morar-no-belem-sp

Cultura e lazer: como é morar no bairro do Belém, em SP?

6 MINUTOS DE LEITURA

Conheça o bairro do Belém, também conhecido como Belenzinho, e descubra as vantagens de morar na região

Já pensou encontrar um lugar com cara de interior no meio de uma metrópole agitada como São Paulo? Pois o bairro do Belém, em SP, representa bem isso. Também conhecido como Belenzinho, apelido carinhoso que reflete bem sua atmosfera, o bairro fica muito próximo ao centro da capital paulista, mas sem sofrer com o corre-corre da região.

Isso faz com que Belém, na zona leste de São Paulo, seja uma ótima opção para quem busca melhor mobilidade. E essa é só uma das vantagens de morar no bairro, que também abriga bons restaurantes e espaços de lazer para toda a família.

Como é morar no bairro Belém (SP)

Morar no Belém é ter tranquilidade dentro de uma grande cidade. O bairro ainda conserva muitas casas e um clima menos agitado, embora esteja a poucos minutos do centro de São Paulo.

Os moradores do Belenzinho também têm acesso a muitas programações culturais e, por sua proximidade com a Mooca e seu histórico de imigração italiana, a região oferece ótimas opções gastronômicas. Com todos os serviços essenciais à mão e um clima aconchegante, viver no bairro é quase como morar em uma vila.

Onde fica o Belém?

O Belém fica localizado na zona leste de São Paulo, bem próximo à região central, o que garante muita mobilidade. O bairro faz divisa com o Tatuapé, a Mooca e o Brás, formando uma área de muita influência de imigrantes italianos.

Belém São Paulo mapa - Mapa de Belém de São Paulo (Brasil)

O Belenzinho é atendido por uma estação da linha 3-Vermelha do Metrô de São Paulo, além de diversas linhas de ônibus. Para quem tem carro, é possível chegar a todos os pontos da cidade através das avenidas Radial Leste e Salim Farah Maluf e da Marginal Tietê. 

Como o bairro surgiu?

O bairro Belenzinho, em SP, como o Belém é conhecido, era uma área de grandes chácaras, mansões e solares nos anos 1880. Ficou famoso por ser um lugar de ar puro, graças à altitude, e muito arborizado. O nome do bairro vem de São José de Belém, para quem os católicos construíram uma paróquia em 1897, que ainda hoje está localizada no Largo São José do Belém.

No início do século XX, a região começou a se desenvolver, após a chegada das primeiras fábricas de vidro. Uma curiosidade é que o escritor Monteiro Lobato morou no bairro, em um sobrado conhecido como Minarete, que ficava localizado na Rua 21 de Abril.

O que fazer no bairro Belém

Se você gosta de gosta de atividades culturais e ao ar livre, vai adorar conhecer o Belenzinho. Como já contamos, o bairro é sinônimo de tranquilidade, com uma das taxas de criminalidade mais baixas de São Paulo. E isso se traduz no dia a dia dos moradores, que aproveitam para fazer exercícios ou curtir um dia de sol no Parque Estadual Manoel Pitta, localizado na parte nordeste do bairro.

O parque possui pista para corrida e caminhadas, além de playground, trilhas e pista de skate. Com uma área de 292.000 m², o local abriga ainda equipamentos de ginástica e a Fábrica de Cultura Parque Belém, onde funciona um teatro com 277 lugares, salas de aula, biblioteca e estúdio de som.

Outra opção cultural é a unidade do Sesc Belenzinho. Há sempre ótimos espetáculos e shows no local, além de atividades lúdicas para crianças e de um restaurante, que opera a preços acessíveis mesmo para quem não tem a credencial do Sesc. Também vale visitar a Vila Maria Zélia, uma região histórica que hoje ainda abriga algumas residências e centros culturais.

Para compras e cinema, é fácil chegar aos shoppings Boulevard Tatuapé e Metrô Tatuapé. Mesmo localizados no bairro vizinho, você não leva mais do que 15 minutos do extremo oeste do Belenzinho até os shoppings, seja de carro ou de metrô.

Onde comer no Belém

Para um café da manhã bem paulistano, a Padaria Belga é o endereço mais tradicional do bairro e fica localizada próximo à Paróquia São José de Belém. Também no Largo São José do Belém está a Casa Lisboete, um restaurante self-service especializado em peixes e frutos do mar, com receitas típicas portuguesas e de inspiração mediterrânea.

Outra tradição do Belenzinho é a Pizzaria Ideal, em funcionamento desde 1940. O ambiente familiar é o ponto de encontro dos moradores do bairro e o cardápio tem opções para almoço e jantar, entre pratos como filé a parmegiana e pizzas (da simples muçarela à pizza de camarão).

Na ala das sobremesas, destaque para A Casa do Churro, uma portinha simples na região, mas que vale muito a visita, especialmente para quem ama dividir uma porção de doces com a família ou os amigos. Com um clima de sorveteria de interior, o local foi criado pela família espanhola Farré Martinez nos anos 1950 e oferece churros doces e salgados, além de versões diet para o público com restrição ao consumo de açúcar.

Encontre um apartamento no Belém (SP) com a Loft!

Viu como o bairro Belém é quase uma vila escondida em São Paulo? Seja para morar ou para investir, a Loft tem apartamentos à venda no bairro e te ajuda a encontrar seu apê ideal no Belém:

Curte esse apê gigante na Rua Pimenta Bueno?
Ou prefere esse com varandão na Rua Professor Rodolfo São Tiago?
Outro ótimo apê na Rua Serra de Jairé

Para ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário, não deixe de acompanhar o blog da Loft!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter