Vila Leopoldina: um guia sobre morar no bairro

morar-vila-leopoldina-loft
Tempo de leitura: 4 minutos

Localizada na zona oeste de São Paulo, a região da Vila Leopoldina segue em ascensão, com boas escolas, serviços e opções de imóveis de médio e alto padrão

Imagine morar em um apartamento de quatro dormitórios, em um condomínio com todas as facilidades, com boas escolas por perto e com fácil acesso às marginais Pinheiros e Tietê, que são as principais vias da capital paulista. Soa como um sonho para a família, certo? Mas é a realidade de quem mora na Vila Leopoldina, na zona oeste de São Paulo.

Neste artigo, vamos falar sobre o bairro da Vila Leopoldina, destacando as vantagens de morar nesta região emergente da capital paulista. Descubra ainda os serviços e as opções de lazer que o bairro oferece.

A história da Vila Leopoldina

A Vila Leopoldina é quase uma esquina estendida das marginais Pinheiros e Tietê. A localização privilegiada para o transporte foi um dos principais fatores da evolução do bairro como uma área industrial nos anos 1950, quando o Centro Industrial Miguel Mofarrej e a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) foram construídos.

A história da região, no entanto, começou muito antes. Como a maioria dos bairros paulistanos, a Vila Leopoldina já pertenceu a um único dono, João Correia da Silva, que tomou posse da região em 1827. Alguns anos depois, as terras foram vendidas aos jesuítas, que depois as repartiram em lotes. 

Desde que se tornou um loteamento há mais de 100 anos, a Vila Leopoldina caminhou para ter um papel cada vez mais importante na capital paulista. Da Ceagesp, por exemplo, saem frutas, legumes, plantas e cereais para abastecer diversas cidades do país. 

Vila Leopoldina: o que esse bairro tem para oferecer?

Nos últimos 20 anos, a Vila Leopoldina passou a abrigar estúdios para produção fotográfica e audiovisual nos antigos galpões cerealistas, sendo hoje a sede de diversas produtoras. Outros espaços cederam lugar a condomínios equipados e confortáveis para atender a um público exigente de médio e alto padrão.

A variedade de opções de transporte é outro destaque da região. Além de grandes vias como as marginais Tietê e Pinheiros para se locomover de carro, há estações de trem da CPTM (linha 8-Diamante e linha 9-Esmeralda) e diversas linhas de ônibus.

Para quem tem filhos, estar rodeado por boas escolas é fundamental. O bairro oferece algumas opções bem avaliadas, como Escola Vera Cruz, Colégio Módulo e Colégio Santa Cruz, além da proximidade com a Universidade de São Paulo (USP).

O que fazer na Vila leopoldina?

Além da possibilidade de comprar frutas, legumes e plantas direto da fonte no Ceagesp, quem mora ou trabalha na Vila Leopoldina conta com ótimos restaurantes e bares para o happy hour. Há ainda opções culturais ao ar livre e lojas para quem gosta de decoração, como a OpenBox2.

Gastronomia e bares

Graças ao perfil híbrido de bairro residencial e comercial, a Vila Leopoldina tem bons restaurantes para almoço e jantar. É o caso do Rinconcito Peruano, que serve clássicos da culinária do Peru, como ceviche, e do Mangiare, que tem comida italiana para todos os gostos.

Para o happy hour com os amigos ou colegas de trabalho, o Abbatepietro Steak & Beer oferece mais de 200 rótulos de cerveja e recebe food trucks como o Buzina Burgers e o Mocotó. E quem não dispensa um bar no estilo boteco vai gostar do Columbus Bar, com seus tradicionais petiscos paulistanos.

Lazer e cultura

Que tal começar o dia com uma corrida ao ar livre? O Parque Villa-Lobos atende aos moradores da Vila Leopoldina com seus 732 mil m² de área de lazer e esporte. Ao lado do parque está o Shopping Villa Lobos, com salas de cinema e teatro, além de diversas lojas.

morar-vila-leopoldin-parque-vila-lobos-loft
Passar uma manhã no Parque Villa-Lobos é um programa para toda a família

Um passeio cultural interessante é visitar o Museu do Relógio, fundado na Vila Leopoldina em 1975. Lá está a maior coleção de relógios da América Latina, com cerca de 650 peças, coletadas pelo professor Dimas de Melo Pimenta.

Para quem gosta de vida noturna, a balada The Year, projetada pelo arquiteto Guto Requena, é diversão na certa. O local tem festas diferentes toda semana e atrai DJs de todo o Brasil, além de atrações internacionais.

+ Descubra como vender seu apartamento para a Loft

Encontre seu novo lar na Vila Leopoldina!

Já pensou em comprar um apartamento na Vila Leopoldina? Além de ter fácil acesso a todas as regiões de São Paulo através das duas principais vias da cidade – as marginais Tietê e Pinheiros -, o bairro conta com excelentes escolas e condomínios adequados às necessidades tanto de famílias com filhos, quanto de quem mora sozinho.

morar-vila-leopoldina-apartamento
Apartamento para comprar na Vila Leopoldina
morar-vila-leopoldina-comprar-apartamento-loft
Apartamento à venda na Vila Leopoldina

A Loft se preocupa com o bem-estar de quem está procurando um novo lar e já tem opções de apartamentos na Vila Leopoldina. Nossos imóveis são entregues com opção de reforma, para a renovação completa da infraestrutura elétrica, hidráulica e de acabamentos.

Conheça nossos apartamentos à venda em São Paulo, acompanhe as principais notícias sobre mercado imobiliário no blog !