brooklin-paulista

Brooklin Paulista: um dos bairros mais procurados da cidade

6 MINUTOS DE LEITURA

Conheça a história do Brooklin Paulista, bairro nobre que se divide entre novo e velho, tradições alemãs e grandes prédios comerciais.

Vizinho de Vila Olímpia, Moema e Campo Belo, o Brooklin (antes chamado de Brooklin Paulista) é um bairro nobre e centenário da zona sul de São Paulo que fica praticamente às margens do Rio Pinheiros.

A região sedia um dos pólos empresariais da cidade, em volta da Av. Berrini, e atrai pessoas de variados tipos ao oferecer experiências igualmente variadas de cidade – do canto dos pássaros em uma pracinha bucólica à majestosa Ponte Estaiada.

Como é morar no Brooklin (Paulista, Novo e Velho)

O Brooklin é um bairro da zona sul de São Paulo que atende por vários nomes. Quando surgiu, chamava-se Brooklin Paulista – uma adjetivação relacionada a outro Brooklyn, em Nova York. 

O nome ainda é bastante empregado na cidade, mas hoje é mais comum ouvir falar em suas duas subdivisões: Brooklin Velho (no distrito Campo Belo) e Brooklin Novo (distrito Itaim Bibi).

Pontuando toda a extensão do bairro estão diversas escolas, como Colégio Vértice, Green Book School, Colégio Anhembi-Morumbi e Escola Ânima. Devido também à tranquilidade da região e à localização que dá fácil acesso a outras partes da cidade, ter um apartamento no Brooklin é bastante popular entre famílias.

Mas não só! Viver nos arredores da Berrini é opção desejada entre muitos profissionais que trabalham nesse que é um dos centros empresariais de São Paulo. Assim, conseguem ter mais qualidade de vida e perder menos tempo com deslocamentos.

Vale destacar justamente a malha de transporte público do Brooklin Paulista, que inclui trens (a Linha Esmeralda corre pela Marginal Pinheiros), metrôs (Linha 5-Lilás) ou ônibus que passam constantemente pela Av. dos Bandeirantes, Av. Professor Vicente Rao, Av. Ver. José Diniz, Av. Jornalista Roberto Marinho, Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini e Av. das Nações Unidas.

Morar no Brooklin Velho

Situado mais ao sul, o Brooklin Velho tem perfil predominantemente residencial, mistura casas e prédios e tem ruas mais arborizadas e tranquilas. Aos fins de semana, as vias se enchem de famílias pedalando com suas bicicletas. 

Ali fica a estação de metrô Brooklin (Linha 5-Lilás) e o Parque Cordeiro Martin Luther King. É a parte do Brooklin Paulista mais próxima do Aeroporto de Congonhas.

Morar no Brooklin Novo

Mais a oeste, esse pólo empresarial é marcado pela presença de grandes conjuntos corporativos. Seus prédios residenciais são mais modernos e a Vila Olímpia, que fica ali ao lado, oferece opções de lazer e gastronomia dia e noite.

É nessa parte que fica a estação de metrô Campo Belo (Linha 5-Lilás) e o Bosque do Brooklin. Também é próximo da estação de trem Berrini (Linha 9-Esmeralda) e do Parque do Povo.

A história do Brooklin Paulista

Povoado há mais de um século, o Brooklin ganhou status de bairro em 1922, quando foi oficialmente loteado. Por lá já passava o bonde que trazia movimento à região, marcada pela imigração alemã. Aliás, até hoje as tradições alemãs são muito fortes no Brooklin e há duas grandes festas anuais: Maifest e Brooklinfest.

Foi a empresa responsável pelos bondes, a Light São Paulo, que eventualmente batizou o espaço de Brooklin Paulista. A homenagem aos EUA continuou com nomes de ruas, que misturam cidades, bairros e estados norte-americanos: Michigan, Texas, Miami e Kansas são alguns exemplos.

Nos anos 1960, com a chegada da Estação Berrini da CPTM, o bairro cresceu e foi ganhando contornos corporativos. Com o passar do tempo, foram subindo os prédios e pontes – incluindo aquela que é cartão-postal paulistano, a Ponte Estaiada. 

brooklin-noite-saopaulo
A bela vista do Brooklin na noite paulistana

O que fazer no bairro do Brooklin Paulista

Além de possuir todas as facilidades de dia a dia (não faltam mercados, agências, lojinhas, restaurantes e padarias, por exemplo) o Brooklin fica perto de 4 grandes shoppings que abrigam centenas de lojas e muitas salas de cinema: JK Iguatemi, Market Place, Morumbi e Vila Olímpia. 

Há também aquelas lojas que se tornam verdadeiras instituições para os moradores, como a loja de jardinagem Jardins Modelo. Em 2020, sofrendo com o efeito da pandemia nos negócios, Nelson Simeão, dono da loja, colocou um pedido simples na porta: “Ajude-me a sair da falência. Firma com 50 anos de vida”.

Comovido, um vizinho tirou uma foto e postou na internet. O post viralizou e centenas de pessoas fizeram fila na porta para adquirir produtos da loja, que hoje tem presença online e mais de 60 mil seguidores. 

Para quem gosta de verde, a localização é privilegiada: são poucos minutos de distância do Parque do Povo e do Parque Ibirapuera. Para completar, dentro do próprio Brooklin há o Bosque do Brooklin e diversas pracinhas, além da ciclovia na Av. Berrini.

Para festejar suas raízes, anualmente o Brooklin se veste nas cores da bandeira alemã e recebe multidões para duas festas: Maifest (em maio) e Brooklinfest (em outubro). Além de comidas e bebidas típicas, como salsichões, joelho de porco assado, chucrute e chope, há apresentações de dança e venda de artesanato.

brooklin-danca-alema
Apresentação de dança alemã durante o Maifest, em 2017: um dos pontos altos do Brooklin Paulista

Onde comer no Brooklin Paulista

A gastronomia no Brooklin Paulista atende todos os gostos. Há a famosa picanha na chapa do Bar do Juarez, os quitutes portugueses da Quinta do Olivardo (que tem vinhos de fabricação própria) e os grelhados argentinos do Portucho.

E a volta ao mundo não para por aí: há ainda as massas da Vicolo Nostro, as empanadas artesanais do La Guapa, o choripán do Chimi Choripanes y Drinks e até uma empreitada especializada em pães de queijo, a Formaggio Mineiro. Além do carro-chefe, feito com queijo Serra da Canastra e parmesão, há opções de gorgonzola e até de chocolate!

Por fim, vale destacar as opções germânicas locais, como os restaurantes Zur Alten Mühle, Armazém do Alemão, Die Meister Stube e Jucalemão.

Morar no Brooklin Paulista: confira as opções da Loft!

Seja para morar perto do trabalho, no Brooklin Novo, ou para ter mais tranquilidade com a família, no Brooklin Velho, a Loft tem ótimas opções para você!

Quer conhecer apartamentos à venda no Brooklin SP? Clique aqui!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter