mudar-de-cidade

Vai mudar de cidade? Veja dicas para fazer isso da melhor maneira

6 MINUTOS DE LEITURA

Seja a trabalho ou para estudar, sozinho ou em família, mudar de cidade é um processo desafiador; veja como se planejar para se sentir em casa no próximo endereço

Neste artigo, você verá:

  • Como se planejar para a mudança
  • Dicas para mudar de cidade de acordo com a sua motivação
  • Vai mudar pra RJ ou SP? Te ajudamos a encontrar um novo lar nessas cidades

Para quem morou a vida toda em um mesmo lugar, a ideia de mudar de cidade pode parecer um pouco assustadora. É natural se sentir assim, afinal você estará deixando aquilo que conhece para desbravar um novo universo. 

Para diminuir a ansiedade, duas frentes de ação podem ajudar:

1) encarar a mudança como um bom desafio, como mais uma conquista na vida;
2) fazer um bom planejamento.

Preparamos este artigo para esclarecer as dúvidas sobre a segunda frente de ação, com dicas de como cuidar do transporte para mudança e de como organizar mudança para outro estado.

É claro que a estrutura que você vai montar para mudar de cidade depende dos objetivos da mudança e de quanto tempo imagina ficar por lá. Vai mudar de cidade sozinho ou a família vai junto? Está indo a trabalho, a estudo ou em busca de outro estilo de vida? As respostas para essas perguntas serão o melhor guia no planejamento da sua nova fase.

Como se planejar para mudar de cidade?

Iniciar a vida em outra cidade pode ser confuso em um primeiro momento. Pensar em como se planejar para mudar de cidade passa por fazer uma lista de prioridades, do que você pretende levar consigo e de como pode levar esses itens. O planejamento da mudança vai depender também de para onde você vai – se é perto ou longe de onde mora atualmente – e de quanto tempo terá para se organizar.

E como organizar mudança para outro estado? Além dos fretes intermunicipais, há empresas de transporte para mudança que trabalham com fretes interestaduais, e ainda outras que fazem mudanças internacionais. Se vai se mudar para outro estado, fique atento à voltagem do lugar – pode ser que seus eletrodomésticos atuais sejam 110V, enquanto na outra cidade a voltagem é 220V. Neste caso, vale mais a pena vender os antigos e comprar tudo novo.

Dicas de como mudar de cidade para diferentes situações

Estabelecer suas prioridades é fundamental em qualquer mudança na vida, como já mencionamos. Pode ser que você precise mudar de cidade para perseguir uma oportunidade de trabalho e, como não tem garantias de que vai dar certo, decida que a família vai permanecer na cidade onde moram hoje por enquanto.

Também pode acontecer de a família ir toda junto e vocês queiram levar todos os móveis. Ou ainda que você esteja se mudando para fazer um novo curso de graduação ou pós-graduação. Separamos algumas dicas para que a sua mudança de cidade seja tranquila em qualquer situação:

1) Mudar de cidade sozinho

Quem vai mudar de cidade sozinho tem algumas vantagens na hora da organização, especialmente no que diz respeito aos custos e às possibilidades de moradia. Você pode optar por não levar nada da casa antiga, por exemplo, ou contratar um frete compartilhado para seus móveis, já que são menos itens do que em uma mudança de família com filhos.

Há muita oferta de apartamentos de um dormitório ou studios, além da opção de morar em um flat ou em uma residência compartilhada. A escolha vai depender do seu estilo de vida e planos. Se for uma mudança de curto a médio prazo, um flat ou república podem funcionar bem. Se está indo sem prazo para ir embora, vale a pena investir em um lugar todo seu.

2) Mudar de cidade para trabalhar

É muito comum mudar de cidade para trabalhar. Com boas empresas e startups surgindo em todo lugar, pode ser que em algum momento da vida você se veja fazendo uma mudança de cidade a trabalho. 

Há dois cenários que acontecem com mais frequência: primeiro, o funcionário é transferido pela empresa para outra cidade onde ela tem sede ou prospecção de negócios, e normalmente a companhia arca com custos de mudança (cada negociação nesse sentido é única); segundo, você encontra a vaga dos sonhos em outra cidade e se inscreve mesmo assim, sabendo que, caso seja contratado, precisará se mudar por conta própria. 

Em ambos os casos, avalie se vale a pena levar algo além das malas. Talvez a transferência pela empresa não seja algo permanente. Você pode alugar um imóvel por temporada e, se for proprietário, pode fazer o mesmo com o seu apartamento durante o período que deve ficar fora da cidade. Caso a mudança não tenha data para terminar, uma saída é fazer contratos de locação longos ou até mesmo vender o imóvel.

3) Mudar de cidade para estudar

Vai mudar de cidade para estudar? O importante nessa situação é entender o que você deseja para o futuro, para quando concluir o curso. Quer ficar na cidade onde estudou ou pretende voltar para onde mora hoje? 

Ter essas respostas em mente vai ajudá-lo a estabelecer o que vai incluir na mudança, que itens vai levar e o que vai fazer com o seu imóvel, caso seja proprietário.

4) Mudança de cidade em família

Em casos de mudança em família, a primeira coisa que costuma passar na cabeça de casais com filhos é: onde as crianças vão estudar? O conforto dos pequenos é a maior prioridade, então é preciso analisar o apartamento onde vão morar, se a região tem boas escolas, comércio e atividades de lazer. Tudo que facilite o dia a dia da família.

Vai se mudar para morar em SP ou RJ? Conheça os apartamentos da Loft

Toda mudança gera momentos de estresse, e a mudança de cidade abre margem para um sentimento de insegurança. Será que é a decisão correta? E se eu não gostar do lugar ou da casa nova? Se está de mudança para São Paulo ou Rio de Janeiro, boa notícia: a Loft certamente tem apartamentos que se encaixam na nova fase da sua vida.

Conheça nossos apartamentos e converse com a nossa equipe sobre as suas preferências!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter