Quais são os melhores lugares para morar no Brasil?

melhores-cidades-para-morar-brasil
Tempo de leitura: 4 minutos

Escolher uma cidade entre os melhores lugares para morar no Brasil não é tarefa fácil, por isso, apresentamos rankings que podem ajudar nessa missão

Neste artigo, vamos mostrar:

  • Quais são as melhores cidades para morar no Brasil
  • Como são definidos os rankings com os melhores lugares para viver
  • Dicas de como fazer a escolha por maior qualidade de vida

A qualidade de vida que buscamos ter reúne, geralmente, os seguintes pontos: conquistar um bom emprego, adquirir um imóvel confortável e ter serviços de educação, transporte e segurança de excelência. Conquistar parte deste combo, no entanto, é algo que não depende apenas de nós. É preciso morar em uma cidade que nos ofereça vantagens para atingir os objetivos.

Para ajudar a encontrar esses locais, vamos mostrar, neste artigo, quais são as melhores cidades para morar no Brasil. Explicaremos também como são definidos os rankings com os melhores lugares para morar no Brasil e apresentaremos dicas de como fazer a escolha por maior qualidade de vida sem precisar deixar os grandes centros urbanos.

É sempre bom ter em mente que o ato de comprar um imóvel tem um significado especial na vida. Além da realização de um sonho, é um símbolo de mudança de patamar de vida, ainda mais para quem está começando a investir e busca independência.

Como encontrar o melhor lugar para morar no Brasil?

Antes de mais nada, é importante destacar que escolher o melhor lugar para morar no Brasil depende também do que você deseja para a sua vida. Por isso, primeiramente, vamos a algumas dicas gerais:

praia de ipanema
Além da vista, a praia de Ipanema pode servir como um local de relaxamento e de prática de esporte

1) Você é uma pessoa que faz questão de morar perto da praia? Se sim, isso já elimina algumas opções e faz com que cidades como o Rio de Janeiro saiam na frente.

2) Você quer uma vida animada? Cidades como São Paulo são lugares multiculturais, com diversidade de restaurantes e espaços de lazer. O site Catraca Livre elegeu a capital paulista como uma das dez mais cosmopolitas do planeta.

3) Analise a infraestrutura de transporte, educação e saúde da cidade.

4) Consulte informações sobre segurança pública.

5) Veja ainda como é o mercado de trabalho no local em que você deseja morar.

Rankings das melhores cidades para morar no Brasil

Uma rápida busca na internet é capaz de nos mostrar diferentes rankings das melhores cidades para morar no Brasil. Mas quais deles são confiáveis? Quais trazem boas informações? Vamos focar em dois rankings neste artigo.

O primeiro é o Desafio da Gestão Municipal (DGM). Ele reúne 15 indicados em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população: educação, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade. A última atualização é de 2021.

O segundo ranking que devemos prestar atenção chama-se Atlas Brasil, que, de 10 em 10 anos, apresenta as cidades brasileiras com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano do país. Essa taxa mede o grau de desenvolvimento humano ao analisar três dimensões: longevidade (uma vida longa e saudável), educação (acesso ao conhecimento) e renda (padrão de vida).

O ranking do Atlas Brasil permite que vejamos o IDH geral de cada município e também separadamente. Ou seja, o índice específico de renda, longevidade e educação. Este indicador varia entre 0,000 e 1,000. 

“Quanto mais próximo de 1,000, maior o desenvolvimento humano de uma unidade federativa, município, região metropolitana ou UDH”, explica o site do Atlas Brasil.

sao-paulo-por-do-sol
O pôr do sol de São Paulo é uma das vantagens que a cidade oferece

Conheça os melhores lugares para morar no Brasil

Agora que conhecemos dois importantes rankings que medem qualidade de vida, podemos descobrir alguns dos melhores lugares para morar no Brasil. O DGM detalha os municípios de forma geral ou apenas as capitais. O Atlas Brasil permite consultar o IDH de Estados, municípios e regiões metropolitanas das cidades brasileiras.

No ranking do DGM, as duas melhores cidades para morar no Brasil são Maringá, no Paraná, e Jundiaí, no interior de São Paulo. Dos cinco municípios com os melhores índices, quatro ficam no estado de São Paulo. Além de Jundiaí, estão nesse Top 5: São José do Rio Preto, Piracicaba e São José dos Campos.

Na relação das capitais, o DGM classificou as cidades assim, em 2021:

1) Curitiba (PR)

2) Vitória (ES)

3) Belo Horizonte (MG)

4) São Paulo (SP)

5) Florianópolis (SC)

6) Palmas (TO)

7) Campo Grande (MS)

8) Goiânia (GO)

9) Rio de Janeiro (RJ)

10) Porto Alegre (RS)

Segundo o Atlas Brasil, a melhor cidade com melhor IDH no Brasil era São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo, em 2010. Este foi o último ano de atualização do ranking. Em segundo lugar, ficou Águas de São Pedro, também no estado paulista. 

Se considerarmos apenas os Estados brasileiros e o Distrito Federal, no ranking do Atlas Brasil os cinco com melhores IDHs do país são:

1) Distrito Federal

2) São Paulo

3) Santa Catarina

4) Rio de Janeiro

5) Paraná

Encontre um apartamento nos melhores bairros de SP e do RJ

Seja pela busca por mais qualidade de vida ou devido a alguma oportunidade de trabalho ou estudos, a escolha da cidade em que se vai morar também inclui a escolha do bairro. A Loft tem apartamentos à venda nas duas maiores cidades do país, São Paulo e Rio de Janeiro, com imóveis disponíveis nos melhores bairros de cada uma.


Clicando aqui, você vai conhecer 13 opções de bairros para morar na capital paulista. Se sua escolha for o Rio de Janeiro, veja mais aqui. E para mais notícias sobre o mundo imobiliário, acompanhe o blog da Loft!