Vila Olímpia: o bairro conectado de São Paulo

morar-vila-olimpia-loft
Tempo de leitura: 5 minutos

Está pensando em morar perto do trabalho? A Vila Olímpia pode ser o bairro ideal tanto para quem trabalha na zona sul de São Paulo quanto em Pinheiros. Além dos edifícios empresariais, a região tem fácil acesso a transporte, restaurantes e muito lazer

O bairro onde você vai morar pode ser uma decisão mais difícil de se tomar – e também mais importante – do que definir o imóvel propriamente dito. É claro que a planta do apartamento terá bastante influência no seu dia a dia. No entanto, demorar mais ou menos para chegar ao trabalho e as facilidades que o bairro oferece são alguns fatores a considerar na hora de checar a balança de prós e contras do novo lar. 

Grandes cidades como São Paulo costumam ser desafiadoras neste aspecto. Ao fazer a lista de vantagens e desvantagens dos lugares onde pensa em morar, é interessante definir um peso para cada coisa. Por exemplo: proximidade do trabalho tem um peso maior para sua família do que a oferta de muitos supermercados? Vale a pena investir um pouco mais para chegar e sair do trabalho com mais facilidade?

Ter em mente que o tempo é valioso, seja para ir à academia ou ao cinema com amigos e família, pode ser o grande diferencial na busca por um imóvel. Localizado na zona sul de São Paulo, a Vila Olímpia é considerada um bairro empresarial. Com diversas agências de publicidade e novos negócios, como startups, a região também está próxima ao polo empresarial da avenida Faria Lima, assim como de bairros como Berrini e Morumbi.

Além da facilidade de chegar ao trabalho de carro, o bairro da Vila Olímpia dispõe de uma estação de trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e diversas linhas de ônibus, além de ciclovias – ótimo recurso para quem planeja diminuir o uso do carro.

O QUE FAZER NA VILA OLÍMPIA? 

Shopping Vila Olímpia

Localizado na rua Olimpíadas, o Shopping Vila Olímpia foi inaugurado em 2009 e reúne 191 lojas em seis pisos diferentes. Possui sete salas de cinema de última geração e teatro, além de um boliche com 12 pistas e um andar inteiro com restaurantes e praça de alimentação. 

O projeto arquitetônico é de Sig Bergamin e Paulo Baruki, com concepção de Júlio Neves, e teve inspiração na estética fabril do início do século XX, quando a região era ocupada por fábricas e armazéns. A decoração industrial, inclusive, é um dos estilos mais procurados nos dias de hoje para repaginar os interiores de apartamentos.

Além de amplo estacionamento, o shopping Vila Olímpia dispõe de escadas rolantes duplas e elevadores em todos os andares para facilitar o deslocamento dos clientes.

Baladas Vila Olímpia

A Vila Olímpia tem baladas para diversos gostos. Se você curte música sertaneja, as boates Woods e Vila JK são o seu lugar. As casas noturnas têm capacidade para receber um grande público e já abrigaram shows de grandes cantores nacionais, como Anitta.

Para aqueles que procuram um clima de paquera, a revista Veja recomenda três lugares: o bar Charles Edward para quem tem 40 anos ou mais, o Eu Tu Eles, onde tocam bandas de sertanejo, pop rock e samba, e o Rey Castro, para quem gosta de salsa, merengue e rumba.

As baladas da Vila Olímpia são tão famosas em São Paulo que quase afugentaram a jornalista Natália Chagas do bairro. Ela e o marido, o empresário Rafael Carrenho, moram na Vila Olímpia há 4 anos mas, antes de se mudarem, tinham uma visão equivocada sobre a região.

“Eu tinha muito preconceito com o bairro por causa do trânsito, dos bares, das baladas. Para mim a Vila Olímpia era uma região para trabalhar ou para sair à noite”, lembra. A jornalista conta que a chave virou quando ela encontrou seu apartamento. Ela se apaixonou pelo imóvel e, mesmo com dúvidas, se mudou para o bairro. 

“Hoje dificilmente sairia da Vila Olímpia, amo morar aqui”, diz. “Apesar do preconceito inicial, morar lá é ter tudo por perto e, ao ser convidada para um evento, de trabalho ou pessoal, ter quase certeza que esse evento vai ser perto de casa.”.

Parque do Povo

Aberto em 2008, o Parque Mário Pimenta Camargo, mais conhecido como Parque do Povo, fica localizado entre Pinheiros e Itaim Bibi, a poucos minutos da Vila Olímpia. Muito procurado por quem gosta de praticar atividades físicas, o parque conta com três quadras poliesportivas – uma delas, inclusive, com marcação para esportes paraolímpicos. 

No local, é possível fazer diversos roteiros botânicos, como o Mirtáceas, Frutíferas Nativas, Frutíferas Exóticas, Madeiras Nobres, Círculos, Palmeiras, Árvores Especiais e Árvores Ornamentais. Durante o passeio, você vai conhecer coleções botânicas sobre espécies de todos os biomas do Brasil.

Quando perguntada sobre o local preferido na Vila Olímpia, Natália não pensou duas vezes: “Parque do Povo, sem dúvida alguma!” O parque fica aberto ao público das 7 horas às 16 horas e está integrado à ciclofaixa de lazer. 

Gastronomia

Morar na Vila Olímpia também é sinônimo de estar rodeado de bons restaurantes. O Ici Brasserie, localizado dentro do Shopping JK Iguatemi, é um deles. Primeira parceria entre os sócios do Ici Bistrô (o chef Benny Novak e Renato Ades) e os proprietários do Astor, a casa é inspirada nas brasseries francesas do século 19. O carro-chefe da cozinha é o steak tartare com fritas e torradas.

morar-vila-olimpia-eataly-loft
Moradores da Vila Olímpia estão a um passo das delícias do Eataly

Amantes da culinária italiana não podem deixar de visitar o Eataly, onde há várias opções de almoço, jantar, lanches e doces, como o tradicional gelato italiano. Outra opção é dar um pulo no Empório Ravioli, comandado pelo chef Roberto Ravioli, e provar o filé à parmigiana. Para quem não dispensa uma carne bem preparada, vale experimentar os cortes do Pobre Juan, do Bárbaro e do Corrientes 348.

Transporte: estação Vila Olímpia

A estação da Vila Olímpia fica na linha-esmeralda-9 da CPTM e funciona das 4 horas à meia-noite. O local tem 94 m² de área coberta e iluminada, guarita de vigilância e espaço gratuito para abrigar 94 bicicletas.

As “magrelas” podem pernoitar no bicicletário, desde que não ultrapassem 24 horas de permanência. Para usar o espaço, é preciso fazer um cadastro com o RG e levar seu próprio para prender a bicicleta.

Pensa em morar na Vila Olímpia? A Loft te ajuda a encontrar o lar ideal

Pouco mais de um ano após sua fundação, em agosto de 2018, a Loft já tem mais de 120 opções de imóveis de alto padrão à venda nos melhores bairros de São Paulo. Os apartamentos da Loft são entregues reformados, com infraestrutura (elétrica, hidráulica, luminotécnica) 100% refeita e com um perfil de cores neutras nas paredes e acabamentos, que pode servir de base para uma decoração de ambientes com a cara do morador.

Conheça nossos apartamentos à venda e acompanhe as informações mais importantes sobre mercado imobiliário no blog da Loft.