Apartamentos luxuosos: dicas e inspirações para viver com conforto

Compartilhar a notícia

Investir em marcenaria planejada, acabamentos de alta qualidade e tecnologia vão ajudar a compor os ambientes do seu imóvel de luxo, seja ele um apartamento duplex ou pequeno

13 de agosto de 2019

Autor Time Loft
Atualizado: 22 de março de 2023 6 min de leitura

Apartamentos luxuosos podem ter diversos estilos: industrial, clássico ou contemporâneo. O que pode diferenciar e valorizar o seu imóvel, seja ele um apartamento espaçoso ou um apartamento mais compacto, é a escolha dos materiais e dos mobiliários e também a localização privilegiada. 

Entenda como vale a pena investir em marcenaria planejada, em acabamentos de alta qualidade e tecnologia. Tudo isso ajudará a compor ambientes ideais seja para apartamentos de luxo em São Paulo, por exemplo, ou em cidades menores.

Apartamentos decorados de luxo

O que define apartamentos de luxo são quatro pilares: conforto, elegância, planejamento e qualidade de vida. Apartamentos decorados de luxo devem conter elementos como marcenaria planejada, acabamentos de alta qualidade e mobiliário e objetos decorativos exclusivos. Inclusive, vale a pena ainda apostar em peças assinadas por designers consagrados e obras de arte.

Para deixar o apartamento mais charmoso e aconchegante, a arquiteta Juliana Mistro, da Loft, indica também um bom jogo de iluminação natural e artificial. Também não há restrição quanto às cores de apartamentos luxuosos. Não existe uma paletas mais indicada para este tipo de imóvel, quem define o melhor caminho é você e seu arquiteto ou designer de interiores.

“Apartamentos luxuosos podem ter diversos estilos, como industrial, clássico, contemporâneo. Tudo depende dos materiais e mobiliários utilizados. Exemplo; para um estilo industrial prevalecem cores como preto e cinza. Já no clássico, bege e dourado ganham maior destaque”, indica a arquiteta.

apartamentos-luxuosos-duplex-loft
Um apartamento duplex tem como ponto forte a possibilidade de ter um pé direito alto

Plantas diferentes: apartamentos luxuosos de um piso ou apartamento duplex de luxo?

Na hora de escolher sua casa, é melhor optar por apartamentos de luxo de um piso ou apartamento duplex? Comece analisando as características próprias de cada um e depois cruze com o que você espera do novo lar.

Juliana Mistro destaca que um imóvel de piso único possibilita uma maior integração e convívio dos moradores. Já um apartamento duplex de luxo tem a vantagem de diferenciar o espaço social da área íntima e também a possibilidade de ter pé direito duplo.

Os espaços bem definidos podem fazer do seu duplex um oásis para sossegar no meio da cidade, como mostra a Casa Vogue. Em uma cobertura de 360m² no bairro de Higienópolis, em São Paulo, um casal resolveu inovar e deixar a área íntima no primeiro andar e a ala social no segundo. Com isso, integrou o espaço social ao terraço e possibilitou que as áreas de convivência tivessem a melhor vista do bairro.

Ter uma área externa ainda favorece o cultivo de muitas espécies de plantas para apartamento. Uma palmeira alta pode gerar uma boa sombra para fugir do calor no verão, além de causar boa impressão em quem vê o apartamento de luxo por fora. Cultivar uma horta própria, com hortelã, alecrim e manjericão, por exemplo, também é um bom uso da área de cobertura. 

Anúncios

Apartamento pequeno de luxo, isso existe?

Seu imóvel pode se tornar um apartamento pequeno de luxo investindo em mobiliário e em peças assinadas por designers

Pode tirar da cabeça aquela imagem de que apartamento de luxo precisa ser enorme. Não existe uma metragem mínima necessária para que um imóvel se encaixe nesta categoria. Ou seja: um apartamento pequeno de luxo não é só possível, como muito comum.

Uma boa localização e acabamentos diferenciados são parte do caminho para transformar até um studio em um apartamento pequeno de luxo. A outra dica é apostar em um bom projeto de design de interiores.

A decoração sempre depende muito do perfil do morador. Tem quem prefira um estilo mais minimalista para o apartamento pequeno de luxo, enquanto outros já apostam em ambientes mais industriais, por exemplo. Independentemente da escolha, Juliana recomenda focar em “mobiliários com peças assinadas por designers consagrados e obras de arte”.

Este apartamento pequeno de luxo conta com uma peça de Paulo Alves, grande nome do design brasileiro, e garimpos de antiquários

A sala de estar de UM apartamento de luxo

Apartamentos luxuosos, na maioria das vezes, têm ambientes espaçosos e divididos de maneira inteligente. Na hora de decorar a sala de estar de apartamento de luxo, é preciso atenção, pois este espaço conecta todos os demais da casa.

apartamentos-luxuosos-pequenos-loft
A sala de estar é o espaço que conecta os ambientes dos apartamentos luxuosos, então, é preciso investir em acabamentos de alta qualidade

Se você é daqueles que gosta de seguir as tendências do mercado, pode ser interessante receber dicas de um profissional da área de interiores. “Uma ajuda externa pode assegurar que a composição de alguns elementos como marcenaria decorativa, iluminação, mobiliário e enfeites atendam o gosto e estilo de vida do morador”, destaca Juliana Mistro, da Loft. 

Se, ao contrário, você resolver seguir sua intuição, lembre-se: investir em acabamentos de alta qualidade, tecnologia, automação e iluminação vão ajudar a deixar sua sala de estar luxuosa.

A cozinha de apartamento de luxo

apartamentos-luxuosos-studio-loft
Investir em uma ilha com bancada de pedras nobres é um dos passos para transformar a cozinha de apartamento de luxo

Em toda a casa, é na cozinha que a família e os amigos se reúnem melhor. É lá que a festa começa. Afinal de contas, ninguém resiste a uma boa taça de vinho e ao cheiro do jantar saindo do forno. 

O primeiro passo para ter uma cozinha de apartamento de luxo pode ser expandir o espaço. Em apartamentos luxuosos, este ambiente geralmente é amplo e com layout bem pensado para o fluxo das atividades.

Um bom projeto de iluminação e marcenaria planejada para atender às necessidades da família são essenciais. “Para ter uma cozinha de apartamento de luxo, invista também em bancadas em ilha com pedras nobres, espaço para copa e equipamentos e eletrodomésticos de última geração”, diz Juliana.

Leia também: É hora de se organizar melhor ou considerar um apartamento grande?

A Loft te ajuda a encontrar apartamentos luxuosos em SP

Todos os imóveis vendidos pela Loft são entregues com infraestrutura completamente renovada, que inclui revestimentos, como porcelanato e assoalho de madeira, pintura de parede, eletrodomésticos, louças e metais. O morador recebe garantia de um ano e o manual de construção com as modificações realizadas no apartamento. Confira nossos apartamentos à venda em São Paulo e acompanhe as principais informações sobre mercado imobiliário no blog.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.