Parque da redencao parque farroupilha

Central e Tranquilo: Saiba como é morar no bairro Rio Branco, em Porto Alegre

4 MINUTOS DE LEITURA

Com infraestrutura completa, o bairro Rio Branco, em Porto Alegre, oferece lazer, serviços e mobilidade para uma rotina tranquila na capital gaúcha

Não é por acaso que o bairro Rio Branco está entre os melhores bairros para morar em Porto Alegre. A região concentra todos os serviços necessários para ter um dia a dia organizado e livre de estresse desnecessário, além de muito verde a cada esquina.

Quem mora em um apartamento no bairro Rio Branco, em Porto Alegre, geralmente não quer se mudar por nada. Ficou curioso sobre o por que do bairro ser tão bem cotado na escala de moradia do porto-alegrense? Descubra neste artigo!

Como é morar no bairro Rio Branco, em Porto Alegre?

As ruas arborizadas, com calçadas amplas e ideais para boas caminhadas, do bairro Rio Branco já enchem os olhos de qualquer pessoa que busca tranquilidade. E sem ter que abrir mão de uma infraestrutura completa, claro.

O bairro foi batizado em homenagem a José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco, diplomata brasileiro que resolveu questões importantes sobre as fronteiras com a Argentina, França e Bolívia entre o fim do século XIX e início do século XX. A região alia tradição e modernidade, com todos os serviços a poucos minutos de casa – supermercados, farmácias, bancos, escolas, academias.

Para quem tem filhos e se preocupa em encontrar um colégio em Rio Branco, Porto Alegre, temos boas notícias: o Colégio Metodista Americano e o Colégio Leonardo da Vinci – Alfa estão localizados no bairro, além do Instituto Porto Alegre (IPA), que possui cursos de graduação e pós-graduação.

Na ala dos bares e restaurantes, os moradores não se decepcionam. O restaurante italiano Peppo Cucina é um dos mais famosos. No bairro também estão o tailandês Koh Pee Pee e o vegano Mantra Gastronomia e Arte, além do Otro Bar.

Para exercícios ao ar livre, é possível ir a pé ao Parque Redenção, um dos mais tradicionais de Porto Alegre. O parque fica na avenida Osvaldo Aranha e recebe a Feira Ecológica aos sábados, um programa certeiro para começar o fim de semana em POA. Do bairro Rio Branco também é fácil acessar a Praça da Encol, que oferece quadras poliesportivas, playground, e o Parcão.

Parque Farroupilha conhecido também como Parque Redenção
Parque Farroupilha, também conhecido como Parque da Redenção.

Zona Norte de Porto Alegre: bairros nobres da capital gaúcha

Depois de conhecer como é o dia a dia na região, é preciso saber onde fica o bairro Rio Branco em Porto Alegre, certo? A resposta não poderia ser melhor. Localizado na zona norte de Porto Alegre, o bairro é vizinho de outros bairros nobres de Porto Alegre, como Mont’Serrat, Moinhos de Vento e Bela Vista.

O metro quadrado no bairro Rio Branco custava em média R$ 6.105 em março de 2022, de acordo com os dados de Loft Analytics. A região está entre os melhores bairros de Porto Alegre e registrou uma diminuição de 10,2% no valor dos imóveis residenciais nos últimos 4 meses.

Mapa do bairro Rio Branco em Porto Alegre
Mapa do bairro Rio Branco em Porto Alegre.

As ruas do bairro Rio Branco são arborizadas e permitem fácil acesso a vias que levam ao resto da cidade. A poucos minutos de carro estão a zona sul, o Centro Histórico e o Aeroporto Salgado Filho – mobilidade de dar inveja a quem ainda não mora no bairro. A região pode ser acessada pelas avenidas Vicente da Fontoura, Mostardeiro, Castro Alves, Goethe, Protásio Alves, Osvaldo Aranha e pela Rua Ramiro Barcelos.

Encontre um apartamento no bairro Rio Branco

Por tudo que você viu até aqui, não resta dúvidas de que o bairro Rio Branco é uma das melhores opções em Porto Alegre, certo? Seja para morar ou para investir para aluguel, comprar um apartamento nessa região central tem tudo para ser um investimento com curva crescente de valorização.

Para te ajudar nesse processo, a Loft chegou em Porto Alegre! No site, você encontra informações detalhadas de cada apartamento no bairro Rio Branco e em outros bairros bem localizados de POA. Você pode filtrar por metragem, gastos mensais, comodidades do condomínio e status do imóvel (se está pronto para morar ou em reforma).

É hora de achar o seu novo apartamento dos sonhos!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter