Bairro Lourdes em BH: Luxo e tranquilidade

Compartilhar a notícia

Saiba mais sobre Lourdes, o bairro nobre de Belo Horizonte que é referência em gastronomia e artigos de luxo.

13 de setembro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 25 de agosto de 2023 4 min de leitura
morar-bairro-de-lourdes-bh

Situado no Centro-Sul e ao lado da vibrante região da Savassi, Lourdes é um famoso bairro nobre de BH, cheio de opções sofisticadas e moradias de alto padrão.

Como é morar no bairro de Lourdes

A localização super privilegiada do bairro de Lourdes – pertinho da Savassi e de Santo Agostinho –, suas ruas cheias de árvores e os prédios de alto padrão (o metro quadrado está entre os mais caros: são R$ 10.720 em média) fazem deste um dos bairros mais disputados de Belo Horizonte. 

A história da habitação atual de Lourdes começa oficialmente nos anos 1930, quando já existia a Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, ponto disputadíssimo para casamentos na cidade. Ela ganha corpo com a canalização do córrego do Leitão, a chegada do estádio do Clube Atlético Mineiro (em 1929) e o Minas Tênis Clube (em 1937 e ainda de pé!). 

igreja-de-lourdes
A Basílica de Lourdes

Essa história segue viva arquitetonicamente, já que por ali se misturam casarões – o bairro sempre atraiu as classes mais abastadas –, predinhos de três andares e edifícios ultramodernos. Mesmo sendo majoritariamente residencial, Lourdes também tem forte presença de comércio de alto padrão, entre grifes e ótimos restaurantes.

Mapa do bairro de Lourdes em BH: As principais vias são a Rua da Bahia e as avenidas Bias Fortes, Álvares Cabral, Olegário Maciel e do Contorno

Por que o bairro de Lourdes é bom para morar?

Além do projeto urbanístico privilegiado, com ruas amplas, e da proximidade da região da Savassi, Lourdes é super favorecido por estar pertinho da Praça da Liberdade (e seu circuito de museus) e da Praça Marília de Dirceu

Na vizinhança tem também a Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a Praça Carlos Chagas, que é mais conhecida como a Praça da Assembleia, um belo espaço para caminhar e praticar exercícios físicos. O projeto paisagístico é de Burle Marx.

No vídeo acima, um tour pela Praça da Assembleia em Belo Horizonte

Leia também: Um guia sobre as vantagens de morar em Belo Horizonte

Anúncios

Confira 4 diferenciais do bairro de Lourdes em BH

Alta gastronomia e bares tradicionais

Comer bem é fácil em Lourdes. É nesse bairro que ficam restaurantes premiados e super procurados, como:

  • Marília Empório e Forneria
  • D’Artagnan Bistrô
  • Taste Vin
  • Boi Lourdes
  • Restaurante Graciliano
  • Udon
  • Costelaria Monjardim

Já entre os bares tradicionais para os belo-horizontinos que ficam em Lourdes estão o Tizé, Bar do Lopes e Tip Top. 

Compras de luxo

Se você quiser investir em achados de antiquários, rume para Lourdes (mais especificamente, para a rua Marília de Dirceu). E para quem quer circular a pé apreciando as vitrines, é só dar uma volta no quadrilátero mais luxuoso da cidade, entre as ruas Bárbara Heliodora, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Shopping Diamond Mall

Inaugurado em 1996, o DiamondMall é a parada certeira para quem gosta de resolver várias coisas em um só lugar. Tem mais de 200 lojas (30 delas exclusivas), salas de cinema da rede Cinemark. 

Estadual Central: arquitetura de Oscar Niemeyer

A Escola Estadual Governador Milton Campos, conhecida pelos locais como Estadual Central, tem sua cota de alunos famosos, como a ex-presidente Dilma Rousseff e o jogador de futebol Tostão. Em 1956, foi inaugurada sua sede atual em Lourdes, desenhada por Oscar Niemeyer a pedido de Juscelino Kubitschek, então governador de Minas Gerais. Nada mal topar com um Niemeyer pelo caminho, né?

Detalhe da escola estadual projetada por Oscar Niemeyer que fica no bairro de Lourdes / Fonte: IBGE

Conheça apês da Loft nos melhores bairros para morar em BH

Agora quem procura apartamento em Lourdes ou em outros bairros de BH (como Savassi e Anchieta) já pode contar com a Loft, uma das startups mais valiosas do Brasil. 

Se você ainda está conhecendo a nossa proposta, vamos aproveitar este post para apresentar algumas das vantagens que a Loft oferece para quem compra e vende imóveis aqui:

  • Na Loft, 100% dos apês que estão à venda passam por uma análise documental rigorosa para evitar dores de cabeça
  • As transações de compra e venda são todas mediadas pelo jurídico Loft, garantindo uma compra e venda descomplicada
  • Para quem vai financiar, temos uma assessoria de financiamento imobiliário que encontra as melhores taxas de juros para seu perfil!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.