Guia de sobrevivência para morar sozinho

Compartilhar a notícia

22 de agosto de 2019

Autor Time Loft
Atualizado: 21 de novembro de 2022 7 min de leitura

Esteja preparado para morar sozinho e ter um apartamento de solteiro com nossas dicas de como organizar a casa e aproveitá-la da melhor forma possível

Morar sozinho é algo que tem se tornado cada vez mais frequente em todo o mundo. Segundo a OCDE, o Brasil é o 14º país do mundo com maior percentual de pessoas morando só. Entre 2005 e 2015, o número de residências brasileiras com apenas um morador passou de 10,4% para 14,6%

Há quem vê com bons olhos ter uma casa toda só para si e há aqueles que têm medo de passar os horários livres sozinhos. Se você já pensou ou está a procura de um apartamento só seu, montamos esse guia para que você esteja preparado para essa nova etapa da sua vida.

Alguns dados sobre morar sozinho no Brasil

O SIS (Síntese de Indicadores Sociais), realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mostrou que a tendência é mais comum entre pessoas com maior poder aquisitivo e que moram em centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro. 

Pessoas com idade acima de 50 anos são a maioria desses moradores e representam 63,7% do total. Outra parcela significativa é representada por jovens que acabaram de sair da casa dos pais ou de moradias conjuntas com outros jovens. O fato é que é que morar sozinho tem se tornado algo cada vez mais comum e já movimenta cerca de R$100 bilhões por ano só no Brasil.

Aproveite todas as vantagens que morar sozinho proporciona

Ter um apartamento de solteiro é sinônimo de liberdade total, você poderá fazer o que quiser e quando quiser. As regras da casa serão totalmente suas: você pode cantar, dançar, andar sem roupa ou passar o dia inteiro no sofá – ninguém irá te perturbar. A televisão também será toda sua, e a decoração escolhida também. 

Morar sozinho pode ser uma experiência agradável e enriquecedora e também uma forma de autoconhecimento. Em 2018, o HuffPost promoveu uma pesquisa com leitores para conhecer um pouquinho sobre como é a vida de quem tem a casa toda para si. 

“Agora que já morei sozinho e sei que consigo fazer isso e gostar, morar sozinha é, hoje, sempre uma opção para mim. Não preciso mais temer a dependência, porque agora compreendo a independência e posso estar aberta para companhia”, disse Katie, uma das leitoras. 

Anúncios

Atenção para sua alimentação

A alimentação costuma ser uma das questões mais difíceis para quem começa a morar sozinho e não está acostumado a cozinhar. Ninguém irá ficar no seu pé para que você coma bem. Morar sozinho também significa ter liberdade para comer o que quiser e na hora que quiser. Fast food nas três refeições? Pode. Sorvete no café da manhã? Pode. Jantar brigadeiro? Pode, também. 

Mas lembre-se que assim como os cuidados da casa dependem de você, a sua saúde também dependerá. Por isso, comer bem no dia a dia e guardar as momentos de extravagância culinária para os fins de semana ou ocasiões festivas pode fazer toda diferença para sua saúde com o passar da idade. 

morar-sozinho-cozinhar-loft
É muito fácil se esquecer de uma alimentação balanceada quando se mora sozinho.

Não tenha medo de cozinhar, é mais fácil do que parece

Não precisa ser nenhum MasterChef para cozinhar receitas gostosas e saudáveis. Há receitas rápidas e práticas de fazer por toda a internet para todos os níveis de experiência na cozinha. Em alguns sites você pode aprender desde cozinhar um ovo até fazer uma lagosta.

Não tenha medo nem preguiça de se aventurar na cozinha, nem dependa de comida congelada ou pedidos do Ifood para se alimentar em todas as refeições. Cozinhar a própria comida, além de divertido, fará muito bem para sua saúde. 

Saiba como organizar a casa

Limpar a casa dá preguiça para a maioria dos mortais. Independentemente de contar ou não com a ajuda de uma diarista, não deixe a bagunça e louças sujas acumulando pela casa. Uma casa organizada é sinônimo de bem estar e praticidade no dia a dia, e o segredo para mantê-la arrumada e limpa é não deixar as coisas acumularem. 

Louça

Lave a louça após as refeições. Na maioria dos casos, cozinhar para uma só pessoa suja pouca louça e você gastará poucos minutos lavando. Aproveite para limpar antes que a comida seque nos utensílios e grude em tudo. Limpar poucos itens é muito mais fácil que limpar aquela pilha de louças que está há uma semana na sua cozinha. 

Organização

Depois de usar suas coisas, coloque-as de volta no lugar de onde tirou. Ter um local exato para guardar cada objeto torna a organização mais rápida e fácil. Assim como a louça, arrumar aos poucos após usar tomará poucos minutos do seu tempo e deixará o ambiente muito mais agradável. 

Roupa suja

Como já dissemos, o segredo para evitar dor de cabeça com organização é não acumular tarefas. Lave as roupas usadas no fim de semana e, caso não tenha secadora de roupa, coloque-as para secar esticadas no varal. Isso deixará as roupas secas menos amassadas, facilitando muito na hora de passá-las. 

Aqui você encontra algumas dicas de limpeza que podem te ajudar na hora da faxina.

Tenha telefones e endereços para emergências ao alcance

Ficar doente ou se machucar provavelmente é o momento mais difícil da vida de quem mora sozinho. Por isso, saiba com quem contar nesses momentos e conheça os arredores do seu bairro. Verifique onde estão localizados hospitais, UBSs, centros-médicos e, se possível, tenha o contato de algum vizinho próximo que possa te ajudar em uma emergência. 

O que fazer quando se sentir sozinho?

Eventualmente, você irá se sentir sozinho. Não tenha medo de ficar apenas em sua própria companhia, esse pode ser um ótimo momento para se autoconhecer. Não veja o sentimento de solidão apenas como algo ruim, ele te permite saber quais pessoas são mais importantes na sua vida, pois é delas que você irá lembrar. Essa pode ser uma ótima oportunidade para ligar para essas pessoas e bater um bom papo.

Não torne seu celular um companheiro de quarto

Às vezes, pessoas que moram sozinhas transformam os celulares em seus roommates. Tome cuidado para não passar todo seu tempo livre grudado no telefone ou passar muitos dias seguidos sem ver nenhum ser humano ao vivo, principalmente se você trabalhar em casa

Ficar sozinho de vez em quando é bom, mas não deixe que a solidão seja toda sua realidade. Eventualmente, chame amigos e familiares para um café ou convide-os para uma visita na sua casa.

Há uma série de outras atividades que também podem te fazer sentir menos sozinho: saia de casa para tomar um sol, caminhar e ver as pessoas nas ruas; escute uma música sem fones de ouvido; assista a um bom filme ou leia um bom livro. Tempo livre pode ser uma boa opção para criar novos hobbies, como plantar uma horta de apartamento, tocar um instrumento ou aprender algo novo.

Torne a experiência de morar sozinho algo enriquecedor

Aproveite toda a liberdade que ter um apartamento todinho para você permite. Sua casa é o reflexo da sua personalidade, e cuidar dela é uma forma de cuidar de si mesmo. Tarefas do dia a dia, como organizar a casa, podem tornar seu apartamento de solteiro mais agradável e receptivo.

Que tal conhecer nossos apartamentos à venda e procurar seu futuro lar junto com a Loft? Confira nossos imóveis localizados nos melhores bairros da cidade e acompanhe as informações mais importantes sobre mercado imobiliário no nosso blog.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.