Bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre: guia do bairro

Compartilhar a notícia

Com muito charme e ruas arborizadas, o bairro Moinhos de Vento tem tudo para ser uma opção certeira de moradia em Porto Alegre

29 de abril de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 31 de agosto de 2023 4 min de leitura
Parque Moinho dos Ventos, também conhecido como Parcão em Porto Alegre

Não é só o nome do bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, que já nos transporta para uma atmosfera bucólica. A região tem muito verde, o que já resulta em ganhos de qualidade de vida, e está entre os cinco bairros mais valorizados da Capital Gaúcha.

Conheça um pouco sobre esse charmoso bairro de POA, cuja história vem lá de 1959, quando o bairro Moinhos de Vento foi nomeado como homenagem aos Caminhos dos Moinhos de Vento, uma rua que abrigava casas de moradores açorianos – foram eles que trouxeram os moinhos para moer o trigo que produziam. Um bom lugar para viver!

Como é morar no bairro Moinhos de Vento

Para sentir os benefícios de como é morar no Moinhos de Vento, não precisa muito esforço. A região é o endereço do Parque Moinhos de Vento, conhecido como Parcão, um dos mais famosos de Porto Alegre. Lá, você pode fazer caminhadas, corridas, passear com os cachorros e andar de bicicleta, além de contemplar o moinho açoriano, com os que existiam no bairro antigamente.

Parque Moinhos de Vento, conhecido como Parcão em Porto Alegre
Parque Moinhos de Vento, conhecido como Parcão em Porto Alegre

O Parcão em Porto Alegre tem 115 mil metros quadrados de área verde, um respiro muito bem-vindo em uma metrópole. O local também oferece quadras de futebol, tênis, vôlei e aparelhos de ginástica. Para as crianças, a biblioteca infantil e os equipamentos de recreação artesanais, feitos de toras de eucalipto, também são ótimas atividades.

Uma pesquisa da Universidade de Exeter Medical School, no Reino Unido, mostrou que pessoas que se mudaram para áreas mais verdes tiveram uma melhora imediata na saúde mental, o que se manteve por pelo menos três anos após a troca de endereço. E como já deu pra perceber, no bairro Moinhos de Vento, natureza é o que não falta.

Outro ponto atrativo do bairro é a ampla oferta de serviços, como bancos, supermercados e até um shopping a uma pequena caminhada de distância de casa. Com ruas tão arborizada, andar a pé, inclusive, é muito bem-vindo. Os restaurantes e bares de Moinhos de Vento são aconchegantes e sofisticados, e podem ser encontrados em quase todas as ruas, como o Press Bar Restaurante, o Blink Bar e a Barbarella Bakery.

O Moinhos Shopping traz muita comodidade aos moradores do bairro, com mais de cem lojas e cinemas. A praça de alimentação também oferece boas opções, como o restaurante El Fuego.

Moinhos de Vento: more próximo a outros bairros nobres de Porto Alegre

A localização do bairro Moinhos de Vento é outra vantagem. Ele está rodeado por outros bairros nobres de Porto Alegre, como Auxiliadora, Bela Vista, Mont’Serrat e Rio Branco, que também aparecem entre as regiões mais valorizadas da cidade. Segundo o Loft Analytics, em março de 2022, o preço do metro quadrado em Moinhos de Vento estava em R$7.855 mil.

Mapa do Bairro Moinhos de Vento em Porto Alegre
Nesse mapa que mostra a dimensão do bairro Moinho de Ventos, podemos ver os arredores e bairros mais próximos

A Rua Padre Chagas é cheia de lojas charmosas para passar uma tarde olhando as vitrines. Já a Rua 24 de Outubro reúne serviços como farmácias, bancos e é uma importante via de acessos a outros bairros.

Pela Avenida Goethe, em poucos minutos você estará no Rio Branco, bairro vizinho com acesso à Avenida Osvaldo Aranha, uma das mais importantes de POA. Assim, a mobilidade é um dos benefícios que Moinhos de Vento oferece, estando no meio dos melhores bairros para morar em Porto Alegre.

Anúncios

A Loft te ajuda a encontrar apartamentos em Moinhos de Vento

O bairro Moinhos de Vento é uma das melhores opções para se morar em Porto Alegre. E se você está pensando em achar um novo apê por lá, a Loft pode te ajudar na busca por um apartamento em Moinhos de Vento.

No site, você encontra informações detalhadas de cada apartamento à venda em Moinhos de Vento e outros bairros na região central de Porto Alegre. Dá pra refinar sua busca e filtrar por metragem, custos mensais, comodidades do condomínio e status do imóvel (se está pronto para morar ou se ainda está em reforma).

É hora de achar seu novo apartamento em Porto Alegre!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.