Mindfulness: como resolver a equação vida-trabalho para o corretor de imóveis

mindfulness-corretor-imoveis
Tempo de leitura: 4 minutos

Por diversas razões a rotina do corretor de imóveis pode acabar se tornando bastante estressante. Conheça boas práticas de mindfulness para balancear vida e trabalho.

Pessoas de diferentes idades e formações encontram na carreira de corretor de imóveis uma boa oportunidade. Afinal, a área quase sempre promete horários flexíveis e bom retorno financeiro a depender da natureza e da quantidade dos negócios fechados. Quem não sabe balancear vida profissional e pessoal, no entanto, pode acabar caindo em uma rotina de trabalho estressante — e é aí que entram as técnicas de mindfulness. Saiba o que é isso e como praticar.

O QUE É ESTRESSE OCUPACIONAL E COMO ISSO SE RELACIONA À PROFISSÃO DO CORRETOR DE IMÓVEIS? 

Palavra muito utilizada por quem tem um dia a dia corrido — o que muitas vezes pode ser o caso de quem opta pela profissão de corretor de imóveis —, o estresse pode ser definido como uma série de perturbações psíquicas e orgânicas causadas por estímulos do ambiente ou por emoções. O estresse ocupacional, portanto, é um quadro de desequilíbrio provocado pelas exigências do ambiente de trabalho. 

O corretor de imóveis, por desempenhar uma função que exige um relacionamento muito próximo com clientes, não está imune ao estresse ocupacional, já que vida pessoal e trabalho podem acabar se confundindo. “É muito difícil separar as duas coisas, porque o cliente aciona você na hora que ele pode e você tem que estar disponível. Temos que estar muito antenados ao email e ao celular, porque isso faz a diferença”, diz Keldya Pontes, corretora na imobiliária Coelho da Fonseca.

Para não cair em uma rotina totalmente estressante, porém, o profissional pode se valer de um conjunto de boas práticas relacionadas ao mindfulness. O termo em inglês significa “atenção plena” e se refere a uma técnica milenar de descanso da mente e concentração, mas tem sido cada vez mais utilizado em contextos relacionados à difícil busca de equilíbrio entre vida profissional e pessoal. 

PRÁTICAS DE MINDFULNESS PARA CORRETORES DE IMÓVEIS 

É possível ser um bom corretor de imóveis e encontrar momentos para se desligar do trabalho. Aqui estão algumas atitudes de mindfulness para você chegar lá.

mindfulness-corretor-imoveis-praticas-loft
Balancear momentos de trabalho e de lazer é essencial para o corretor de imóveis desenvolver uma vida profissional saudável

Não se desespere para atingir o sucesso profissional de imediato

Assim como acontece na maioria das carreiras, o sucesso profissional do corretor de imóveis é construído aos poucos. “É como se fosse a construção de um prédio, que não nasce direto no último andar, mas tijolo a tijolo”, diz Roberto Padula, gerente na imobiliária Lopes Maber. “Se você for imediatista, não vai conseguir se desenvolver.” .

Ter isso em mente é um bom caminho para chegar a um estado de mindfulness. Ao não se render ao desespero de conquistar o sucesso profissional da noite para o dia, o corretor entende que, além de trabalhar bem para fortalecer sua atuação no mercado, ele pode ter momentos de lazer. 

Invista em planejamento de carreira e financeiro

Um planejamento de carreira cuidadoso ajuda o corretor iniciante a traçar seus objetivos e a trabalhar de forma mais eficiente. O segredo, segundo Roberto, é focar em atividades “de base”. “Tem que ir fazendo anúncio para gerar clientes e fazer um bom atendimento para que voltem contatos de indicação”, explica ele.

Outra dica do gerente da Lopes Maber é criar disciplina financeira. Como o ganho do corretor de imóveis não é constante, já que grande parte depende das comissões oriundas do fechamento de negócios, o ideal é se programar para diluir os ganhos e gastos ao longo do ano. “Tem períodos em que você não vende. E aí tem que ter muita disciplina financeira para não ficar nervoso”, aconselha Roberto.

Saiba otimizar a rotina de trabalho

Em uma profissão com flexibilidade de horários e negociações muitas vezes imprevisíveis pode ser difícil criar uma rotina de trabalho, mas Roberto acredita que essa é uma das formas de praticar mindfulness como corretor de imóveis. “Tem que ter uma disciplina rigorosa, mas todo bom profissional sabe respeitar limites”, defende ele.

Para isso, otimizar os dias de trabalho é fundamental. De acordo com Roberto, quando o corretor é ativo e vai atrás dos clientes, ele consegue gerenciar melhor o tempo de trabalho; se ficar muito ocioso, por outro lado, acaba tendo que trabalhar na hora que as oportunidades surgem. “É melhor você regrar suas própria rotina e criar sua liberdade de horários”, diz ele.

Neste TEDx, o engenheiro Bráulio Salumão fala sobre a difícil tarefa de balancear vida pessoal e trabalho

Desenvolva um bom e saudável relacionamento com o cliente 

Estar totalmente disponível para atender os clientes e causa uma boa impressão é o grande desafio do mindfulness para corretores de imóveis. No entanto, não é impossível reservar um tempo para si, principalmente se o profissional desenvolve um bom relacionamento com o cliente. “Quando temos um bom histórico com o cliente, ele respeita nosso momento”, diz a corretora Keldya Pontes. 

O primeiro passo para isso é criar bons canais de diálogo com o público. Nesse sentido, saber aplicar técnicas de negociação e persuasão e fazer um uso eficiente de softwares de relacionamento com o cliente pode ser bem útil para estreitar e gerenciar essa relação. 

Tire férias mais curtas e mais recorrentes 

Se a disponibilidade para atender o cliente é um dos ponto-chave para o corretor encontrar equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, diluir as férias ao longo do ano pode ser uma boa alternativa para descansar e, ao mesmo tempo, não deixar o público sem assistência por muitos dias. “Procuro tirar férias pequenas e curtas, mais vezes ao ano”, sugere Keldya.

CORRETORES DE IMÓVEIS + LOFT

A profissão de corretores de imóveis é muito valorizada nas parcerias com a Loft. Acreditamos que a expertise e a compreensão que os corretores possuem dos clientes que procuram comprar e vender imóveis são a chave para transformar a maneira de comercializar apartamentos.

Por isso, buscamos facilitar ao máximo a rotina de trabalho dos nossos parceiros. Em nosso site o corretor consegue consultar os valores e as características de cada imóvel, além das comodidades dos condomínios. Assim o profissional tem todos os detalhes que o cliente precisa saber na palma da mão.

Faça seu cadastro e comece já a trabalhar como corretor parceiro da Loft.