Jardim Europa: um bairro de qualidade de vida, cultura e segurança

morar-jardim-europa-loft
Tempo de leitura: 3 minutos

Vizinho do Itaim Bibi, do Jardim Paulistano e do Jardim América, o Jardim Europa é um dos bairros mais valorizados de São Paulo. Com fácil acesso à Avenida Faria Lima, morar na região é estar sempre perto do trabalho. Saiba mais sobre o bairro!

Segurança e tranquilidade são indispensáveis na hora de definir em que regiões procurar um novo apartamento. No topo da lista dos bairros mais valorizados da cidade graças às ruas verdes e mansões, o Jardim Europa é uma das regiões mais arborizadas da cidade e também considerada uma das mais belas da capital.

Neste artigo, descubra tudo o que o Jardim Europa tem a oferecer, passando pela história do bairro até chegar ao status de uma das melhores regiões da capital paulista. Listamos ainda opções de lazer e dicas de restaurantes e serviços para tornar a rotina de quem mora (ou pretende morar) ainda melhor.

Jardim Europa: entenda a história do bairro

Como boa parte dos bairros nobres de São Paulo, o Jardim Europa já foi uma chácara que pertencia a um único dono. Foi no início do século XX que o português Manuel Garcia da Silva decidiu lotear sua propriedade de 900 mil metros quadrados para dar origem a um bairro planejado e arborizado. A empreitada de loteamento teve como sócios os irmãos Klabin.

A região faz parte do quarteto dos Jardins em São Paulo, junto com Jardim Paulistano, Jardim Paulista e Jardim América. Este último foi a grande inspiração para a criação do Jardim Europa.

“Os Jardins nasceram a partir de um então revolucionário projeto urbanístico e arquitetônico de moradia da Cia. City, como é conhecida a mais antiga empresa urbanística em funcionamento em São Paulo. O primeiro deles foi o Jardim América, um sucesso de vendas”, revela o Estadão.

Pensado para a elite paulistana, assim como o vizinho Jardim América, o Jardim Europa era feito de casarões em grandes terrenos e muitas árvores, quase um bairro-bosque. Hoje, também há prédios no bairro, com apartamentos espaçosos e vistas para o verde dos arredores. 

Gastronomia e muita cultura no Jardim Europa

Ter opções de cultura ao alcance melhoram o dia a dia de todos. Assim, o Jardim Europa conta com centros culturais, como o MIS (Museu da Imagem e do Som), que oferece opções de cinema, cultura, dança, fotografia etc., e o MuBE (Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia).

A casa-museu Fundação Ema Klabin possui um belíssimo jardim para curtir um dia de sol com a família, com opção de aproveitar shows e oficinas na programação. Para quem gosta de arquitetura e design, o Museu da Casa Brasileira oferece exposições, cursos e palestras sobre temas como urbanismo, mobilidade urbana, habitação e sustentabilidade.

Não dispensa comer em um bom restaurante? O Jardim Europa tem ofertas gastronômicas para todos os gostos, como os italianos Nino Cucina e a Casa Europa. Para um bom café da manhã ou brunch, vale visitar a Padoca do Maní, na divisa com o Jardim Paulistano. A padaria é do mesmo grupo do Restaurante Manioca, que fica dentro do Shopping Iguatemi – onde também há uma unidade do Ritz.

morar-jardim-europa-shopping-iguatemi-loft
Shopping Iguatemi São Paulo, localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima

Localização privilegiada e facilidades na rotina

Famílias com filhos se beneficiam bastante da rotina no Jardim Europa. Há ótimas escolas perto de casa, o que torna a rotina de deixar e buscar os filhos muito mais simples. As bilíngues St. Paul’s School e Bright Kids são algumas das opções, além da Escola Concept. Para foco no vestibular, o Colégio Dante Alighieri, no bairro vizinho Jardim Paulista, é outra alternativa.

Na ala de transporte, o bairro tem vias largas para facilidade de circulação de carros e ônibus, como a Avenida Cidade Jardim e parte da Avenida Faria Lima. Soma-se a isso uma estação de trem da CPTM, a Cidade-Jardim, e ciclovias. Além de poderem se exercitar de bicicleta, os moradores estão próximos a diversas praças e ao Parque Ibirapuera.

No Jardim Europa também fica o Esporte Clube Pinheiros, que conta com 170 mil m² e oferece opções de aulas e espaços para os mais variados esportes. A programação do clube também conta com cinema, shows, teatro, exposições e palestras.

morar-jardim-europa-clube-pinheiros-loft
Esporte Clube Pinheiros

A Loft te ajuda a encontrar um lar no Jardim Europa

Já pensou em comprar um apartamento na região dos Jardins? A Loft quer facilitar sua busca por um novo lar e já tem opções de apartamentos no Jardim Europa. Nossos imóveis são entregues com opção de reforma, para a renovação completa da infraestrutura elétrica, hidráulica e de acabamentos.

Conheça nossos todos os nossos apartamentos à venda e acompanhe as principais notícias sobre mercado imobiliário no blog!