bairro-da-mooca

Bairro da Mooca: a experiência em morar em uma região com ar de vila

5 MINUTOS DE LEITURA

Tradicional região da capital paulista, o bairro da Mooca reúne segurança, cultura e lazer para seus moradores e quem mais quiser passear por lá

Falar sobre a Mooca, na zona leste de São Paulo, é necessariamente falar sobre tradição. Um dos bairros mais antigos da capital, que atraiu povos indígenas, no século XVI, e imigrantes italianos no fim do século XIX. Hoje, o bairro tem cerca de 75 mil habitantes

Neste artigo, vamos contar quais são as características mais marcantes do bairro e mostrar os serviços e programas que fazem dessa região um excelente local para um investimento imobiliário. Mostraremos ainda que a Mooca é um bairro seguro, dentro de uma região com alto Índice de Desenvolvimento Humano.

Mooca: uma história de tradição

Antes de começar a contar a história , vamos explicar o que significa o nome dessa região paulista. Mooca significa “fazer casa” e foi o nome dado pelo povo indígena ao local no século XVI, segundo a Prefeitura de São Paulo.

Anos mais tarde, no período pós-império, a região já havia sido tomada por chácaras e casas residenciais. Muito tempo depois, já no século XX, recebeu pequenas fábricas e se tornou um grande pólo industrial, atraindo imigrantes italianos.

Uma dessas fábricas era o Cotonifício Rodolfo Crespi. Fundada no fim do século XIX, a indústria de tecidos funcionou até 1963 entre as ruas Taquari, dos Trilhos e Javari, informa a Veja SP.

Também na Mooca funcionava a fábrica da cervejaria Antarctica. Em 2016, o prédio foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Cotonificio-Rodolfo-Crespi
O Cotonifício Rodolfo Crespi foi indústria têxtil inaugurada em 1897 e que funcionou até 1963

Morar no bairro da Mooca é bom?

A Mooca é um bairro que até hoje tem muitas casas, além de condomínios de apartamentos. É daqueles lugares que tem um espírito de vila, de cidade pequena, reunindo segurança, bons restaurantes e opções de lazer.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade de São Paulo aponta que a região da subprefeitura da Mooca está entre as 6 melhores da capital. A taxa mede três dimensões do desenvolvimento humano: a longevidade, a educação e a renda.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, o IDHM da Subprefeitura da Mooca é de 0,869. Como está acima de 0,800, a taxa é considerada “muito alta”.

Além de ser um bom lugar para morar em questões de desenvolvimento humano, o bairro abriga espaços culturais e de lazer. O Museu da Imigração e o Theatro Arthur Azevedo são duas ótimas opções. O site Catraca Livre selecionou outros locais para visitar na Mooca.

A Mooca também é ótima para comer. Quem nunca provou um cannoli no estádio do Juventus não sabe o que está perdendo. Para os fãs de massa, a Pizza da Mooca é uma excelente opção.

O famoso cannoli do Juventus

O bairro da Mooca é seguro?

O último levantamento feito pelo jornal O Estado de S.Paulo, com informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública aponta que o bairro da Mooca é seguro. Os dados levam em conta crimes como roubo, furto, homicídio, lesão corporal e outros entre 2012 e 2017.

O bairro conta com duas delegacias: a 18ª DP e a 57ª DP. No quesito “roubo”, por exemplo, as regiões do Alto da Mooca e do Parque da Mooca ficaram entre as três áreas menos violentas da cidade entre 2012 e 2017.

Mapa: bairro da mooca x bairros perto da Mooca SP

O bairro da Mooca tem 7 quilômetros quadrados de extensão e faz fronteira com o Brás, Belém, Tatuapé e com a Água Rasa. Todos esses bairros perto da Mooca SP e também o Pari fazem parte da Subprefeitura da Mooca. Uma região bastante central na cidade de São Paulo

Mooca (distrito de São Paulo) – Wikipédia, a enciclopédia livre
Mapa da Subprefeitura da Mooca

Conheça as ruas do Bairro da Mooca

Como contamos, o bairro da Mooca foi influenciado pelos indígenas no século XVI. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, a cultura indígena batizou diversas ruas do bairro da Mooca.

Uma das mais famosas é a rua Javari, onde fica o não menos conhecido estádio de futebol do Clube Atlético Juventus. Há ainda outras ruas que tiveram influência indígena. São elas: Taquari, Cassandoca, Itaqueri, Ariboia, Guaimbé, Tabajaras, Camé, Iucatan, Piratininga, Puris e Juatindiba.

Apê localizado na Rua Marquês de Valença

Se procura conhecer melhor a região, dê uma olhada em alguns dos apartamentos à venda na Mooca! Quem sabe você não passa a fazer parte dos orgulhosos moradores do bairro?

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter