mitos-e-verdades-cgi

Mitos e verdades sobre o empréstimo com garantia de imóvel

5 MINUTOS DE LEITURA

Não, não é tipo uma hipoteca! Conheça esse e outros fatos sobre o crédito de uso livre mais em conta do mercado.

O empréstimo com garantia de imóvel (EGI) é bem isso que o nome entrega mesmo: um empréstimo com seu imóvel como garantia. Mas o que isso quer dizer na prática? E mais importante ainda, o que isso não quer dizer? Spoiler: ninguém vai te despejar no meio da noite porque você não pagou algumas parcelas.

Empréstimo com garantia de imóvel é a mesma coisa que hipoteca | MITO

Mito. Como o EGI é um empréstimo um tanto novo na praça, ele é constantemente comparado à hipoteca, que sempre assustou muita gente. Mas a hipoteca é coisa do passado, lá dos anos 1990, quando o credor ficava com a propriedade + a posse do imóvel enquanto o tomador não pagava a dívida. Aí em 1997 surgiu a alienação fiduciária, que permitiu separar essas duas coisas, posse e propriedade. 

Então hoje funciona assim: o credor fica com a propriedade do bem usado como garantia (seu apê, por exemplo) até a quitação da dívida, enquanto a posse do apê fica com você o tempo todo. Aí você pode fazer o que quiser, inclusive tomar outros empréstimos (cuidado, hein!) ou até vender o imóvel. 

É exatamente desse jeito, separando posse e propriedade, que também funciona o financiamento imobiliário. Então não precisa ter medo. 😉

Se eu não pagar alguma parcela, já perco meu imóvel logo de cara | MITO

Mito. São raros os casos em que o tomador perde o próprio imóvel por inadimplência devido ao EGI. Muito antes disso, o credor vai entrar em contato com você várias vezes para fazer uma renegociação da dívida. 

O resumo da ópera é o seguinte: o banco prefere que você pague a reaver a sua casa. Inclusive porque esse é um processo jurídico longo e o credor só vai conseguir reaver o dinheiro láaaa na frente, depois de um leilão e de muito desgaste. 

Só posso usar esse empréstimo no meu imóvel | MITO

Mito total. O empréstimo com garantia de imóvel é de uso totalmente livre. Com o dinheiro você pode fazer o que quiser, seja quitar dívidas, investir no próprio negócio, reformar o apê ou até mesmo viajar pelo mundo.

Preciso ter um imóvel 100% quitado para ter acesso ao EGI | MITO

Mito. Se você já tiver pagado pelo menos 70% do seu financiamento imobiliário, já pode solicitar um empréstimo com garantia de imóvel. 

Não posso vender meu imóvel se tiver um EGI ativo | MITO

Mito. Você detém a posse do imóvel e pode fazer o que quiser, inclusive vendê-lo. Como o banco permite, ele só precisa estar ciente. E aí, quando você vender o apê, pode quitar o saldo devedor do empréstimo com garantia de imóvel e ficar com o restante – quase como se ele tivesse sido um “antecipamento” da venda. 

Posso emprestar até 60% do valor do meu imóvel | VERDADE

Verdade demais! Geralmente é 50%, mas pode chegar aos 60%. PS: Quem vai determinar esse valor de venda usado como base será um especialista contratado pelo credor.

O EGI oferece as melhores taxas nessa modalidade de crédito | VERDADE

Verdade. Tem vários empréstimos de uso livre por aí, tais como empréstimo pessoal, crédito consignado, cheque especial e cartão de crédito. Mas são todos empréstimos com juros bem caros, porque os credores não têm uma boa garantia de que o dinheiro vai voltar.

Como no caso do EGI tem um imóvel como garantia, eles já ficam bem mais seguros e as taxas de juros diminuem substancialmente. Aqui embaixo você vê um comparativo feito pelo Banco Itaú em agosto de 2021:

A assessoria da Loft facilita o acesso a esse crédito, sem cobrar nada | VERDADE

Verdade. A assessoria 100% gratuita e 100% do time de crédito imobiliário da Loft ajuda você em todo o processo, do início ao fim, para ter acesso a melhor proposta de empréstimo. Por estarmos conectados aos principais bancos e fintechs do mercado, temos um canal de comunicação dedicado com cada parceiro, o que agiliza a aprovação e liberação do crédito e permite negociar as melhores condições. 

Dessa forma, ajudamos a desburocratizar o processo do empréstimo e o dinheiro chega de mais rápido para o cliente – em cerca de 25 dias!

Qualquer um pode ser cliente Loft, mesmo que não tenha um apê da Loft | VERDADE

Verdade. A Loft também possui serviços financeiros ligados ao mercado imobiliário como Crédito com Garantia de Imóvel ou Financiamento Imobiliário disponíveis para todas as pessoas do Brasil, não importa onde estejam.

Posso começar a pagar o empréstimo depois de 1 ano | VERDADE

Verdade! Dependendo da análise de crédito, você pode ter uma carência de até 12 meses até chegar a primeira parcela. Ou seja, um ano sem precisar pagar!

Saiba mais sobre o empréstimo com garantia de imóvel no site da Loft

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter