Saiba como é morar no bairro São Conrado, no RJ

Compartilhar a notícia

Você conhece o bairro de São Conrado, na Cidade Maravilhosa? Viver em um apartamento no bairro é sinônimo de muitas atividades ao ar livre e qualidade de vida

12 de novembro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 25 de setembro de 2023 5 min de leitura
morar-em-sao-conrado

Morar praticamente com o pé na areia, rodeado de tranquilidade e silêncio e com toda a infraestrutura de uma metrópole. Parece um cenário improvável, mas é a realidade de quem escolhe viver em São Conrado, no Rio de Janeiro. O bairro é reconhecido como uma das melhores da cidade e logo você vai entender o porquê.

Primeiro, por estar localizado na Zona Sul, a região mais famosa do Rio, que abriga bairros igualmente famosos, como Copacabana, Ipanema e Leblon. É a parte da cidade que recebe o maior número de turistas, já que é onde estão as praias, hotéis e restaurantes mais cobiçados da cidade. Entre as atrações turísticas, estão a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Cristo Redentor, o Jardim Botânico, o Pão de Açúcar e o Aterro do Flamengo.

Mas São Conrado tem suas próprias belezas naturais e atrações de lazer, o que garante mais uma razão para querer morar no bairro. De lá, se tem uma das vistas mais bonitas do morro Dois Irmãos e da Pedra da Gávea, além da praia da Joatinga, que é quase uma praia particular.

Como é morar em São Conrado?

O bairro de São Conrado, no RJ, tem origem junto a bairros vizinhos como a Gávea. Inicialmente, a região era marcada pelo trabalho rural e fabril, sendo moradia das classes populares, como explica este artigo da PUC-Rio. A partir da década de 1960, o cenário do bairro começou a mudar com as reformas habitacionais e a especulação imobiliária. Hoje, está entre os bairros mais valorizados do Rio.

Morar em São Conrado, assim como em outros bairros da Zona Sul do Rio, é estar rodeado de natureza, literalmente entre a montanha e o mar. Os apartamentos costumam ser amplos, para receber toda a brisa marítima e a luz natural, tão características da Cidade Maravilhosa. Há também condomínios de casas e mansões construídos no bairro.

sao-conrado-rj
Os apartamentos em São Conrado são espaçosos e a praia está a poucos metros de distância de casa

O valor médio do metro quadrado em São Conrado custa R$ 11.700, o que o torna mais acessível do que bairros próximos como Leblon, Ipanema e Lagoa. Ainda assim, está na lista dos dez bairros com metro quadrado mais valorizado do Rio de Janeiro, como aponta levantamento feito para o InfoMoney.

Confira apartamentos à venda em São Conrado no site da Loft!

E quem mora nas avenidas Aquarela do Brasil e Niemeyer sabe que a mobilidade nunca será um problema. Além do fácil acesso à Autoestrada Engenheiro Fernando Mac Dowell (que liga São Conrado à Gávea pelo túnel Zuzu Angel), a estação do metrô São Conrado é uma opção para quem deseja usar o transporte público para chegar aos bairros vizinhos e, até mesmo, ao centro do Rio sem estresse.

O bairro de São Conrado é bem servido de comércio, com supermercados e lojas de bairro que podem ser frequentados a pé – ou seja, o carro pode ficar na garagem se você quiser. Para compras de outros artigos e para ir ao cinema e teatro, existe a opção de ir ao Fashion Mall. O shopping já é tradicional no bairro, tendo sido inaugurado em 1982, e conta com 113 lojas, além de cafés e restaurantes. 

Lazer: o que fazer em São Conrado (RJ)

Não faltam opções do que fazer em São Conrado (RJ), especialmente se falamos em aproveitar a vida ao ar livre. A praia de São Conrado é uma ótima pedida para caminhadas e esportes na areia, além de um mergulho no mar ou arriscar uma onda no surf. Há ainda a praia do Pepino e a praia da Joatinga.

sao-conrado-vista
É possível fazer um voo de asa delta ou de parapente em São Conrado para apreciar a vista

Quem gosta de trilhas, vai curtir os passeios pela Pedra da Gávea e pela Pedra Bonita. Lá do alto, se vê boa parte da cidade, além do mar. O Mirante das Canoas também é uma opção para quem quer apreciar a linda vista do Rio. E aos corajosos, há mais uma atividade no bairro: saltar de asa delta na região do mirante.

Quer sombra e água fresca? O Gávea Golf and Country Club é o lugar certo para isso. O clube existe desde 1926 e realiza torneios de golf e eventos sociais. Há ainda uma escola de golf, na qual as crianças podem aprender o esporte e começar a participar de torneios.

Encontre um apê na zona sul do Rio de Janeiro

Morar na zona sul do Rio de Janeiro é estar sempre entre a montanha e o mar. A qualidade de vida atrelada ao contato com a natureza faz com que muita gente siga buscando um imóvel na região, e você pode encontrar um apartamento à venda em São Conrado para criar seu novo refúgio.

No site você encontra apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em algumas das maiores cidades do Brasil. É possível visitar os apês de casa, por meio de videoconferências, tours virtuais e sessões online para tirar dúvidas sobre o apê ou sobre seu financiamento. 

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.