morar-no-bom-retiro

Como é morar no Bom Retiro? Conheça este bairro cultural e centenário de São Paulo

5 MINUTOS DE LEITURA

Área da região central de São Paulo, o Bom Retiro ganhou fama internacional e desponta ainda por sua gastronomia internacional e como cenário descolado da capital paulista

Um bairro com 138 anos de história, comércio movimentado e muita cultura. Este é o Bom Retiro! Uma região tradicional na capital e de fácil acesso – é possível chegar lá a partir de grandes vias da cidade, como a Marginal Tietê e a avenida Tiradentes.

A boa localização também é um facilitador para quem pensa em comprar para investir e alugar um apê.Já adiantarmos que o bairro é um ótimo local para encontrar um espaço maior para morar, com mais conforto para sua família.

Pensando em morar no Bom Retiro, é?

Atualmente, o Bom Retiro se destaca para além do famoso comércio da Rua José Paulino. O bairro tem muita gastronomia e lazer para oferecer. Nesta reportagem, o jornal Folha de São Paulo conta como a região se tornou um circuito cultural e cita como exemplo a Casa do Povo. O centro reinventa as noções de cultura, comunidade e memória e é dirigido pelo parisiense Benjamin Seroussi, com oferta de cursos, grupos de estudo e desenvolvimento de projetos de arte.

A Rua Três Rios, que fica numa das pontas do bairro, foi eleita pela revista britânica Time Out como uma das mais legais do mundo. De acordo com a publicação, a rua tem uma identidade “diversificada” e está “em constante evolução”. Ou seja, morar no Bom Retiro é estar em um dos pedaços mais vibrantes de São Paulo.

Onde fica o Bom Retiro em relação ao restante da cidade?

O bairro fica localizado na região central de São Paulo, o que garante muita mobilidade. Se pegarmos o perímetro da região, vamos ver que o bairro é cercado pelas avenidas do Estado, Cruzeiro do Sul, Presidente Castelo Branco e Rudge, pelo viaduto Orlando Murgel e pela rua Mauá.

A região é atendida por três estações de metrô: Luz, Tiradentes e Armênia. A primeira faz parte das linhas amarela e vermelha. As outras duas compõem a linha azul do metrô de São Paulo.

De forma macro, é possível explicar de outra forma onde fica o Bom Retiro. O bairro faz fronteira com áreas conhecidas da capital: os bairros da Barra Funda, de Campos Elíseos e da Luz. É fácil acessar o Bom Retiro pela Marginal Tietê e pelo corredor Norte-Sul.

Mapa mostra onde fica o bairro Bom Retiro em São Paulo

Um pouquinho de história: Como o bairro surgiu?

A história do bairro Bom Retiro começou no século XIX, mais precisamente em 1883. A região era formada por sítios, como explica o site da Prefeitura de São Paulo. O nome do bairro vem de “Chácara do Bom Retiro”, uma das muitas localizadas na região naquela época.

Essa já foi uma das regiões mais importantes da capital paulista. A construção de duas estações de trem e do Jardim da Luz, até então o único parque público da cidade, elevaram o bairro a outro nível e atraíram indústrias para a região, como a primeira fábrica da montadora Ford no Brasil.

O que fazer no Bom Retiro

Como já falamos, se você gosta de gastronomia e cultura, o bairro é um prato cheio. Excelente para provar comidas típicas de fora do Brasil – Grécia, Coréia do Sul, Itália e Bulgária são alguns dos exemplos – e também para ver exposições, como as da Pinacoteca de São Paulo, um dos museus mais importantes da cidade. 

A “Pina”, como é conhecida, é famosa não apenas pelas mostras, como pelo imponente prédio. Seu acervo conta com cerca de 11 mil peças de renomados artistas brasileiros, como Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral e Candido Portinari.

pinacoteca-sp
A Pinacoteca é um dos museus mais importantes do Brasil e está localizada no Bom Retiro

Bem próxima à Pinacoteca está a Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP Tom Jobim). Quem mora no Bom Retiro pode aproveitar os cursos desta instituição de formação de crianças e jovens em música erudita e popular.

Onde comer no Bom Retiro

Mais antigo restaurante grego de São Paulo, o Acrópolis foi fundado em 1959. Ele funciona na Rua da Graça, de domingo a domingo, inclusive feriados, entre 7h30 e 18h. No cardápio, há a clássica Moussaka e pratos com frutos do mar, como o famoso polvo a vinagrete.

Na Rua Silva Pinto, há diversas opções. A Casa Búlgara é especializada em bureka, um salgado de massa folhada da região dos Bálcãs, como explica a revista Veja nesta reportagem. Já o Pho 366 serve refeições vietnamitas.

Para quem curte comida coreana, a pedida é o New Shin-La Kwan. O restaurante é especializado em churrasco típico do país asiático e fica na Rua Prates.

Guarde lugar no estômago para provar as delícias da Pizzaria Monte Verde. O restaurante fica na Rua Barra do Tibagi e está no Bom Retiro desde 1956. O local é especializado em pizzas, mas também serve refeições.

Encontre um apartamento no Bom Retiro com a Loft

Viu como o Bom Retiro é uma joia escondida em São Paulo? Seja para morar ou para investir, a Loft tem apartamentos à venda no bairro e te ajuda a encontrar seu cantinho no Bom Retiro:

e esse bem espaçoso na Alameda Ribeiro da Silva?

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter