A experiência de morar na badalada Barra da Tijuca

Compartilhar a notícia

30 de março de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 14 de outubro de 2022 6 min de leitura
barra-da-tijuca

A Barra da Tijuca é um dos bairros nobres mais famosos do Rio de Janeiro. Mas como é morar na Barra da Tijuca? Descubra neste post!

O que a Barra da Tijuca tem de especial?

Situada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca, conhecida apenas como “Barra”, é um dos bairros nobres do Rio de Janeiro e vizinha de regiões com cada vez mais procuradas, como Recreio dos Bandeirantes e São Conrado.

Mas o que ela tem de tão interessante assim para sua população ter saltado de 24 mil pessoas para quase 300 mil em 40 anos? Simples: a Barra tem de tudo. 

Além de condomínios de prédios daqueles super completos – tem opções com piscinas enormes, padaria, salão de beleza, cinema e até balsa para a praia! – e dos famosos condomínios de mansões, onde moram estrelas da televisão e da música, a Barra é também um polo empresarial. 

Ali estão centros comerciais e sedes de multinacionais como Shell, Esso, Vale, Michelin e Tim, entre outras. Na última década, a Barra da Tijuca ainda ganhou um boom de prédios e infraestrutura por ter sediado as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

E se as praias da Zona Sul – que fica a um túnel de distância – são as mais famosas, as praias da Barra da Tijuca conquistam pela qualidade da água, pela areia branca e pela comodidade para a prática de diversos tipos de esportes aquáticos.

Morar na Barra da Tijuca é mais fácil com um carro, mas hoje o bairro conta com a estação de metrô Jardim Oceânico, que liga o bairro ao restante do Rio, e os ônibus do BRT, que têm pista exclusiva para levar a população à Zona Oeste e à Zona Sul

barra-da-tijuca-sky

Por que tantos cariocas escolhem a Barra da Tijuca e não a Zona Sul

Se Copacabana é a “Princesinha do Mar”, a Barra da Tijuca é a “Miami brasileira”, devido à beleza das águas. Para seus moradores, se destacam principalmente as ruas amplas, a maior metragem dos imóveis, a proximidade da praia e a presença de uma ótima rede de comércios e serviços.

Tem quem descreva a Barra da Tijuca como “cidade do interior dentro da grande cidade” devido ao silêncio e à tranquilidade do dia a dia – mas com a facilidade de ter grandes shoppings centers como Rio Design Center e Vogue logo ao lado, claro.

Hoje a grande maioria dos moradores da Barra da Tijuca pertence às classes alta e média alta e o bairro tem a maior concentração de shoppings e supermercados do Rio de Janeiro. 

Para quem precisa ir às outras partes do Rio, há, sim, um pouco de trânsito. Mas não é nada extraordinário, o que compensa a qualidade de vida para quem escolhe morar na Barra da Tijuca. 

barra-da-tijuca-praia
Anúncios

Barra da Tijuca é um bairro seguro?

Morar na Barra da Tijuca é considerado seguro no Rio de Janeiro. Além disso, trata-se de um dos bairros que conta com o programa Segurança Presente, que reforça o policiamento e traz resultados: dados de 2020 mostram que essa operação estadual causou quedas significativas na criminalidade local.

Como é morar na Barra da Tijuca

O bairro Barra da Tijuca foi feito de tal forma a atender praticamente todas as demandas de seus moradores sem que eles precisem ir ao centro carioca ou à Zona Sul. 

O que fazer na Barra da Tijuca?

Para começar, há os shoppings como Village Mall, Vogue, BarraShopping e Rio Design Center, que oferecem centenas de lojas, cinemas e teatros. 

Depois, é preciso destacar a presença constante da natureza, seja ela na forma de árvores ou do mar. É possível visitar as belezas do Parque Natural Municipal Bosque da Barra, Parque Nacional da Tijuca e Parque Natural Municipal de Marapendi – e é da Lagoa do Marapendi, aliás, que sai um passeio dominical a bordo de uma balsa, em que biólogos explicam a abundante flora e fauna da região. 

Para quem gosta de mar, a Praia da Barra da Tijuca é parada obrigatória. Trata-se da maior praia do estado do Rio de Janeiro: são 18 quilômetros com lugares de ventos e ondas fortes, que atraem surfistas, bodyboarders, kitesurfers e windsurfers. Também é possível praticar stand-up paddle. 

Na enorme orla, tem de tudo, como futebol de areia, vôlei e frescobol. Na calçada, as pessoas praticam corrida ou saem pedalando pela ciclovia. E vale dizer que um pedaço da bela Praia da Barra é área de preservação ambiental e não tem calçadão, tornando o contato com a natureza ainda mais forte. 

Para quem quer variar de águas sem ir longe, um pouco mais adiante há ainda as praias de Grumari e do Pepê.

barra-da-tijuca-calcadao
Na Barra da Tijuca, a praia é a grande estrela e o calçadão é decorado com peixes

E ainda falando de esportes… Os tenistas de plantão podem ficar bem felizes: há uma iniciativa da Atleta.co que abre as portas do Centro Olímpico do Rio. Através de um app, é possível marcar um horário para jogar nas quadras em que os melhores do mundo já estiveram!

Já as crianças têm lugar especial nos parques Big Jump USA e Voltz Parkour, que oferecem atividades como muros de escalada, camas elásticas e piscina de espuma.

Prefere as artes? Sem problemas: a Barra da Tijuca conta com Cidade das Artes, Centro Cultural Suassuna e Teatro dos Grandes Atores.

Onde comer: restaurantes na Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca tem restaurantes muito variados. Do japonês Ginger ao francês Le Jardin du Cuisinier e ao argentino Pobre Juan, não faltam opções.

No Birra Bar, por exemplo, há uma grande variedade de cervejas nacionais e importadas para escolher. Já quem prefere algo mais pé na areia pode rumar para o Quiosque Pesqueiro, um dos mais famosos da Barra da Tijuca.


E se bateu a fome e você quer algo que surgiu no Rio de Janeiro? A pedida é o Aconchego Carioca, onde foi criado o delicioso bolinho de feijoada. Já no Bar do Adão o destaque fica com a cerveja gelada e sua famosa porção de pastéis.

Aproveite o melhor dO RIO de JANEIRO com a Loft!

A Loft – uma das 10 startups de mercado imobiliário mais valiosas do mundo – surgiu para transformar a experiência de compra e venda de imóveis em algo prazeroso e descomplicado. 

Então se você está procurando onde morar na Barra da Tijuca, temos uma ótima notícia: a Loft já conta com apartamentos à venda nesse bairro e também em outras das regiões nobres do Rio de Janeiro, confira! 

É só clicar aqui e marcar sua visita!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.