Conheça o bairro de Santana: o mais notável da Zona Norte paulistana

Compartilhar a notícia

Região tradicional da zona norte, Santana é um dos bairros mais antigos da capital paulista e une tranquilidade, ruas arborizadas e ótimo comércio

06 de novembro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 29 de novembro de 2023 5 min de leitura
morar-em-santana

Um oásis de tranquilidade na agitação de uma grande metrópole. Esse é o bairro de Santana, na zona norte de São Paulo. A região é uma das mais antigas da capital paulista e atrai moradores por conta de suas ruas arborizadas, seus parques, bons restaurantes e ciclovias, por exemplo.

O bairro de Santana, em SP, é uma excelente opção para quem busca um espaço maior e com mais qualidade de vida para a família. Há quem diga que é possível se sentir como se estivesse numa cidade do interior, ao mesmo tempo em que se está perto de todas as facilidades de uma cidade grande como São Paulo.

Conheça o melhor do bairro Santana

Bairro de Santana em SP
O Bairro de Santana-SP

A história de Santana, na Zona Norte de SP, começou há séculos atrás, quando a área ainda se chamava Fazenda Sant’Anna. Nesta reportagem, o jornal O Estado de São Paulo conta que a área começou a se tornar um bairro entre os séculos XVII e XVIII. A construção de um aterro na várzea do rio Tietê – na área que hoje corresponde à rua Voluntários da Pátria – transformou a área. O melhor do bairro Santana estava por vir nos anos seguintes.

Com o passar do tempo, a região foi acumulando características que a tornaram uma das mais procuradas de São Paulo. O bairro reúne um ótimo comércio, bons restaurantes, diversão, transporte e um ótimo complexo de saúde – tudo para viver com mais conforto e tranquilidade. 

Nesta reportagem, o Estadão mostra que a rua Voluntários da Pátria é muito conhecida pelo  seu comércio varejista. Há mais de 600 estabelecimentos ao longo da via. Ou seja, quem mora em Santana não precisa sair do bairro para ir comprar algo. É possível resolver tudo por lá.

A região conta com uma unidade do Sesc, na avenida Luiz Dumont Villares, que tem acessibilidade. O Sesc Santana tem espaço de leitura, de tecnologia, de artes, ginásio poliesportivo, piscina e solário, por exemplo.
Para quem gosta de carnaval, a boa notícia é que o Sambódromo do Anhembi fica em Santana. O local recebe anualmente os desfiles das escolas de samba. Mas não é só. O sambódromo também tem shows de diversos estilos de música durante o ano.

Parque da Juventude

O Parque da Juventude é um dos grandes destaques da região de Santana desde 2003. A área de lazer e de entretenimento substituiu o Complexo Penitenciário do Carandiru e deu à região um espaço verde ao ar livre com instalações esportivas, quadras e pistas de skate. 

O local também tem um espaço dedicado aos cachorros e uma área para shows e eventos. O Parque da Juventude abriga ainda a Biblioteca de São Paulo, com mais de 35 mil títulos, e o Acessa São Paulo, um programa de inclusão digital do Governo paulista. Os visitantes podem conhecer, no parque, referências históricas da época do Carandiru.

O parque fica próximo à estação Carandiru, da linha 1-Azul do Metrô de SP. Os passageiros saem da estação, na avenida Cruzeiro do Sul, uma das vias de acesso ao bairro, e andam cerca de 1 minuto até chegar a este parque em Santana, São Paulo.

Parque Da Juventude em Santana SP
O Parque da Juventude tem uma biblioteca com mais de 35 mil títulos
Anúncios

Mobilidade e amplo acesso a transporte

O bairro é uma região fácil de ser acessada. Além da estação Carandiru, há também a estação Santana, na linha azul do metrô, que deixa os passageiros em outro ponto da avenida Cruzeiro do Sul. E há diversas linhas de ônibus que atendem a região.

Também é possível chegar a Santana pela Marginal Tietê ou pelas avenidas Braz Leme, Engenheiro Caetano Álvares ou General Ataliba Leonel. Fazem fronteira com a região os bairros de Jardim São Paulo, do Imirim e da Vila Guilherme.

Santana abriga também o aeroporto Campo de Marte. O tráfego do terminal é de helicópteros e de aviões de pequeno porte.

Onde comer e beber em Santana

Santana é um dos bairros de São Paulo com excelentes opções gastronômicas. Quem gosta de unir uma boa refeição com uma vista da cidade vai se encantar com o Lassù. O restaurante de culinária italiana fica na rua Conselheiro Saraiva e tem vista panorâmica da região.

O restaurante La Mordida, na rua Professor Lourival Gomes Machado, serve a famosa parrilla argentina. O local tem um rooftop com espaço ao ar livre. Para curtir um drink com os amigos, o pub Spot Urbano é uma ótima opção. O bar fica na avenida Imirim e vai render boas fotos para sua rede social.

Na hora de comprar um presente (ou de se presentear), a Gallette Chocolates tem bombons deliciosos e personalizados, além de barras de chocolate bean-to-bar premiadas internacionalmente. A loja fica na rua Augusto Tolle.

Mapa do Bairro de Santana

mapa do bairro santana

A Loft te ajuda a encontrar um apartamento em Santana

Interessou-se por este mar de tranquilidade em São Paulo? Seja qual for sua decisão –  morar ou investir -, a Loft tem apartamentos à venda no bairro e te ajuda a encontrar o apartamento em Santana.

E veja a taxa de condomínio nos bairros de São Paulo.

Veja mais bairros em São Paulo:

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.