Saiba como é morar no Recreio dos Bandeirantes, no Rio

Compartilhar a notícia

Conheça melhor o Recreio, um bairro carioca famosíssimo pelas praias que atraem surfistas do mundo todo

10 de janeiro de 2022

Autor Time Loft
Atualizado: 18 de setembro de 2023 6 min de leitura
recreio-dos-bandeirantes

O Recreio dos Bandeirantes, mais conhecido como Recreio, é um dos bairros nobres da Zona Oeste do Rio de Janeiro, pertinho da Barra da Tijuca. O Recreio é super famoso pelas belezas naturais e também por ser um bairro do tipo planejado, com vias amplas e prédios baixos. 

Como é morar no Recreio dos Bandeirantes

Para os moradores do Recreio dos Bandeirantes, este é um bairro super aprazível. Ao lado da agitação da Barra da Tijuca (a região administrativa dos dois é a mesma), ele tem uma energia mais calma e é cercado de parques, mata e belas praias. As necessidades básicas da vida bem dispostas por ali mesmo: não faltam farmácias, escolas, bancos, mercados, etc.

Morar no Recreio também significa estar próximo de eventos grandes, como a Bienal do Livro e o Parque dos Atletas, onde o Rock In Rio costuma acontecer.

Os moradores desse bairro no Rio de Janeiro vão ser os primeiros a dizer que essas vantagens têm um preço: a mobilidade. As opções de transporte público no Recreio são mais reduzidas e o tráfego de carros pode ficar intenso. Então se você trabalha na Zona Sul ou no Centro do Rio, por exemplo, vai enfrentar um transitinho que também inclui as pessoas da Barra da Tijuca.

Apesar desse (relativo) isolamento, o Recreio tem opções de transporte público

  • Linhas de ônibus 
  • Uma estação da linha TransOlímpica de BRT

E vale dizer que, para quem não precisa se deslocar demais no dia a dia, qualquer saída de carro pela avenida da orla já vai valer a pena só pelas paisagens incríveis que vão aparecer na janela!

Além disso, para quem curte surfar, o Recreio é parada obrigatória no Rio: as praias do bairro sediam até os campeonatos da cidade.

Onde fica o Recreio dos Bandeirantes: na Zona Oeste do Rio de Janeiro, ao lado da Barra da Tijuca

O Recreio dos Bandeirantes e o Rio de Janeiro

A região ficou bastante distante do resto do Rio de Janeiro até meados dos anos 1950, quando começou a rolar um projeto organizado de urbanização e lotes foram vendidos pela Companhia Recreio dos Bandeirantes.

Devido ao desenho planejado, por ali os prédios costumam ter até 3 andares, criando um horizonte mais baixo e uma vibe mais próxima à de uma cidade pequena. E não tem sombra de edifício na praia!

As ótimas opções de lazer ali pelo litoral (Praia do Recreio, Praia da Reserva, Praia da Macumba… Todas maravilhosas) fizeram sua parte e foram atraindo moradores. A partir dos anos 1990, o bairro do Recreio passou por um desenvolvimento de infraestrutura acelerado, integrando a área à rede de energia, água e saneamento da cidade. 

Devido a esse conjunto de fatores – belezas naturais e planejamento urbano –, o Recreio é hoje um bairro bastante valorizado no Rio, assim como a vizinha Barra da Tijuca. 

Anúncios

O que fazer no Recreio dos Bandeirantes

Antes de apresentar as famosas praias do Recreio (tem uma seção dedicada a elas mais adiante), vale falarmos dos parques! 

Para começar, tem o Parque Chico Mendes, com 44 mil metros quadrados de área verde, playground, biblioteca, cursos e pesquisas de fauna e flora. O conhecidíssimo jacaré-de-papo-amarelo vive na Lagoinha das Taxas, ali no parque. 

E pertinho do Chico Mendes fica o Parque Marapendi. O destaque local é a Lagoa do Marapendi, que conta com um deck amplo e uma torre de observação para os turistas. Também tem espaço para brincadeiras infantis.

Aliás, com tanta Mata Atlântica por perto, não se assuste se topar com alguns animais silvestres, tipo tucanos, micos, capivaras e jacarés (que preferem ficar nas lagoas deles, não se preocupe).

Quem prefere o ar-condicionado dos shoppings (e às vezes precisa, né) tem duas opções super equipadas no bairro: o Recreio Shopping e o Barra World Shopping. E um passeio cultural pode passar pelo Museu Casa do Pontal, que reúne uma grande coleção de arte popular brasileira. 

os esportistas vão adorar morar no Recreio por outros motivos. Além de ciclovia e pistas de skate, tem uma imensa riqueza de atividades aquáticas para fazer: surf, bodyboard, wakeboard e stand up paddle.

Para comer e beber, vale destacar o Buteco, o Bar 399 (que tem pista de skate) e o Empório Baixo Recreio. Outras opções incluem o Natural do Recreio (com açaí, sanduíche e sucos variados), Cugine (gastronomia italiana), Kaçuá (nordestina) e Brooks Pub (que pode ser pub em estilo inglês, mas também tem pratos mexicanos).

E vale visitar os quiosques de grande porte das praias do Recreio, como o Costello, o Pesqueiro e o Cavalo Marinho

As praias do Recreio

O litoral do Recreio dos Bandeirantes tem 5 praias: Recreio, Pontal, Macumba, Secreto e Prainha. As águas estão entre as mais limpas da cidade. 

Praia do Recreio

A maior e mais movimentada praia do Recreio dos Bandeirantes! Ela tem aproximadamente 3 quilômetros e várias escolinhas de surf e vôlei de praia. 

Praia do Pontal

Sabe “do Leme ao Pontal”? Pois é, fica aqui no Recreio! Eternamente celebrada na voz de Tim Maia, essa praia é a segunda mais frequentada da região. A água frequentemente fica assim, lindíssima e bem caribenha.

Praia da Macumba

Com pouco mais de um quilômetro de extensão, é conhecida como o paraíso dos surfistas, que praticam ali o ano todo.

Praia do Secreto

Segredo dos locais por muito tempo (é preciso caminhar um tantinho para chegar), a Praia do Secreto tem uma piscina natural que se forma em determinados momentos da maré. Boa para praticar o surf e o bodyboard.

No vídeo acima, entenda como chegar na Praia do Secreto

Prainha

Na divisa entre o Recreio e o vizinho Grumari, a Prainha tem uma faixa de areia pequena e também é super procurada pelos surfistas. É parte de uma Área de Proteção Ambiental (APA) permanente, então é cercada de verde.

bela vista da Prainha, uma belíssima praia que faz parte do Recreio dos Bandeirantes

Conheça os apês da Loft nas melhores ruas do Recreio

Gostou de conhecer melhor esse bairro carioca? Então temos uma ótima notícia: a Loft tem vários apartamentos à venda no Recreio dos Bandeirantes

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.