Aclimação: saiba o que fazer e como é morar nesse bairro

morar-aclimacao-loft
Tempo de leitura: 4 minutos

A região da Aclimação está ganhando o coração de famílias e de jovens moradores, por ter muita natureza ao redor e serviços sempre à mão; descubra o que o bairro tem de melhor!

Não faltam boas opções de bairros para morar em São Paulo. Alguns fatores determinam a escolha do novo destino da família – há quem prefira apartamentos próximos a áreas verdes, há os que buscam estar a poucos minutos do trabalho e da escola dos filhos e também quem queira tudo isso em um só lugar.

Este artigo apresenta o bairro da Aclimação, localizado na região central da capital paulista. Conheça as vantagens de quem mora em uma das localidades que mais crescem em São Paulo no segmento de alto padrão.

Por que morar na Aclimação?

Fundado em 1939, a Aclimação é um dos bairros mais jovens da região central de São Paulo. Sua criação aconteceu depois que outros bairros residenciais e arborizados surgiram, como Pacaembu e Higienópolis. 

Assim como boa parte dos bairros nas grandes cidades, a Aclimação já foi propriedade de um único dono, o médico Carlos Botelho, que adquiriu a chácara em 1892. Por ter se formado em medicina em Paris, diz-se que ele era um grande admirador dos jardins franceses, e tentou transportar a atmosfera parisiense para o bairro

.

Seus jardins abrigaram a sede da Sociedade Hípica Paulista, um posto zootécnico e um laboratório de pesquisas científicas, além do primeiro zoológico da capital. As terras depois deram origem ao Parque da Aclimação, um dos maiores de São Paulo. 

Se antigamente a Aclimação era um local de passagem de cargas e trabalhadores rumo à zona sul, hoje a região segue bem servida no quesito mobilidade, com fácil acesso à Avenida 23 de Maio e à Rua Vergueiro, importantes vias da cidade que concentram várias linhas de ônibus. A proximidade com a Avenida Paulista e com as estações de metrô Vergueiro e Paraíso conferem ao bairro uma localização estratégica.

morar-aclimacao-av-paulista-loft
Foto da Avenida Paulista, localizada próxima da Aclimação

Para famílias com filhos em idade escolar, é importante contar com boas escolas perto de casa. O Colégio Itatiaia, que oferece ensino bilíngue para crianças até o Ensino Fundamental, e o Colégio Objetivo, com preparatório para o vestibular, são ótimas opções. Além do vizinho Paraíso, a Aclimação também faz divisa com a Vila Mariana e a Liberdade, o que amplia ainda mais a rede de boas escolas e faculdades para os filhos.

O bairro tem ainda muita oferta de comércio, com diversos supermercados, padarias, academias e restaurantes. O Shopping Pátio Paulista, localizado no fim da Avenida Paulista, é o ponto certo para encontrar tudo o que precisa e conta também com um cinema. 

morar-aclimacao-shopping-paulista-loft
Shopping Pátio Paulista

Outra vantagem é o fácil acesso a uma ampla rede de hospitais, como Beneficência Portuguesa, Hospital A.C. Camargo, Promatre, Hospital Alemão Oswaldo Cruz e Santa Catarina.

Que opções de lazer o bairro oferece?

Programas ao ar livre e ligados a esportes são fáceis de encontrar na Aclimação. Há diversas academias de ginástica no bairro, além do Tênis Clube Paulista, onde os amantes de tênis e outros esportes podem praticar as habilidades ou curtir um dia na piscina.

O grande destaque de lazer na região é, sem dúvidas, o Parque da Aclimação. A área verde tem 112.000 m² de extensão, com lago, concha acústica, jardim japonês com espelho d’água, aparelhos de ginástica (barras), pista para corrida e caminhada, playgrounds infantis, espaço para piqueniques e ainda um campo de futebol.

O parque surgiu a partir do Jardim da Aclimação, segunda área verde oficial de São Paulo (a primeira foi o Jardim da Luz), criado pelo médico Carlos Botelho. Em 1986, o Parque da Aclimação foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT). 

O regulamento interno do espaço proíbe o uso de bicicletas, patins e skate, mas ainda assim é possível aproveitar a área verde para diversas atividades.

Gastronomia: onde comer na Aclimação

Quem gosta de comer fora encontra boas opções de padarias, bares e restaurantes na Aclimação. Confira nossa seleção a seguir:

Para começar o dia, os pães de fermentação natural da Beth Bakery são a melhor pedida. A padaria artesanal é operada por mulheres e faz pães por encomenda, além de abrir para um brunch aos sábados. Os sanduíches no pão brioche, como salmão curado e cream cheese com geleia de tomate e mozzarella fior di latte com pesto e abacate, fazem bastante sucesso. Vale provar também os bolos e os cookies.



A Aclimação é destino de imigrantes sul-coreanos, por isso não pode faltar uma visita a um restaurante que sirva a culinária da Coreia do Sul. O BiCol tem no menu pratos com kimchi, uma conserva típica, além do japchae, um macarrão feito de batata doce, e de carnes marinadas e grelhadas em molho de soja.



Já no Govinda’s Natural, que fica próximo ao Parque da Aclimação, os clássicos da cozinha indiana vegetariana se apresentam, como o chutney de manga e o dahl de ervilhas. E no Thai Chef, é a vez da Tailândia chegar ao prato, com os conhecidos pad thai e tom kha kai.

Encontre seu apartamento novo na Aclimação

Já imaginou morar em um apartamento na Aclimação? Com fácil acesso à Avenida Paulista e ao centro da cidade, o bairro conta com boas escolas e faculdades, como Senac e UNIP.

VEJA TAMBÉM: Como vender seu apartamento com a Loft

A Loft se preocupa com o bem-estar de quem está procurando um novo lar e já tem opções de apartamentos na Aclimação. Nossos imóveis são entregues com opção de reforma, para a renovação completa da infraestrutura. 

Conheça todos os nossos apartamentos à venda e acompanhe as principais notícias sobre mercado imobiliário no nosso blog!