Como é morar na Santa Cecília, o compacto bairro de Porto Alegre

Compartilhar a notícia

Ao lado da Cidade Baixa e de Petrópolis, na região central, esse bairro é um pequeno notável da capital gaúcha. Saiba mais!

16 de maio de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 16 de outubro de 2023 4 min de leitura
parque botânico em porto alegre, Rio Grande do Sul

Na região central de Porto Alegre fica um bairro conhecido por ser pequenino: Santa Cecília. Neste post, a gente te explica melhor o que se encontra por lá:

Como é morar no bairro Santa Cecília, em Porto Alegre

O bairro de Santa Cecília fica entre Cidade Baixa, Santana, Petrópolis e Moinhos de Vento. Tem acesso rápido ao Centro Histórico, de um lado, e ao Jardim Botânico de Porto Alegre, do outro.

É um “pequeno notável” da cidade, com uma área total de apenas 60 hectares e alguns milhares de habitantes – enxuto, considerando os 1,4 milhão da capital gaúcha como um todo. Santa Cecília também tem história relativamente recente: se desenvolveu ao redor da Igreja de Santa Cecília, erguida em 1943, e só virou bairro oficialmente em 1959.

Mapa do Bairro Santa Cecilia em Porto Alegre
Onde fica Santa Cecília? Acima, um print do Google Maps localiza o bairro em Porto Alegre

Quem mora por ali há décadas viu a área se verticalizar, mas sem perder totalmente o ar residencial. Muitos dos antigos moradores seguem presentes, papeando nas ruas e aproveitando as pracinhas que ficam por perto ou no vizinho Parque Farroupilha, com suas árvores centenárias e espaço para crianças brincarem.

O que tem no bairro Santa Cecília, em Porto Alegre

É em Santa Cecília que ficam as faculdades de saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O campus local abriga a Faculdade de Medicina, a Faculdade de Farmácia, a Faculdade de Odontologia, a Escola de Enfermagem e o Instituto de Psicologia.

Justamente por isso, Santa Cecília também sedia o Hospital das Clínicas porto-alegrense, um dos mais importantes do país, e várias outras instituições de saúde renomadas.

Além de ser arborizada, Santa Cecília também fica pertinho do Jardim Botânico e do Parque Farroupilha, garantindo bons espaços verdes nas proximidades sempre que seus moradores precisarem.

Parque Botânico no Bairro Santa Cecília, em Porto Alegre
Parque Botânico no Bairro Santa Cecília, em Porto Alegre

E embora Santa Cecília em si seja um bairro pequeno, com prédios altos, prédios baixos e casinhas dominando a paisagem, fica próximo de vários lugares gostosos, como Senhorita Margô (uma confeitaria francesa), Leiteria 639 (uma padaria com um simpático espaço externo) e o Caffeine Coffee Co (uma cafeteria moderninha).

E também tem suas próprias delícias, como o Pampa Burguer, que coloca em prática a expertise gaúcha com a carne, fazendo hambúrgueres gourmet e outros grelhados.

Loft Dados verificou que em março de 2022, a média do m² em Santa Cecília(POA) era de R$5.300, e que nos últimos 7 meses, o valor do metro quadrado teve um aumento de 5.6%.

Anúncios

Com a Loft, você encontra um apartamento nas melhores ruas de Porto Alegre

Se você está em busca de um apartamento à venda em Porto Alegre, eis uma ótima notícia: a Loft chegou na cidade e levando todos os seus diferenciais na mala! Quer alguns exemplos?

  • Compra e venda segura: nosso time jurídico cuida de todas as etapas do processo, da verificação de documentos à redação do contrato e assinatura da escritura
  • Assessoria financeira gratuita: a gente te ajuda a encontrar a melhor taxa de financiamento imobiliário para o seu perfil (e se você já tiver um apartamentos, também te ajudamos a conseguir um crédito com garantia de imóvel!)
  • Filtros super precisos para otimizar sua busca online por bairros preferidos, tipo de imóvel, comodidades, número de cômodos e mais
  • Agendamento online e assessoria de nossos Top Brokers, os melhores corretores do mercado!
  • Propriedades Loft: alguns dos apartamentos à venda são da própria Loft e são entregues prontinhos para morar, em condições diferenciadas.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.