Pinheiros: o bairro da vez em São Paulo

pinheiros-loft
Tempo de leitura: 7 minutos

Está pensando em mudar de bairro? Com fácil acesso a transporte, ruas arborizadas e muitos restaurantes, Pinheiros pode ser a melhor opção para passar os próximos anos da sua vida

Escolher um bairro para morar pode ser ainda mais importante do que a busca pelo imóvel em si. Em uma metrópole como São Paulo, a tarefa ganha ainda mais importância. Isso porque o local vai fazer toda a diferença na sua qualidade de vida, uma vez que o tempo de deslocamento para as atividades do dia a dia é uma das maiores queixas da população.

Apesar de estar na zona oeste da capital, Pinheiros é considerado um bairro central. Está próximo aos polos empresariais das avenidas Faria Lima e Juscelino Kubitschek, assim como de bairros como Vila Olímpia e Berrini. Além da facilidade de chegar ao trabalho de carro, a região de Pinheiros dispõe de estações de metrô e diversas linhas de ônibus, assim como de ciclovias – uma mão na roda para quem quer diminuir o uso do carro.

As vantagens não param por aí. Pinheiros também é conhecido por ser um polo gastronômico. Todo mês um novo restaurante aparece, os antigos renovam o cardápio e os moradores estão sempre provando as novidades culinárias da cidade. Detalhamos o estilo de vida do bairro e já adiantamos: você vai querer se mudar para lá!

pinheiros-a-pe-loft
Pinheiros é o bairro ideal para quem gosta de resolver a vida a pé – tudo o que você precisa está a uma pequena caminhada de distância

O QUE FAZER EM PINHEIROS?

Além dos restaurantes e da facilidade para se chegar a qualquer ponto empresarial da cidade, Pinheiros oferece muitas opções de lazer. A agenda do Sesc Pinheiros, localizado na rua Paes Leme, está sempre recheada de espetáculos. O Teatro Paulo Autran, que fica dentro da unidade, tem capacidade para 1010 pessoas e recebe atrações musicais e teatrais.

Na rua Cardeal Arcoverde, o Carioca Club Pinheiros promete animar a noite do bairro com shows de ritmos variados, que vão do samba ao rock. E para quem prefere atividades diurnas, o Esporte Clube Pinheiros representa uma boa oportunidade de pertencer a uma comunidade.

Fundado em 1899, o clube tem uma área de 170 mil m², sendo 80 mil m² de área verde. É o maior clube poliesportivo da América Latina, responsável por 12 medalhas olímpicas brasileiras. Os associados têm acesso a mais de 30 modalidades esportivas, além de cursos de idiomas e artes.

Com fácil acesso a tudo, moradores de Pinheiros não precisam sair do bairro para quase nada

RUA DOS PINHEIROS: COMER BEM É MANDATÓRIO

Se você adora comer bem e ainda não circulou pela rua dos Pinheiros, está na hora de se redimir. Uma das mais famosas ruas gastronômicas de São Paulo, a rua dos Pinheiros possui muitos restaurantes descontraídos, para sentar e comer sem se preocupar com a ordem dos talheres, por exemplo. Confira seis lugares para conhecer o cardápio melhor:

KEZ Bagel e Café

Preparam o bagel, tradicional pão judaico, com deliciosos recheios, como salmão, rosbife, pastrami e cogumelos. Quem não quiser ir de bagel pode provar os pães de fermentação natural e outras receitas judaicas típicas, como a babka de chocolate.

> Rua dos Pinheiros, 725

Bagels do KEZ, na Rua dos Pinheiros

La Guapa

Com seis unidades em São Paulo, o La Guapa vende empanadas da chef Paola Carosella. Há opções com carne, vegetarianas e, mais recentemente, doce.

> Rua dos Pinheiros, 248

Empanada de Paola Carosella com molho feito na casa

Riconcito peruano

Pratos tradicionais do Peru podem ser provados no Riconcito Peruano. Entre eles, ceviche, chicharrón e diversas receitas com peixes e frutos do mar.

> Rua dos Pinheiros, 832

O ceviche é feito com peixe branco cru marinado em suco de limão ou lima

Bao Bao Baby

O pãozinho oriental cozido no vapor é a nova febre gastronômica da cidade. Na rua dos Pinheiros, o Bao Bao Baby traz no cardápio opções com porco, legumes e até doces – de banana com doce de leite e praliné de amendoim.

> Rua dos Pinheiros, 257

Os pães orientais chegaram a Pinheiros para ficar e você precisa experimentar

Bráz Elettrica

As pizzas individuais da Bráz Elettrica são feitas para comer com as mãos. A massa passa pelo processo de fermentação natural e há sempre novas coberturas no cardápio. Se for no almoço, experimente o combo com salada. Além disso, a decoração do lugar serve de inspiração para dar ares nova iorquinos ao seu apartamento!

> Rua dos Pinheiros, 220

Pizza e decoração bem industrial e urbana são o mote das unidades da Bráz Elettrica, em São Paulo

La Bombe

Depois de passar por um dos restaurantes que mencionamos, que tal um docinho? A confeitaria La Bombe é especializada nas éclairs e se inspira na receita francesa para criar doces que agradam o paladar brasileiro.

> Rua dos Pinheiros, 223

La Bombe: um pedacinho da França na rua dos Pinheiros

FRADIQUE COUTINHO – LINHA 4 DO METRÔ

Com o grande movimento dos restaurantes na rua dos Pinheiros, estacionar o carro pode exigir paciência. Então, porque não utilizar o transporte público? A estação Fradique Coutinho, da Linha 4 do metrô, é uma das opções mais indicadas.

Automatizada, a Linha 4 do metrô iniciou sua operação em maio de 2010, com a inauguração das estações Paulista e Faria Lima. Depois, vieram Butantã, Pinheiros, República e Luz. Hoje, já são dez estações, ligando a região Luz, no centro de São Paulo, ao bairro de Vila Sônia, na zona sudoeste. A única que falta ser entregue é Vila Sônia, com previsão de abertura em 2020.

Pinheiros é o bairro que mais se beneficia da Linha 4 do metrô, pois agrupa as estações Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima e Pinheiros – onde há ainda um terminal de ônibus.

pinheiros-metro-fradique-coutinho-loft
A estação Fradique Coutinho, da linha 4 do metrô, favorece quem quer chegar à rua dos Pinheiros

ALTO DE PINHEIROS: ONDE AS ÁRVORES TÊM VEZ

Se o que faz seus olhos brilharem é morar em uma região arborizada, este bairro pode ser seu lugar. Com ruas largas e cheias de árvores, a área possui condomínios horizontais e apartamentos de alto padrão.

O Alto de Pinheiros começou a ser urbanizado pela Cia. City em 1925, mesma empresa que implantou os bairros Pacaembu e Jardins, diz o InfoMoney.

Quem tem cachorro em apartamento pode achar encantos a mais na região. O Parque Villa-Lobos e a Praça do Pôr do Sol possuem espaços dedicadas aos peludos, nos quais os amigos de quatro patas podem correr sem coleira e brincar à vontade.

pinheiros-parque-villa-lobos-loft
Morar no Alto de Pinheiros é estar mais perto do Parque Villa-Lobos, ótimo programa para a família aos fins de semana

PINHEIROS DO “MEIO” E BAIXO PINHEIROS

O mineiro João Paulo Cardoso, gerente de projetos que mora em São Paulo, não troca o Baixo Pinheiros por nada. A região compreende as “margens” da avenida Faria Lima. De um lado, muitas opções gastronômicas e culturais. Do outro, também!

“Vim para fazer seleção de emprego e fiquei um tempo hospedado com meus amigos. E gostei da região, achei animada, com vários lugares legais para comer e sair à noite. Percebi que seria um bom lugar para morar e, quando realmente me mudei para São Paulo, já tinha na cabeça que queria morar em Pinheiros”, diz.

pinheiros-mercado-municipal-loft
O Mercado de Pinheiros possui restaurantes e lojas, para compra de produtos frescos

A rua Cunha Gago está se tornando um pequeno polo de restaurantes descolados, como o recém-aberto Lupe Bar y Taqueria. Nas redondezas, há também o Mercado Municipal de Pinheiros, com uma unidade do Mocotó, do chef Rodrigo Oliveira, e vários outros restaurantes e lojas de queijos, embutidos e frutas para passar a hora de almoço. E, se sobrar tempo, dê um pulo no Instituto Tomie Ohtake para dar uma olhada nas exposições.

“Em um raio de dez minutos a pé da minha casa, tem qualquer coisa que eu precisar. Gosto muito do Mercado de Pinheiros, porque além de ter restaurantes bacanas, é onde gosto de fazer compras”, explica João, que mora há quatro anos no Baixo Pinheiros.

Quesadillas, tacos e drinques para animar as noites no Lupe Bar y Taqueria, em Pinheiros

No Pinheiros do “meio”, mais algumas ótimas opções para comer. Com comidinhas para o dia todo, o Futuro Refeitório já se tornou um símbolo da região. No jantar, o elegante Chou e o aconchegante Tan Tan Noodle Bar são uma boa pedida. Para deixar a despensa em dia, não deixe de visitar a Quitanda, na rua Mateus Grou – que ainda possui uma bela seleção de vinhos.

A blogueira Marieli Mallmann indica seus lugares favoritos em Pinheiros

LEIA TAMBÉM: Conviver com conforto e liberdade nos bairros Gay Friendly de São Paulo

A região também possui lojas de slow fashion, boas para adquirir peças únicas e de qualidade. Mas se preferir resolver a vida inteira em um só lugar, o Shopping El Dorado está a poucos minutos de distância, na avenida Rebouças.

POLO EMPRESARIAL NA AVENIDA DAS NAÇÕES UNIDAS

Morar em Pinheiros é estar rodeado por gastronomia e lazer de qualquer ângulo que se olhe. Além de ser cheio de opções culturais, o bairro possui um lado empresarial, com diversos escritórios localizados na avenida das Nações Unidas. Já pensou morar a poucos minutos do trabalho e não ficar mais preso no trânsito?

A Loft se preocupa com o bem-estar de quem está procurando um novo lar e por isso já tem opções de apartamentos em Pinheiros. Confira nossas ofertas de apartamentos à venda e descubra porque Pinheiros é o bairro ideal para viver bem nos próximos anos da sua vida.