morar-no-bairro-anchieta-bh

Descubra o bairro Anchieta, um dos mais queridos de BH

4 MINUTOS DE LEITURA

Muito bem localizado no Centro-Sul de Belo Horizonte, o Anchieta é daqueles bairros com alma e calmaria tipo de interior. Saiba mais!

Insulado entre os bairros Sion, Carmo, Cruzeiro e Mangabeiras fica o pequeno bairro Anchieta, que começou a crescer nos anos 1960, tornou-se área nobre e ainda mantém a alma de cidade do interior.

Um pouco sobre como é morar no bairro Anchieta

Situado na região Centro-Sul de BH, o Anchieta é conhecido pela atmosfera tranquila e arborizada, pelo tamanho diminuto (são só 36 ruas!) e pela boa localização, vizinha aos bairros Sion, Carmo, Mangabeiras e Cruzeiro.

O bairro surgiu nos anos 1920. Quatro décadas depois, em 1966, veio um marco: a inauguração da primeira padaria do bairro, a Panificadora Anchieta. A partir dali, a região foi crescendo e surgiram mais casas e comércios. Hoje em dia, casas compartilham o espaço com prédios modernos, muitos deles de alto padrão.

O Anchieta também é conhecido por abrigar a Rua Pium-í, um dos pontos boêmios mais queridos de BH. Falaremos mais sobre ela adiante! 

Os moradores frisam que é raro ter trânsito por ali – algo que é digno de nota em uma capital, né? E como muita gente se conhece, tem aqueles papos gostosos entre vizinhos que se encontram na rua, aquela esticada proseando na padaria, longas caminhadas com os pets e a sombrinha das árvores para refrescar os dias de calor.

Mobilidade no bairro Anchieta

A Avenida Bandeirantes, a Rua Vitório Marçola e o acesso facilitado às avenidas Nossa Senhora do Carmo e Afonso Pena, ambas vias belo-horizontinas importantes, facilitam o dia a dia de quem se desloca pela cidade.

O que torna o bairro Anchieta especial?

A atmosfera de cidade pequena dentro da cidade grande – segundo o último Censo, eram 12 mil habitantes –, um oásis verde e uma série de bares e restaurantes que animam a cidade. Quer mais ou tá bom?

Então vamos à lista! Para os práticos que preferem fazer tudo em um lugar só, tem o Anchieta Garden Shopping, com mais de 60 lojas. Já as pendências do dia a dia (banco, mercado, farmácia, pet shop, etc.) podem ser resolvidas no comércio de rua concentrado na Francisco Deslandes.

Aos domingos, uma faixa da Avenida Bandeirantes é liberada para lazer de pedestres, que podem aproveitar para caminhar, pedalar e curtir a cidade. E tem ainda o Parque Julien Rien, inaugurado em 1978 com cerca de 15 mil metros quadrados e espaço para atividades esportivas em meio à mata de árvores nativas.

?

Detalhe do Parque Julien Rien, no bairro Anchieta em BH / Foto: Arquivo FPMZB

Para quem adora uma padaria, tem as opções gourmet da Fábrica de Pães AnchietaPadaria Pão & Cia. Aqueles que querem se aventurar pelo circuito gastronômico do Anchieta podem subir a Rua Pium-Í e contar com várias opções, especialmente nas esquinas com as ruas Boa Esperança, Passa Tempo e Montes Claros.

Conheça algumas delas:

  • Restaurante e Pizzaria La Farina
  • Restaurante Pellegrino (comida francesa e italiana)
  • Restaurante Alguidares (comida baiana)
  • Churrascaria Cia do Boi
  • Bar 222
  • Choperia Almanaque
  • Choperia Albano’s
  • Bar do Dudi
  • Butiquim BH

Para morar em Belo Horizonte: A Loft tem apês nas melhores ruas do bairro Anchieta!

A Loft chegou em BH e já está presente no Anchieta: são várias opções de apartamentos à venda nas melhores ruas do bairro. Vem conhecer! 

Conheça também alguns dos nossos diferenciais:

  • Na Loft, todos os apês à venda passam por uma análise documental super rigorosa
  • As transações são mediadas pela Loft e garantem uma compra e venda segura
  • Oferecemos assessoria de financiamento imobiliário para encontrar as melhores taxas para seu perfil

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter