Brás-SP: Como é morar no bairro em transformação

Compartilhar a notícia

Com muita influência italiana, comércio farto e fácil acesso a todas as regiões da cidade, o bairro do Brás é uma das novas apostas em SP

08 de janeiro de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 18 de setembro de 2023 5 min de leitura
trem-no-bras

Se antes o bairro do Brás, em SP, era conhecido apenas pelo comércio, agora a região é palco de uma efervescente metamorfose. Com cada vez mais condomínios de apartamentos, o bairro se tornou uma opção para quem deseja morar no centro de São Paulo, perto do trabalho e dos estudos, e para quem quer investir no mercado imobiliário.

Localizado no coração de São Paulo, o Brás é um lugar de tradição, com uma história que remonta ao século 17. Junto à Mooca, o Brás se desenvolveu como uma região de comércio e indústrias, e se tornou a casa de muitos imigrantes, em especial os italianos. Hoje, o bairro recebe uma nova onda de moradores, sendo muito procurado por pessoas que querem comprar o primeiro apê. 

Como é morar no Brás?

Assim como boa parte dos bairros de São Paulo, o Brás surgiu a partir de uma região de chácaras. “A origem do Brás está ligada à figura do português José Brás. Diz a história que José Brás, proprietário de uma chácara na região, teria construído a igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, ao redor da qual desenvolveu-se um povoado que daria origem ao bairro do Brás”, explica a Folha de S.Paulo.

Morar aqui é estar perto de tudo. Além de ser muito bem servido de comércio, em especial as famosas lojas de roupas a preços acessíveis e as lojas de material de construção e carpintaria, o bairro está a poucos minutos de vizinhos como República, Liberdade, Bixiga e Mooca.

bairro Brás, agora muito procurado para moradia em SP
O comércio é um dos fortes do Brás, bairro agora muito procurado para moradia em SP

A mobilidade é outro ponto positivo da região, que conta com estações da Linha 3-Vermelha do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), assim como corredores de ônibus. Se deseja usar um carro particular, também não enfrenta problemas: o Brás é margeado pela Avenida do Estado, que leva à Marginal Tietê, e tem fácil acesso à Avenida 23 de Maio, para deslocamentos no sentido sul de São Paulo.

Bairro Brás, que dispõe de muitas opções de transporte coletivo
A mobilidade é uma das qualidades do Brás, que dispõe de muitas opções de transporte coletivo

Segurança: morar no Brás é perigoso?

Por se tratar de uma região movimentada e cheia de comércio, pode surgir a dúvida sobre se morar no Brás é perigoso. A maior parte dos roubos e furtos registrados no bairro acontecem em estabelecimentos comerciais, algo comum a outras grandes cidades brasileiras. Com o monitoramento particular (com câmeras) e policial aumentando, a tendência é a diminuição desses problemas.

Anúncios

O que tem fazer no bairro do Brás

Já que a região do Brás é praticamente uma pátria italiana, há muitas opções de lazer ligadas à cultura vinda da Itália. O restaurante Cantina Gigio é uma das paradas obrigatórias. Uma das cantinas mais tradicionais de São Paulo, lá é possível provar massas frescas e recheadas.

Outra opção para provar quitutes de origem italiana é a festa de São Vito, celebração que faz parte do calendário anual da capital paulista. A festa toma as ruas do bairro desde 1919.

“Em 1895, um grupo de imigrantes italianos trouxe a imagem de São Vito Mártir para o Brasil. O santo começou a ser reverenciado no bairro e, em 1940, foi criada a paróquia de São Vito”, diz a Folha de S.Paulo.

E também há influência de outros imigrantes na região do Brás. Quem gosta dos sabores árabes vai adorar conhecer o Carlinhos Restaurante, casa de especialidades armênias. O negócio é familiar e serve o delicioso sanduíche arais, um tipo de crepe armênio com carne moída e queijo derretido.

Museu da Imigração, no Brás
É possível curtir um belo dia de sol nos jardins do Museu da Imigração, no Brás

Na ala dos passeios culturais e artísticos, o Museu da Imigração e o Museu Catavento são ótimas opções para as famílias. E se você gosta de produtos frescos à mesa, vai adorar saber que o Brás possui a Zona Cerealista, para compra de castanhas e grãos, e está a uma pequena ponte de distância do Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão, onde se pode encontrar frutas, carnes, queijos e temperos fresquíssimos, além de comer pastéis de bacalhau e o famoso sanduíche de mortadela.

Mercado Municipal de São Paulo no Brás
O Mercado Municipal de São Paulo é uma das opções de lazer para quem mora no Brás

Encontre seu apartamento no Brás com a Loft

Passando por uma grande transformação, a região se tornou muito procurada por quem quer investir em imóveis, seja para morar ou para alugar. Já há muitos empreendimentos prontos, com toda a infraestrutura de lazer e segurança no condomínio. E a Loft tem apartamentos à venda no Brás e te ajuda a encontrar o apê ideal:

Super condomínio na Rua Ernesto de Castro, no Bairro Brás em SP
Super condomínio na Rua Ernesto de Castro
Elegância e uma bela vista da Rua Paraná!, no Bairro Brás em SP
Elegância e uma bela vista da Rua Paraná!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Veja também

Sala de Imprensa

28 de março de 2024

Relatório Equidade Salarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.