Por que morar na Lagoa, no Rio de Janeiro, é um privilégio da natureza?

Compartilhar a notícia

13 de novembro de 2020

Autor Time Loft
Atualizado: 12 de julho de 2022 5 min de leitura
morar-na-lagoa-rj

Com baixa densidade habitacional, prédios de luxo e muito verde, a Lagoa desponta como um dos bairros mais cobiçados da cidade.

A famosa Zona Sul do Rio de Janeiro se construiu ao redor da Lagoa Rodrigo de Freitas, onde hoje fica um dos bairros mais desejados da cidade, conhecido simplesmente como Lagoa. Nesse post, você sabe mais sobre:

  • O dia a dia de quem mora na Lagoa
  • O que fazer nas águas e arredores da Lagoa Rodrigo de Freitas
  • Os apartamentos na Lagoa que a Loft oferece

Como é morar na Lagoa, no Rio de Janeiro

O pequeno bairro da Lagoa é um dos mais luxuosos e cobiçados do Rio de Janeiro. Com cerca de 21 mil habitantes, de acordo com o censo mais recente, é majoritariamente residencial e existe em torno da bela Lagoa Rodrigo de Freitas, grande fonte de lazer local – mais sobre ela adiante! 

Os bairros vizinhos completam a praticidade e o privilégio de morar na Lagoa: as praias de Ipanema e Leblon estão a poucos minutos de distância a pé, assim como o comércio de Copacabana, a beleza (e vida empresarial) do Jardim Botânico e a animada noite da Gávea.

Mesmo com seu perfil mais tranquilo, a Lagoa do Rio de Janeiro conta com uma boa infraestrutura. Em termos de transporte, há os ônibus que circulam constantemente, as estações de metrô Cantagalo, Nossa Senhora da Paz e Jardim de Alah por perto.

E como muitos bairros da cidade, a Lagoa tem seus pedaços vivos de história. A Rua Fonte da Saudade, por exemplo, é uma homenagem às lavadeiras portuguesas do século 19 que rememoravam, ali, sua terra natal. Hoje é onde ficam academias, padarias e até um canteiro comunitário, onde vizinhos se encontram para conversar sobre as novidades.

lagoa-rodrigo-de-freitas
Vista de cima da Lagoa, no Rio de Janeiro: no canto superior direito fica o tradicional Jockey Club carioca

O bairro da Lagoa no Rio de Janeiro é seguro?

A Lagoa é considerada um bairro seguro e tranquilo por seus moradores, que também investem em guaritas de segurança particular – seja para as mansões locais ou para os muitos prédios de luxo da região. 

Venda de apartamento na Lagoa (RJ): o imóvel fica na Avenida Epitácio Pessoa
Venda de apartamento na Lagoa (RJ): o imóvel fica na Avenida Epitácio Pessoa
Anúncios

Lazer, cultura e gastronomia na Lagoa

Quando o tema é comércio, não faltam mercadinhos, padarias e lojas para resolver o dia a dia, enquanto bares e restaurantes se espalham pela charmosa orla do espelho d’água. Há ainda o Complexo Lagoon, espaço gastronômico e cultural às margens da Lagoa e que recebe, periodicamente, feiras e eventos.


Para quem gosta de praticar esporte, as opções são numerosas. Nas águas da Lagoa, no Rio de Janeiro, é possível fazer remo, stand up paddle, canoagem e wakeboard, entre outros. Ao seu redor, há uma ciclovia de 7,5 quilômetros e uma pista para corrida.

No Parque dos Patins, além dos patins do título, são bem-vindos os skates e patinetes. No Jockey Club, uma das hípicas mais tradicionais do país, é vez da prática do hipismo – e dá só para assistir também! 

Entre os destaques gastronômicos estão Bar Lagoa, Picci, Mr. Lam, Brauni, Pizza da Mamma Jamma, Gula Gula, Pomodorino, Capriciosa, Pizzaria Bráz e Troigros – todos a uma aprazível caminhada de distância. Os melhores bares na Lagoa Rodrigo de Freitas, para os moradores, são os quiosques ao redor da água. É só escolher e curtir a vista!

Apartamento à venda na Avenida Henrique Dodsworth, na Lagoa, no Rio de Janeiro
Apartamento à venda na Avenida Henrique Dodsworth, na Lagoa, no Rio de Janeiro

O que fazer na Lagoa Rodrigo de Freitas

E na água da Lagoa Rodrigo de Freitas em si, o que fazer, além de apreciar sua beleza? As crianças vão adorar o pedalinho de aluguel, assim como a árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas que aparece, flutuando brilhante, em dezembro.

Para muitos locais, a caminhada na Lagoa Rodrigo de Freitas é sagrada para manter a saúde física e mental. Outros aproveitam o espaço verde para fazer treinamentos funcionais e aulas de yoga ao ar livre.

pedalinho-lagoa
Pedalinho na Lagoa, no Rio de Janeiro: programa certeiro para curtir a paisagem

Vale destacar também os parques que verdejam o local. O Parque do Cantagalo oferece quadras de futebol e vôlei, enquanto o Parque da Catacumba tem uma trilha que leva à vista panorâmica do Mirante Sacopã. Nessa reserva ecológica também há atividades como escalada, rapel, tirolesa e arvorismo.

No Parque dos Patins, como o nome indica, a chamada é para usar as rodinhas – de patins, patinetes, skates e bicicletas. Um espaço infantil, que conta com ciclovia e pistas de skate mirins, escorregadores e pula-pula, diverte as crianças com segurança.

Apartamento à venda na Rua Professor Gastão Bahiana – Lagoa, Rio de Janeiro
Apartamento à venda na Rua Professor Gastão Bahiana – Lagoa, Rio de Janeiro

Quer um apartamento na Lagoa Rodrigo de Freitas? a Loft te ajuda!

A Loft preza por criar a melhor experiência possível de compra e venda de imóveis e facilitar as transações imobiliárias através de assessoria jurídica (para imóveis acima de R$ 500 mil), assessoria de financiamento imobiliário, planejamento de reforma e precificação tecnológica, entre outros serviços diferenciais.

Para quem quer comprar um apartamento na Lagoa no Rio de Janeiro com segurança e praticidade, uma ótima notícia: a Loft já atua no bairro! 

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.