado no estilo reality, disponível no catálogo da Netflix. E desde que entrou no ar, os episódios da série têm dado o que falar – e muito o que refletir sobre a forma como organizamos nossas coisas. 

Fundadora da KonMari, empresa de consultoria em organização, Marie Kondo começou a trabalhar na área aos 19 anos, quando ainda era estudante em uma universidade em Tóquio, no Japão. Hoje, ela é considerada uma das maiores especialistas do assunto no mundo e é conhecida por transformar casas bagunçadas em espaços inspiradores e cheios de tranquilidade.

marie-kondo-organizacao-da-casa-loft
Marie Kondo, especialista em organização de casa e destaque no Netflix

o Método Marie Kondo na Netflix

A primeira temporada do seriado “Ordem na casa com Marie Kondo”, da Netflix, mostra a especialista em organização em ação. Ao visitar oito casas diferentes e conviver com famílias de hábitos distintos, Marie Kondo mostra as dificuldades que todo mundo tem em manter o lar limpo e funcional. 

Para colocar o método Marie Kondo em prática, primeiro é preciso expor tudo o que se tem acumulado pela casa. Roupas e todo tipo de objetos são retirados de armários e colocados à vista. O choque provocado por pilhas de coisas desnecessárias – e que muitas vezes já haviam sido esquecidas – é o pontapé inicial da organização.

Trailer da série que bombou na rede de streaming nos últimos meses

O método Marie Kondo estabelece então que se faça a organização de casa por categorias (roupas, livros, papéis), e não por ambientes (quarto, sala, cozinha, etc.). A última categoria a ser analisada é a de itens sentimentais, e apenas as coisas que ainda despertam felicidade devem ser mantidas. Para o restante, agradeça-as pelo “tempo de serviço” e deixe-as ir.

A mágica da arrumação: Afinal, como organizar a casa sem estresse?

O sucesso de Marie Kondo na Netflix parece ser um sintoma do quanto as pessoas estão perdidas quando o assunto é bem-estar em casa, embora a maioria deseje viver em um ambiente bonito e agradável. A mágica da arrumação acontece quando se tem em mente que manter as gavetas e os armários organizados é um investimento, e não sofrimento.

“Ter uma casa organizada resulta em uma melhor gestão de tempo e gera qualidade de vida. E quando entendemos os benefícios da organização, ela deixa de ser uma obrigação”, acredita Élida Lacerda, designer de interiores especializada em organização residencial e comercial. Ela ressalta que, quando o ambiente está organizado, é possível se dedicar mais às atividades que proporcionam prazer, pois menos tempo será gasto procurando objetos perdidos.

marie-kondo-prateleiras-loft
Cada objeto deve ter um lugar específico para ser guardado

Mas como organizar a casa e controlar a bagunça? Depois de se desfazer do que não traz alegria – de acordo com o método Marie Kondo – Élida sugere seguir dois passos: primeiro, estabeleça um lugar específico para cada coisa; segundo, sempre que pegar algo, devolva para o lugar onde estava. Assim, você vai saber onde cada objeto está o tempo inteiro e evita o desgaste de revirar o apartamento em busca do carregador de celular, por exemplo.

Organização e decoração: o que observar antes de comprar apartamento

É inegável que morar em um espaço arejado e iluminado contribui para o bem-estar de uma família. Quando se fala em comprar apartamento, estas características são ainda mais importantes e costumam ser decisivas na hora de fechar negócio. Isso acontece porque, além de darem a sensação de contato com a natureza, a luminosidade e a brisa que entram pelas janelas também ajudam na aparência de casa limpa e organizada. 

Outro fator a ser considerado ao comprar apartamento são os espaços de armazenamento. Com um projeto de marcenaria sob medida, mesmo um imóvel de 25 m² é capaz de comportar a vida de um casal de maneira confortável.

“Infelizmente, muito móveis são mal planejados e não têm um espaço interno adequado e pensado para organizar os itens de forma funcional. A parte boa é que isso pode ser corrigido com os organizadores que existem no mercado, que fazem uma grande diferença na organização e na decoração”, resume Élida Lacerda.

marie-kondo-cozinha-loft

Os apartamentos de alto padrão da Loft são entregues reformados e com infraestrutura 100% refeita, dos acabamentos à pintura das paredes. Os armários são produzidos sob medida pela Bontempo e os imóveis podem seguir um de três tipos de decoração: industrial, contemporâneo e clássico. Conheça nosso portfólio de apartamentos!