Como é morar no bairro Ipiranga? Confira aqui!

morar-bairro-ipiranga-loft
Tempo de leitura: 3 minutos

Desde o grito de Dom Pedro I, o bairro Ipiranga conquista paulistanos com sua mistura única de verde, lazer, história e ótima infraestrutura.

“Ouviram do Ipiranga as margens plácidas. De um povo heroico o brado retumbante.” É assim que começa o hino nacional, citando o riacho perto do qual Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil, em 1822.

Essa região histórica da zona sul de São Paulo se tornou o Parque da Independência, o coração do que é hoje o bairro Ipiranga.

 Sua localização estratégica o deixa perto do centro (facilmente acessível via transporte público) e do litoral paulista (as rodovias que levam às praias ficam bem pertinho). Entre os vizinhos próximos do Ipiranga estão Saúde, Sacomã, Vila Mariana e Mooca.

Bairro Ipiranga: como é morar aqui?

Com mais de dez construções centenárias tombadas como patrimônio histórico – incluindo o Educandário Sagrada Família, que contém os restos mortais da primeira santa brasileira, madre Paulina –, o Ipiranga oferece um passeio pela história da cidade e do país. 

Majoritariamente residencial, é feito de uma mistura de casas, casarões e prédios altos que atraem diversos perfis de habitantes.

Morar em São Paulo significa, necessariamente, pensar em termos de transporte e mobilidade. O Ipiranga se destaca com 3 estações de metrô da Linha 2-Verde (Alto do Ipiranga, Sacomã e Tamanduateí) e 2 estações de trem da Linha 10-Turquesa da CPTM: Ipiranga e Tamanduateí.

Originalmente, a região do Ipiranga fazia as vezes de passagem entre a cidade e o litoral. Hoje, a proximidade às rodovias Anchieta e dos Imigrantes continua facilitando o trajeto. Outras vias importantes no bairro são as avenidas do Estado, Presidente Tancredo Neves e Dr. Ricardo Jafet.

Parque da Independência: o Ipiranga e a história do Brasil

O lugar do Ipiranga na história é rememorado constantemente através do charmoso Parque da Independência, um dos pontos mais queridos do bairro. 

bairro-ipiranga-parque-independencia-loft
Monumento à Independência: estátua no Parque do Ipiranga lembra o Grito da Independência, dado em 7 de setembro de 1822

A área tem mais de 160 mil metros quadrados, jardins inspirados no Palácio de Versalhes e é utilizada para esportes, passeios com pets, piqueniques e lazer de forma geral. Além disso, é ali que fica o Museu Paulista da Universidade de São Paulo, mais conhecido como Museu do Ipiranga, e a Casa do Grito, que aparece à direita na pintura de Pedro Américo. 

bairro-ipiranga-museu-do-ipiranga-loft
Museu do Ipiranga

O que fazer no Ipiranga?

Além do Parque da Independência, apresentado acima, o bairro Ipiranga tem diversas opções para tornar o dia a dia mais agradável. 

Uma delas é o Aquário de São Paulo, um oceanário moderno onde vivem milhares de animais – como tubarões, peixes-boi e leões marinhos. No Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo ficam alguns dos melhores fósseis (originais e réplicas) do país. Bem perto do parque fica o Sesc Ipiranga, centro cultural e esportivo com programação dinâmica (gratuita ou a ótimos preços) e piscina. 

Já o comércio do Ipiranga se encontra na avenida Nazaré e no “Miolo do Ipiranga”, formado pela avenida com as ruas Comandante Taylor, Manifesto e Tabor. O Mooca Plaza Shopping também fica por perto, no bairro vizinho.

Um bairro tão antigo, claro, também tem pontos gastronômicos tradicionais. Para quem gosta de novos cheiros e sabores, uma passada no Mercado Municipal do Ipiranga é certeira. Caipirinhas e outros drinks ficam a cargo do Bar do Nico, enquanto o Bar do Magrão traz mais de 100 rótulos de cerveja. Já os pratos espanhóis, com direito a apresentações de flamenco, são na Paellas Pepe.

Na Hamburgueria do Seu Osvaldo, aberta em 1966, o x-salada é extremamente popular e usa receitas caseiras de molho de tomate e maionese. É um segredo de família: hoje quem toca a lanchonete é a filha de seu Osvaldo.

Outro lugar que abriu as portas há tempos, em 1970, é a Damp Sorvetes, conhecida pela massa artesanal e sabores experimentais. Além das bolas tradicionais, também há bolos de sorvete e fatias de cassata.

Na quadra da escola de samba Acadêmicos do Ipiranga, é possível aproveitar os ensaios aos domingos. Para os leitores vorazes, boa notícia: todo setembro, o bairro recebe a Feira do Livro do Ipiranga.

E vale dar uma passada no Clube Atlético Ypiranga, conhecido entre os locais como “Vovô da Colina Histórica”. Associados podem aproveitar quadras, piscinas, sauna, academia e até boliche!

Quer morar no bairro Ipiranga? Conte com a Loft!

Dentro de seu amplo e diverso portfólio de imóveis à venda no bairro do Ipiranga, a Loft tem excelentes opções, que podem inclusive se beneficiar da oferta de reformas adicionais em alto padrão. 

Aproveite para encontrar seu apartamento dos sonhos no bairro Ipiranga e marcar uma visita!

Leia também: Loft Market: conheça mais sobre essa plataforma