Bairro Saúde: uma das áreas residenciais mais charmosas de SP

Compartilhar a notícia

Na região sul da capital, o bairro Saúde é uma área de fácil acesso, segura e com opções de transporte

18 de novembro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 18 de setembro de 2023 4 min de leitura
morar-bairro-saude-sp

Uma área antiga de São Paulo, que teve um boom nos anos 70, com a chegada da estação de metrô, e que, em 2018, vivenciou um novo crescimento imobiliário. Este é o bairro da Saúde, na zona sul.

Neste artigo, vamos falar sobre a experiência de um morador dessa área, que fica bem próxima a dois outros bairros famosos: a Vila Mariana e Moema e mostraremos quais são as características mais marcantes da região, asso, como os serviços e programas que fazem dela um diferencial.

Como é morar na Saúde, em SP

Estamos nos referindo a uma área que abrange a Vila da Saúde, o Jardim da Saúde e o Bosque da Saúde. Segundo o jornal O Estado de S.Paulo, no século XVIII, a Saúde era uma área de passagem para condutores de tropa. A região, na época, se chamava Cruz das Almas. O nome Saúde foi dado entre as décadas de 1910 e 1920 quando lá foi erguida a Capela de Santa Cruz de Nossa Senhora da Saúde, relata o jornal. “Com o passar dos anos, o nome ‘Nossa Senhora da Saúde’ foi abreviado para ‘Saúde’, dando título ao distrito criado em 1925.”

Estação do metrô

O boom na região, afirma a reportagem, ocorreu na década de 70 com a construção da estação Saúde do metrô. A Linha 1-Azul liga os bairros do Jabaquara e de Santana. Também é facilmente acessada pelas estações Praça da Árvore e São Judas.

Morar na Saúde é ter facilidade de transporte. A região é atendida por linhas de ônibus e por grandes avenidas, como a avenida Professor Abraão de Morais (continuação da avenida Doutor Ricardo Jafet).

Anúncios

O que fazer no bairro da Saúde SP

Na lista não pode faltar o encontro com a comunidade japonesa por meio da comida e do comércio. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, imigrantes e descendentes de japoneses estão por trás de diversos bares, templos e lojas na região.

Alguns dos atrativos do bairro são os izakayas, os bares tradicionais japoneses. O Omoide Sakaba é um deles. O bar serve petiscos, como bolinho de polvo e marisco branco cozido no saquê, e drinks.

Outras duas opções interessantes no bairro são: o Balcão 304, um bar com diferentes rótulos de cerveja, e a doceria Tartelier, com seus mil-folhas, macarons e sorbets.

A Saúde, no entanto, não é apenas uma região com boas opções de lugares para comer. O bairro está a apenas 10 minutos de carro do Parque do Ibirapuera, o mais famoso da capital, e também do Jardim Botânico.

Quem gosta de cozinhar encontra, na feira livre, um ótimo local para comprar produtos frescos. A feira conta com 975 feirantes e é uma das maiores da cidade.

O melhor do bairro Saúde

O bairro fica localizado na área englobada pela Subprefeitura da Vila Mariana. Em 2017, a Prefeitura de São Paulo divulgou o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal de cada subprefeitura da capital.

A Subprefeitura da Vila Mariana foi classificada como o segundo melhor IDH de São Paulo. A medida analisa três dimensões do desenvolvimento humano: longevidade, educação e renda mensal per capita. O IDHM da Subprefeitura alcançou o patamar de 0,938, o que é considerado “muito alto”.

A região é residencial e segura. O melhor da Saúde nós enumeramos neste artigo e você vai conhecer muito mais quando encontrar seu imóvel por lá. Quer conhecer um apartamento no bairro Saúde? A Loft tem um leque grande de opções, agende uma visita – inclusive virtual!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.