República: como é morar no bairro Recanto histórico de SP

Compartilhar a notícia

Arquitetura antiga se mistura à contemporânea no bairro da República; saiba como é viver rodeado de história e de ótima gastronomia em São Paulo

07 de janeiro de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 18 de setembro de 2023 6 min de leitura
morar-na-republica

Poder resolver a vida a pé é um privilégio, ainda mais quando se está rodeado de muita história e arquitetura para alimentar os olhos. No bairro da República, em São Paulo (SP), isso é uma realidade. A região é um dos berços históricos da capital paulista e conta com imóveis e edifícios de diferentes épocas, um deleite para os amantes de arquitetura.

Além disso, por estar no centro da cidade, é um dos bairros de São Paulo com fácil acesso a qualquer outra região, seja de bicicleta, carro particular ou transporte público. A boa localização é fator decisivo para muitos investidores, seja para quem pensa em comprar para alugar ou para morar.

Como é morar na República, no centro de SP

Localizada no centro de São Paulo, bem no coração da cidade, a região da República começou a se desenvolver em 1892, depois da construção do Viaduto do Chá. As classes mais abastadas tinham imóveis por lá, geralmente sobrados ou apartamentos espaçosos, para que pudessem vir à cidade fechar negócios.

Atualmente, além dos prédios mais antigos, com apartamentos amplos que podem ser reformados ao gosto do morador, também é possível encontrar opções de studios e apartamentos de um quarto. O bairro é muito bem servido de comércio, com farmácias, cafés, lojas de roupas e de eletrônicos. Também é possível chegar facilmente à região da Avenida Paulista e da Rua 25 de Março para outros serviços. 

Praça da República

praca da republica em sp
A Praça da República hoje recebe uma feira de arte e artesanato aos fins de semana

Um dos cartões-postais de São Paulo, a Praça da República teve muitos nomes antes deste. “Um dos primeiros foi Praça das Milícias, por ter sido utilizada para treinamentos militares. Outro foi Largo dos Curros, por ter abrigado touradas e cavalgadas. Finalmente, recebeu a atual denominação após a Proclamação da República, em 1889, quando vereadores paulistanos alteraram o nome de várias praças e ruas da cidade”, relata a Veja São Paulo.

A praça foi construída com base no modelo de urbanização europeu, e une o centro velho ao novo centro da cidade (região da avenida Paulista). Com o passar dos anos, o entorno da Praça da República foi ganhando presenças arquitetônicas ilustres, como os edifícios Esther (finalizado em 1938), São Luiz (1944), Eiffel (1956), Itália (1965), Copan (1966) e Hilton (1971).

Hoje, o local é muito famoso por sua Feira de Arte e Artesanato, que acontece aos fins de semana. São cerca de 600 barracas exibindo peças de artesanato, especialmente do Norte e do Nordeste, mas também de outros países latinoamericanos, como o Peru.

Anúncios

O que fazer no bairro da República

Theatro Municipal de São Paulo

Como já contamos um pouco, o bairro da República, em São Paulo, reúne muitos tesouros históricos da capital paulista. Um deles é o Theatro Municipal de São Paulo, inaugurado em 1911, que fica a cerca de 5 minutos a pé da Praça da República. Palco de muitos espetáculos das artes cênicas, o teatro também é aberto à visitação educativa e possui projetos de formação em dança e música.

Sesc 24 de Maio

No caminho, dá para fazer uma parada no Sesc 24 de Maio, uma das maiores unidades do Sesc em São Paulo. Além de exposições, atividades educativas e esportivas, o local conta com restaurante a preços acessíveis e uma piscina no topo do prédio, que pode ser utilizada por quem possui cadastro.

Copan e Edifício Itália

Edifício Copan fica na República
O Edifício Copan, projetado por Oscar Niemeyer, é uma das joias arquitetônicas da República

Os amantes de arquitetura das décadas de 1950 e 1960 também não têm do que reclamar na República. Uma visita ao Copan e ao Edifício Itália com certeza serão de tirar o fôlego. A vista para a cidade e os detalhes arquitetônicos de Oscar Niemeyer (que projetou o Copan) já dão vontade de ser vizinho desses prédios icônicos ou, quem sabe, de investir em um imóvel em um deles.

Onde comer na República

A República tem opções de comes e bebes deliciosos e acessíveis para todos os gostos e bolsos. Se quiser fazer uma refeição mais especial, A Casa do Porco é uma ótima pedida. O restaurante foi eleito o melhor do Brasil pelo guia World’s 50 Best e o 17º melhor do mundo. O cardápio do chef Jefferson Rueda, junto à esposa Janaína Rueda, inclui menu degustação em 8 etapas ou opções de pratos à la carte.

Outros destaques do bairro são o Terraço Itália, restaurante que fica no topo do Edificio Itália, e o Esther Rooftop, dos chefs Olivier Anquier e Benoit Mathurin. Agora, para refeições mais descontraídas, não deixe de provar os hambúrgueres da Z Deli, a comida vietnamita do Bia Hoi SP e os cachorros-quentes do Hot Pork.

De sobremesa, você pode ir à porta ao lado do Hot Pork e provar um dos sorvetes da Sorveteria do Centro, que contaram com a consultoria da premiada confeiteira Saiko Desu. Se preferir outro tipo de doce, uma opção para quitutes franceses é a Éclair Moi.

Na ala dos bares, o Sertó Bar, o Cama de Gato e o Bar da Dona Onça são endereços famosos na região. E para garantir as compras de frutas, legumes e pães frescos, faça uma parada dupla no Instituto Feira Livre e na padaria Assaz Orgânica.

Apartamentos na República

Viu só como a República é um dos berços da história de São Paulo? Seja para morar ou para investir, ter um apartamento na República é estar rodeado de prédios e monumentos históricos, ao mesmo tempo em que novas construções e obras de retrofit chegam para dar ainda mais vida à região.

A Loft tem apartamentos à venda no bairro República e te ajuda a encontrar seu apê ideal na República:

Apê com sala ampla e janelão na Rua Santo Antônio
Centralidade com sala bastante ampla na Avenida São João

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.