Listamos as melhores praias do Rio de Janeiro para você conhecer

praia rio de janeiro
Tempo de leitura: 6 minutos

Junto ao Cristo Redentor e ao Corcovado, as praias são o cartão-postal do Rio de Janeiro; descubra quais são as mais indicadas para cada tipo de lazer

Saber quais são as melhores praias do Rio de Janeiro é uma das informações que os turistas buscam, afinal, as belezas cariocas atraem pessoas do mundo inteiro. Mas para decidir qual praia conhecer, é preciso considerar o objetivo do passeio.

Isso porque cada uma delas tem suas características, sendo mais ou menos indicadas para algumas atividades, como passear com crianças e praticar esportes. Para ajudar você nessa decisão, preparamos este artigo.

Veja uma lista com opções de praias cariocas, como chegar até elas e as atividades ideais em cada uma. Continue lendo e defina o destino da sua próxima viagem!

Saiba onde estão as melhores praias do Rio de Janeiro

Entre as melhores praias do Rio de Janeiro estão as mais conhecidas, como Copacabana e Ipanema, mas também existem refúgios naturais escondidos, praias selvagens, acessíveis apenas quando a maré está baixa entre outras, veja a lista:

  • Joatinga;
  • Praia de Grumari;
  • Leblon;
  • Prainha;
  • Arpoador;
  • Praia da Barra;
  • Praia do Diabo;
  • Praia Vermelha.

Quem afirma que praias são todas iguais não entende muito do assunto, porque cada uma tem sua beleza. Se você deseja morar no Rio de Janeiro ou visitar a cidade, considere que algumas praias e bairros são mais badalados, outros têm menos movimento. Existem águas mansas e ondas para surfistas. Então, pense no que deseja para visitar a praia certa. 

Veja,a seguir, algumas das melhores do Rio de Janeiro para aproveitar!

praia de Copacabana

Se você perguntar para um turista qual é a melhor praia do Rio de Janeiro, é provável que ele responda Copacabana, afinal, ela é uma das queridinhas e mais famosas do Brasil. Ali está o tradicional calçadão de pedras, cartão-postal do Rio.

praia de copacabana
Rodeada pelas montanhas, Copacabana é a praia brasileira mais conhecida no mundo

É ideal para quem deseja agitação, opções de quiosques e ambulantes. Aos domingos e feriados é possível aproveitar bastante a orla, porque a Avenida Atlântica fica fechada. Para chegar lá não tem segredo, pois o acesso pode ser feito por metrô e ônibus, com paradas nas estações Siqueira Campos, Cardeal Arcoverde e Cantagalo.

Praia de Grumari

Quer fazer um passeio para se desligar do mundo? Então o destino ideal é a praia de Grumari, distante da cidade, onde não chega nem mesmo sinal de telefone! Sua pequena extensão de areia branca e o mar azul proporcionam um contato relaxante com a natureza.

praia-de-grumari
Para quem busca tranquilidade, a Praia de Grumari é uma das melhores opções no Rio

Por estar mais afastada, quase não há vendedores. Por isso, o ideal é ir para lá de carro e, se for passar o dia, levar água, bebidas e alguma coisa para comer. Mas o passeio vale muito a pena por ser um lugar à parte da agitação do Rio. Lembre-se de levar o lixo embora com você depois!

Praia do Leblon

Na Praia do Leblon temos uma região mais nobre da cidade, inclusive, frequentada por celebridades. Quem procura apartamentos de luxo no Rio de Janeiro encontra várias opções por ali, além de um espaço ideal para atividades como corrida, surfe, voleibol e futevôlei.

praia do leblon
Colada a Ipanema, a praia do Leblon é menos movimentada do que a vizinha, sendo ideal para famílias que querem relaxar]

Uma característica dessa praia é o menor movimento de dia em relação à Ipanema. Então, você faz um passeio agradável e fecha a noite em barzinhos badalados na orla. Para chegar, o acesso é fácil pela estação Antero de Quental.

Prainha

Qual a melhor praia do Rio de Janeiro para quem deseja exclusividade? Com certeza a Prainha está na lista! Localizada fora do eixo turístico, afastada da Zona Oeste e depois da Praia da Reserva, é um lugar sossegado com poucos quiosques e vendedores.

A Prainha é o lugar certo para quem busca exclusividade

As vagas de estacionamento são limitadas porque é uma Área de Proteção Ambiental com normas de exploração. Para conseguir espaço é preciso chegar cedo, mas só o visual do trajeto já vale a pena. Por ser reservada, é preciso ir de carro, já que não há linhas de ônibus ou metrô.

Arpoador

Bem ao lado da Pedra do Arpoador você encontrará a Praia do Arpoador, de onde é possível ver a Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos. Tem uma das vistas mais tradicionais do Rio e uma beleza natural com mar azul e cristalino.

Boa para quem curte surfar, a Praia do Arpoador ainda contempla a Pedra do Arpoador, de onde já é tradição assistir ao por do Sol

Costuma ser movimentada por ser uma referência turística. É um dos points dos surfistas, então, mesmo durante a semana tem um bom número de pessoas. Sua localização é acessível, podendo ser visitada de metrô, descendo na estação General Osório. Basta caminhar 10 minutos e já estará lá!

Praia de Ipanema

Está pertinho do Arpoador, mas tem os seus aspectos únicos, por isso, está entre as melhores praias do Rio de Janeiro, sendo uma das mais típicas da cidade. Com os seus 2,5 quilômetros de extensão, geralmente tem um grande número de visitantes.

praia de ipanema
Ipanema é uma das praias preferidas dos turistas e é possível ir a pé até o Arpoador

Há diversas opções de quiosques e vendedores, e por estar próxima do bairro, você pode ir a um restaurante para almoçar. O acesso é o mesmo para a Praia do Arpoador, indo de metrô com parada na estação General Osório.

Praia da Barra

No Rio de Janeiro, as melhores praias estão por toda parte. Na Zona Oeste temos a Praia da Barra com seus 18 quilômetros de extensão, sendo a maior da cidade. Além dessas grandes dimensões, é muito bonita porque tem um mar azul limpo e areia branca.

Boa pedida para quem gosta de caminhadas, a Praia da Barra também é point de surfistas

É uma ótima alternativa para quem gosta de surfe, windsurf e kitesurf, pois tem muitas ondas e vento, além de opções de quiosques e restaurantes. O acesso é fácil, por ônibus que param na orla ou metrô, com descida na estação Jardim Oceânico.

Praia do Diabo

Com uma faixa de areia curta e localizada à esquerda do Arpoador, a Praia do Diabo é uma das mais escondidas da Zona Sul, ideal para quem deseja praticar surfe ou gosta de se divertir com frescobol, além de ser uma paisagem rica para apreciação.

A Praia do Diabo tem mar agitado, por isso é mais indicada para atividades na areia

Como o mar é agitado, não é uma boa alternativa para crianças nem mergulhos, sendo mais reservada para práticas esportivas. Fica um pouco distante das estações de metrô, então, se você descer na estação General Osório, precisará caminhar cerca de 25 minutos, chegando ao destino logo depois do Arpoador.

Praia Vermelha

Entre as melhores praias da cidade do Rio de Janeiro também encontramos águas mansas e pouco movimento na Praia Vermelha, é um espaço charmoso localizado aos pés do Pão de Açúcar. Geralmente com poucas ondas e um belo visual, não tem muitos vendedores.

A Praia Vermelha tem vista para o Pão de Açúcar

A faixa de areia não é muito extensa e nos dias de semana o movimento é ainda menor. Apenas o acesso é um pouco mais difícil em relação a outras localizadas mais ao centro, porém, as linhas 107, 513, 581 e 582 têm paradas bem próximas.

Joatinga

Para fechar nossa lista de boas praias no Rio de Janeiro, temos Joatinga, acessível somente quando a maré está baixa. Na maré alta a faixa de areia costuma até mesmo desaparecer. É uma praia pequena localizada entre São Conrado e a Barra da Tijuca.

praia-joatinga
A praia de Joatinga é acessível durante a maré baixa

Para pisar na areia é preciso descer uma escada e passar por pedras, mas é um passeio completo, pois de um lado é ideal para surfistas, e no outro a água é mansa, ideal para crianças. Como é reservada, o ideal é ir de carro, pois de transporte público é cansativo.

Essas são algumas das melhores praias do Rio de Janeiro, porque a lista é bem maior! Afinal, a cidade carioca conta com muitas belezas naturais e espaços para todos os gostos, basta escolher o lugar ideal e aproveitar!

Gostou de conhecer essas belezas do Rio? A Loft tem apartamentos à venda nos melhores bairros do Rio de Janeiro, pertinho dessas belíssimas praias!