Avenida Carlos Gomes em Petrópolis, bairro de Porto Alegre

Como é morar em Petrópolis, o bairro queridinho de Porto Alegre

3 MINUTOS DE LEITURA

Conheça melhor Petrópolis, bairro da Zona Norte de POA que é cheio de praças e um dos preferidos por famílias com filhos pequenos.

Um dos bairros mais valorizados de Porto Alegre é o Petrópolis, próximo de Moinhos de Vento, Auxiliadora, Três Figueiras e Partenon. Vem conhecer um pouco mais sobre ele!

Como é morar em Petrópolis, bairro de Porto Alegre?

O bairro de Petrópolis fica pertinho do centro de Porto Alegre, a cerca de 15 minutos de carro. É conhecido por ser um bairro super arborizado em uma cidade já conhecida pela arborização, e ainda fica ao lado do Jardim Botânico. É bastante verde para um lugar com 1,5 milhão de habitantes, viu?

Vista aérea de Petrópolis

Petrópolis já tinha grandes chácaras no meio das colinas verdes há décadas quando foi oficialmente criado, em 1959, e já vinha crescendo bastante nos anos anteriores, principalmente com a chegada dos bondes Petrópolis em meados da década de 1930. Apesar de seu nome ser (provavelmente) uma homenagem à Petrópolis carioca, às ruas em si homenageiam cidades do próprio Rio Grande do Sul, com nomes que vão de Bagé a Lajeado.

Entre os moradores de Petrópolis – onde convivem casarões, predinhos tradicionais e edifícios de alto padrão modernos –, já surgiram vários nomes ilustres, como Érico Veríssimo, Luis Fernando Veríssimo, Manuela d’Ávila e Martha Medeiros.

Mapa do Bairro de Petrópolis em Porto Alegre
Onde fica o bairro de Petrópolis, em Porto Alegre

As vantagens e diferenciais de Petrópolis, em Porto Alegre

Super visado por famílias com crianças, Petrópolis é majoritariamente residencial, tem diversas praças (como a Praça Araribóia) com playground e instituições de educação, como o Colégio Santa Inês e as Escolas Estaduais Florinda Tubino Sampaio, Prof. Leopoldo Tietbohl, Ivo Corseuil e Imperatriz Leopoldina.

Para os universitários, vale destacar: a PUC-RS, Unisinos e UFRS ficam a poucos minutos de distância de Petrópolis.
Tem também o Petrópolis Tênis Clube, que agora faz parte do Grêmio Náutico da União e fica numa área grande e tem tudo que se espera de um clube: quadras, academias, piscinas, etc. E tem também algo que você espera especificamente dos clubes gaúchos: boas churrasqueiras! Aliás, falando em churrasco… A churrascaria Barranco é parada obrigatória para quem procura um bom corte de carne.

Detalhe de jacarandá florido pelas ruas do bairro Petrópolis, em Porto Alegre

Vale a pena destacar as belezas do Jardim Botânico de POA, com 36 hectares de verde que incluem trilhas, espaços para piqueniques, lagos e viveiros de árvores gaúchas. Em busca de algo mais urbano ou de um bom ar condicionado? Tranquilo! Os shoppings Iguatemi e Bourbon Ipiranga não ficam distantes do Petrópolis.

Conheça apartamentos da Loft nas melhores ruas de Porto Alegre

Quer morar em um dos metros quadrados mais valorizados de Porto Alegre? Pois olha a boa notícia: a Loft chegou na capital gaúcha! Veja nossa lista de apartamentos em Porto Alegre!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter