Metodologia SMART: como atingir suas metas sendo um corretor de imóveis?

Tempo de leitura: 3 minutos

Cada letra do acrônimo SMART representa uma característica que seu objetivo precisa ter; Entenda com nosso infográfico!

Nesse artigo você encontrará:

  • Entenda a técnica SMART com nosso infográfico
  • Faça essas 8 perguntas para refletir sobre seus objetivos
  • Aplique a técnica SMART em um plano de ação

Você não precisa esperar a virada do ano para traçar planos e objetivos de longo prazo. Com a ajuda da técnica SMART, lápis, papel e um pouco de reflexão, pode fazer isso hoje mesmo!

Criada nos anos 1980 para ajudar executivos a encontrarem critérios adequados para determinar metas de performance, a técnica SMART se espalhou por toda parte. Pode ser usada em projetos pessoais ou profissionais, de curto ou longo prazo, para si ou para um time.

Trata-se de um acrônimo bastante útil, ou seja, uma palavra formada pelas iniciais de outra palavra. Mesmo que a palavra em si seja em inglês (“smart” significa inteligente), a tradução para o português praticamente não mexe na estrutura, o que torna lembrá-la mais fácil. 

Cada uma das letras é apresentada no infográfico adiante:

Entenda a técnica SMART com este infográfico

Metodologia SMART
Saiba como aprimorar suas técnicas de venda com a Loft!

8 perguntas para refletir sobre seu objetivo

O primeiro passo é refletir profundamente sobre o que você quer colocar no papel. 

Em seguida, é preciso dissecar o objetivo resultante para chegar em sua essência. É sobre esse propósito essencial que a técnica será aplicada, o que diminui substancialmente as distrações

Confira 8 perguntas capazes de ajudá-lo a refinar seus pensamentos:

  1. O que você quer atingir, exatamente? 
  2. Como é possível medir o avanço? De qual forma?
  3. Onde você pode buscar provas desse progresso?
  4. Você sabe o suficiente sobre seu objetivo? 
  5. Onde estão os fatos que garantem que ele é factível?
  6. Com base nesses fatos, quanto tempo você precisa (no mínimo) para atingi-lo?
  7. Por que você quer atingir esse objetivo? 
  8. Ele é realmente relevante para você? Como?

A técnica SMART é também a base para bons planos de ação, pois serve como norte para saber se você está no caminho certo e que as tarefas foram bem delineadas e são possíveis para você. Aproveite para saber mais sobre planos de ação abaixo!

Leia também: Você sabe qual curso de corretor de imóveis deve fazer?

Aplique a técnica SMART em um plano de ação

Respire fundo: não é só você que acha que está perdendo tempo. 

Com o dilúvio constante de informações a que somos submetidos e as horas correndo rápido pelo relógio, é fácil chegar no fim da semana (ou do mês, ou do ano) com a sensação de que pouco foi feito além das tarefas do dia a dia.

Por isso, profissionais de qualquer área podem se beneficiar da técnica SMART e usá-la, inclusive, para criar planos de ação mais amplos e ambiciosos formados por uma série de objetivos que, em conjunto, vão levá-lo mais longe.

Ao investir sua energia para determinar um objetivo e detalhá-lo – em termos de prazo, mensurabilidade, relevância e impacto, como vimos no infográfico –, você já começa com o pé direito. 

E começa também sabendo que ele realmente cabe em seu momento de vida, o que facilita sua inclusão na rotina. Assim, não vira mais uma ideia que se perdeu na agenda. 

Um plano de ação deve ir do ponto inicial (onde você está hoje) ao ponto final (onde você quer chegar). Pense nele como uma sucessão cronológica de coisas que precisam acontecer para se atingir um grande objetivo final. Cada um desses pedaços pode se beneficiar da técnica SMART também. 

Para não se perder no meio de tanto planejamento, nem depender da memória, é importante anotá-lo em papel ou no computador. E lembre-se: seu plano de ação não precisa ser absolutamente rígido. Se você descobrir algo novo no meio do caminho (especialmente empecilhos ou atalhos), pode revisar suas tarefas e atualizá-las. 

Assim, com execução e foco no resultado, fica mais fácil crescer na carreira.
Quer aproveitar mais oportunidades de negócio? Torne-se um corretor parceiro da Loft!