Saiba quais são as 10 melhores escolas do Rio de Janeiro

Compartilhar a notícia

05 de março de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 03 de outubro de 2022 6 min de leitura
melhores-escolas-rj

Confira o ranking baseado na performance dos alunos no Enem 2019 e conheça os diferenciais dessas instituições cariocas.

Mesmo com a incerteza em relação a volta às aulas presenciais durante a pandemia de COVID-19, as melhores escolas e colégios do Rio de Janeiro seguem avidamente buscados por famílias que querem oferecer a melhor experiência de aprendizado possível para jovens e crianças.

Neste post, o blog da Loft reúne as 10 melhores escolas do Rio de Janeiro, de acordo com o ranking do Enem 2019, assim como as melhores opções estaduais e federais cariocas. 

Veja mais:

Conheça 10 melhores escolas do Rio de Janeiro

Segundo as notas obtidas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2019, as melhores escolas do Rio de Janeiro são as seguintes:

1. Colégio São Bento 

Situado no Centro do Rio de Janeiro, o Colégio São Bento é o melhor da cidade e um dos melhores do país. A instituição educativa católica foi fundada em 1858 e hoje oferece Ensino Fundamental e Ensino Médio. Além de ter piscina, campo de futebol, quadras poliesportivas, ginásio, laboratórios de química, física e biologia, ainda conta com uma bela vista da Baía de Guanabara.

Anúncios

2. Colégio Pensi 

O Colégio Pensi tem cerca de 20 unidades no Rio de Janeiro e foi fundado em 1998 por engenheiros formados em instituições de ponta. Além do foco acadêmico, possui formação socioemocional e opção de ensino bilíngue em horário integral. Hoje oferece educação infantil, ensino fundamental e médio e diversos programas pré-vestibular.

3. Colégio Alfa Cem

Fundado em 1994, o Colégio Alfa Cem hoje tem 5 unidades pelo Rio de Janeiro e oferece educação bilingue (chancelada pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido) para alunos de todas as idades, da educação infantil ao ensino médio. 

4. Escola Eleva

Fundada em 2017 e com forte crescimento desde então, a Escola Eleva atende alunos da educação infantil ao ensino médio. É reconhecida por oferecer espaços modernos e mesclar um currículo acadêmico e habilidades socioemocionais. O ensino é bilíngue e em tempo integral. Hoje há duas unidades no Rio de Janeiro: uma na Barra da Tijuca e outra em Botafogo. 

5. Colégio Cruzeiro

O atual Colégio Cruzeiro nasceu como Deutsche Schule (Escola Alemã), em 1862, para atender os imigrantes alemães em solo fluminense. Hoje mantém suas raízes precisas e científicas alemãs e tem duas unidades, no Centro do Rio e em Jacarepaguá, e atende seus alunos da educação infantil ao ensino médio.

6. Colégio Santo Agostinho 

Localizado no Leblon, o Colégio Santo Agostinho é uma instituição educacional católica que oferece educação do ensino fundamental ao ensino médio. Como o nome indica, a pedagogia é agostiniana. Preza pelo aprendizado progressivo e também pelo ensino espiritual, com o lema “amor e ciência: educar a mente e o coração”.

7. TTH Barilan

Com unidades em Copacabana e na Tijuca, o TTH Barilan é uma instituição educativa com valores judaicos que atende alunos da educação infantil ao ensino médio. Tem projeto trilíngue (português, inglês e hebraico) e diversas habilidades diferenciadas, como agroecologia, robótica, yoga e iniciação científica.

8. Colégio pH

Com alunos do ensino fundamental ao ensino médio, além de alunos de cursos extras (como aulas de dança, capoeira, desenho e programação), o Colégio pH tem mais de 30 anos e unidades em diversos bairros do Rio de Janeiro, como Barra, Botafogo, Ipanema, Recreio e Tijuca.

9. Escola Eliezer Max

A Escola Israelita Brasileira Eliezer Steinbarg Max Nordau, mais conhecida como Eliezer Max, é uma escola judaica comunitária fundada nos anos 1950 e que hoje atende da educação infantil ao ensino médio. Tem unidades em Laranjeiras e Ipanema.

10. Centro Educacional Espaço Integrado

O CEI atende alunos da educação infantil ao ensino fundamental e fica na Barra da Tijuca. Foi fundado em 1992 e tem opção de extensão em inglês a partir do maternal. A pedagogia é construtivista e socio-interacionista, colocando o aluno como participante ativo da aprendizagem e o professor, como intermediário entre ele e o conhecimento. 

Leia mais: está procurando o melhor lugar para morar no Rio? Veja nosso guia de bairros!

Quais são as melhores escolas estaduais do RJ?

Como se vê na lista acima, as 10 escolas cariocas com melhores pontuações no Enem 2019 são particulares. Utilizando a mesma avaliação e filtrando as escolas públicas (no Rio, a responsabilidade pelo ensino médio é do governo estadual), chega-se à seguinte lista:

  1. Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ)
  2. Colégio Estadual Chico Anysio
  3. Escola Técnica Estadual Ferreira Viana
  4. Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek 
  5. Colégio Estadual Professor Horácio Macedo 
  6. Colégio Estadual Golda Meir 
  7. Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá 
  8. Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro 
  9. Instituto Benjamin Constant 
  10. Escola Técnica Estadual Oscar Tenório

E as melhores escolas federais do Rio de Janeiro?

Já as 8 melhores escolas federais do Rio de Janeiro são, respectivamente:

  1. CEFET-RJ
  2. Colégio Pedro II
  3. Colégio Militar do Rio de Janeiro
  4. Instituto Federal do Rio de Janeiro
  5. Colégio de Aplicação da UFRJ
  6. Fundação Osório 
  7. Colégio Brigadeiro Newton Braga 
  8. Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio

As vantagens de morar perto da escola dos filhos

Quando a situação voltar à normalidade, estudantes no Rio e nos quatro cantos do país vão retornar ao dia a dia nas instituições de ensino. Esse retorno também trará todos os diferenciais de morar próximo aos estudos escolares, que incluem:

  • Qualidade de vida para pais e filhos, que não precisam se preocupar em correr contra o tempo todos os dias 
  • Custos menores com transporte (seja público ou particular) 
  • Mais flexibilidade para aproveitar a estrutura e as atividades extras da escola 
  • Maior envolvimento dos pais no dia a dia da escola, o que melhora o desempenho nos estudos
  • Mais tranquilidade e segurança para lidar com imprevistos

Além disso, morar perto de alguma das melhores escolas do Rio de Janeiro também impacta positivamente na valorização do imóvel!

Quer imóveis pertinho das melhores escolas do Rio? Conheça a Loft!

A Loft oferece uma grande variedade de apartamentos à venda no Rio de Janeiro e atua em vários dos bairros citados ao longo deste post, como Botafogo, Copacabana, Leblon e Laranjeiras.

Pronto para encontrar um apartamento perfeito para sua família? Explore nossos apartamentos à venda e marque sua visita!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.