Como é morar na região da Savassi, uma das jóias de BH

Compartilhar a notícia

06 de setembro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 25 de agosto de 2023 5 min de leitura
bairro-savassi-bh

Saiba mais sobre a Savassi, que reúne belo-horizontinos de todos os tipos, dia e noite, e está sempre repleta de novidades.

Vida noturna, bons restaurantes, comércio para todos os tipos, galerias de arte, livrarias e uma infinidade de cafés. Todos prontos para conhecer melhor a região da Savassi em BH?

Como é morar na região da Savassi

Daqueles pequenos detalhes que só os moradores sabem explicar: não é o, mas a Savassi. 

Tudo começou nos anos 1940 com a Padaria e Confeitaria Savassi, que ficava na Praça Diogo de Vasconcelos, na parte Centro-Sul de Belo Horizonte. Dali para se virar a “Praça da Savassi”, foi um pulo. Com o movimento subindo e os anos passando, a região no entorno cresceu até que passou a se chamar, ela mesma, Savassi. 

praca-da-savassi
Vista aérea da Praça da Savassi

A região da Savassi (um pedaço do bairro Funcionários) vai da Praça Tiradentes até a Praça da Liberdade, incluindo partes da Avenida do Contorno, Praça Milton Campos e Rua da Bahia. Ela se tornou uma das partes mais descoladas e ecléticas de BH, com cafeterias, bares, restaurantes, lojas, livrarias, boates, shoppings e mais, um mix de comércios e residenciais.

Vale lembrar que a localização da Savassi é super estratégica: ela é vizinha dos bairros Lourdes, Carmo, Cidade Jardim e Funcionários. 

Mapa da região Centro-Sul de BH: um lugar que oferece qualidade de vida e muita novidade em Belo Horizonte

Mobilidade na Savassi

Como várias vias importantes de Belo Horizonte passam pela Savassi (como as avenidas do Contorno, Getúlio Vargas e Cristóvão Colombo), dá para circular pela cidade de carro, de ônibus ou mesmo de bike.

Anúncios

Savassi: onde todos são bem-vindos

A partir dos anos 1980, a Savassi passou por várias reformas e transformações e ganhou um perfil mais comercial, incluindo os shoppings 5a Avenida e Pátio Savassi. Pelas ruas estão ateliês, lojas de grifes famosas, além de todo tipo de comércio cotidiano e ótimos bares e restaurantes. Do lado cultural, tem galerias de arte, teatros, cinemas, boates e as ainda clássicas reuniões boêmias nas praças. 

Tudo sem perder seu aspecto democrático, de ter um pouco para todo tipo de gosto e bolso – incluindo aí imóveis variados para atender perfis e necessidades diferentes. 

Por oferecer essa mistura de moderno e tradicional, ter opções culturais e gastronômicas vibrantes e ser receptiva a muitas pessoas diferentes, morar na Savassi é um desejo para muitas pessoas.

Dicas do que fazer na Savassi em BH

Pela Savassi circulam pessoas de vários tipos, que vez por outra se reúnem em pontos já tradicionais entre os belo-horizontinos, como o McDonalds da Savassi, que junta metaleiros, roqueiros, jovens e outras tribos urbanas madrugada adentro. 

E o que mais tem para fazer por lá, além de aproveitar as ruas arborizadas?

Cafés e docinhos

O que não falta na Savassi são ótimos cafés. Tem Academia do Café, Café com Letras, Copo Café, Cafeteria Intelligenza e Cafeteria OOP. Para quem prefere um docinho, tem a Boca do Forno, os pasteis de belém da Casa de Portugal, a Cadê Meu Brigadeiro e os sorvetes do Lullo Gelato.

E destaque absolutamente necessário para A Pão de Queijaria, um ponto super tradicional hoje em dia e onde o pão de queijo aparece em muitas formas deliciosas.

Restaurantes

Aqui vai uma lista (pequena) de opções na Savassi, só para sentir o gostinho da diversidade local:

  • Casa dos Contos (pratos feitos no capricho)
  • Dona Lucinha (iguarias tradicionais de Minas)
  • Duke’n’Duke (cervejas e hambúrgueres artesanais)
  • James Burger (hambúrguer)
  • Pitza 1780 (considerada uma das melhores pizzarias de BH) 
  • San Ro (culinária taiwanesa) 

Se quiser comprar para comer em casa, visite o De-Lá, um armazém com produtos mineiros típicos adquiridos de pequenos produtores. 

Vida noturna

Vamos ficar só em algumas opções, ok? Entre bares e baladas, tem Beb’s Bar, Redentor Bar, Jack Rock Bar, Wäls Pub Gastronomia, Bombshell, Las Chicas Vegan, Santeria Laicos, Autêntica e dDuck. Ufa! E para começar (ou terminar) os trabalhos, muitos moradores já tem um lugar em mente na Savassi: o Rei do Pastel.

Por fim, vale mencionar o curioso Gujoreba, uma inusitada mistura de bar (com ótimos petiscos), loja de utilidades e livraria. Tudo fica aberto até bem tarde – a cara da Savassi.

Cultura

É na área da Praça da Liberdade que fica o famoso circuito dos museus, que inclui:

  • Memorial Minas Vale (sobre a história de MG)
  • Centro de Arte Popular-Cemig
  • Palácio da Liberdade
  • Museu de Minas e Metais
  • Centro Cultural Banco do Brasil de BH
savassi-bh
A Praça da Liberdade de BH, onde fica o circuito dos museus da região

Conheça apês da Loft nas melhores ruas da Savassi

Quem gosta de estar ali, onde tudo acontece, pode gostar muito de morar na Savassi. E aqui na Loft temos várias opções de apês à venda na região!

E visto que a Loft é nova em BH, vamos aproveitar o gancho para apresentar alguns dos nossos diferenciais para quem quer comprar e vender imóveis:

  • Na Loft, todos os apês à venda passam por uma análise documental super rigorosa
  • As transações são mediadas pela Loft e garantem uma compra e venda segura
  • Oferecemos assessoria de financiamento imobiliário para encontrar as melhores taxas para seu perfil

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.