Como escolher seu nicho imobiliário? Descubra neste artigo!

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Tempo de leitura: 5 minutos

Existem diversos tipos de nicho imobiliário – e escolher um depende tanto do cenário externo quanto de suas próprias reflexões. Entenda!

Optar por um nicho imobiliário significa atuar fortemente em uma área de atuação bem delimitada. Isso permite que você direcione seus esforços de uma maneira mais incisiva e certeira, criando um diferencial e angariando experiências que adicionam credibilidade com o público.

Como escolher seu nicho imobiliário

Como se sabe, é impossível ser excelente em tudo. Portanto, para potencializar seu trabalho, especialmente em cidades grandes como São Paulo onde há tantas opções (e tanta competição!), é uma boa ideia se especializar em um nicho imobiliário.

Isso significa estudar a fundo um deles para dominar suas particularidades (de imóveis e de público) e se tornar um corretor referência naquela determinada região e/ou modalidade. Assim, ao dominar seu campo, você naturalmente passa mais credibilidade e consegue formar mais facilmente os laços de confiança que precisa para conseguir fechar negócio.

Há diferentes tipos de nicho imobiliário:

  • Compra e venda
  • Aluguel 
  • Lançamentos
  • Usados
  • Residencial
  • Corporativo
  • Avaliação e vistorias
  • Administração de imóveis
  • Por localização
  • Por momento de vida

E também diferentes poderes de aquisição em cada um:

  • Baixo padrão
  • Médio padrão
  • Alto padrão

Como se vê, é possível criar diversos nichos imobiliários combinando essas opções – que não são as únicas que existem, vale frisar! A partir daí, você precisa pensar de maneira estratégica como “atacar” a frente escolhida da melhor maneira.

Por exemplo: você pode se especializar em nicho imobiliário para universitários, o que garante um fluxo constante e previsível de estudantes. Se estiver antenado com o mercado imobiliário de forma geral, essas ideias vão fluir com facilidade. 

Planeje sua especialização em um nicho imobiliário

É possível selecionar seu nicho imobiliário por afinidade (ou seja, aquilo de que você gosta mais ou com que tem mais facilidade) ou por estratégia (um nicho que está em crescimento, por exemplo).

Antes de tudo, porém, é uma boa ideia fazer uma autorreflexão para entender seus pontos fortes e pontos fracos como corretor de imóveis hoje. Questione-se:

  • Quais etapas do processo são mais fáceis para você?
  • Quais são mais difíceis?
  • Quais habilidades suas são mais elogiadas pelos clientes?
  • No que você poderia melhorar?

Com informações como essas em mãos, você conseguirá entender mais sobre seu perfil profissional e determinar tanto o que precisa ser priorizado quanto o que pode ser alavancado na hora de mergulhar em um nicho imobiliário.

E sobre o nicho imobiliário escolhido, reflita: 

  • Você já trabalhou com esse nicho antes? 
  • Qual é seu nível de conhecimento sobre ele? 
  • Qual é a persona, ou perfil de cliente, daquele nicho? 
  • Quais são suas necessidades e características? 
  • Qual é sua perspectiva no curto, médio e longo prazo? Alta ou baixa procura? 

Lembre-se de que é aplicar seu tempo é uma escolha estratégica. Quando Eliana Ruballo, corretora da Leardi e Top Broker da Loft, começou há quinze anos, ela trabalhava com locação e hoje trabalha com vendas. Ambas as modalidades têm prós e contras, e é importante avaliá-los.

“Com locação você pode até ganhar dinheiro mais rapidamente, mas exige muito mais do corretor”, diz, usando o tempo consumido por documentações das partes e vistorias como exemplo. 

Ao mesmo tempo, uma locação bem feita (e com especial atenção à vistoria, visto que um problema no imóvel para a vida do corretor) praticamente garante que esse proprietário recorra novamente ao mesmo profissional – inclusive se for posto à venda.

Já a venda tem um retorno financeiro maior por trabalho, mas tem outra jornada de maturação. “É um processo mais lento. O cliente pode comprar hoje, daqui seis meses ou um ano”, compara.

Aprenda constantemente sobre o mercado

Para Eliana, os maiores aprendizados aconteceram ao lado dos colegas. Hoje especializada em alto padrão em bairros nobres da zona oeste de São Paulo, ela se lembra de observar um colega em particular, que tinha uma rotina para cada apartamento que estava apresentando. 

“Ele ia até o imóvel, conversava com o porteiro e com o zelador, verificava a possibilidade do cliente estacionar seu carro na garagem. Deixava tudo pronto para quando ele chegasse lá”, conta. 

Além disso, ele fazia questão de andar e vivenciar o bairro em que estavam. “A gente ficava na região, tomava café, almoçava. Mergulhávamos naquele momento e naquele universo”, continua. “É legal poder falar que aquela padaria tem um pão sensacional, porque o cliente se sente mais seguro quando um corretor passa essas informações.”

Eliana também sugere a absorção constante de novos conteúdos, do noticiário à história dos bairros, para saber conversar e argumentar melhor com clientes de qualquer nicho. “Você precisa entrar em um apartamento e saber diferenciar um mármore de um granito”, exemplifica.

Ela também faz questão de destacar a seleção da Loft, que oferece materiais exclusivos, treinamentos, cursos e newsletters para corretores parceiros. “Esses dias a Loft nos mandou um artigo muito bom sobre prédios icônicos de São Paulo“, cita. 

4 vantagens de optar por um nicho imobiliário

  1. Divulgar um diferencial claro para seu público: você está apto a atendê-los porque especializou-se naquilo!
  2. Conhecer a clientela de forma mais aprofundada: ao entender o perfil envolvido e suas nuances, está mais bem preparado para agir com rapidez e eficácia
  3. Fidelizar clientes e aumentar o número de trabalhos por indicação: justamente por entender muito bem seu público, seu nome poderá crescer rapidamente dentro do próprio nicho
  4. Segmentar suas estratégias de marketing de maneira mais precisa: aproveite as oportunidades do marketing digital para impactar exatamente quem você precisa

Como se especializar em imóveis de alto padrão

O filão de imóveis de alto padrão é um dos mais buscados pelos corretores de imóveis. Não é por acaso: em um nicho imobiliário onde o pagamento de comissão é fundamental, trabalhar com apartamentos de centenas de milhares ou mesmo milhões de reais significa enorme potencial financeiro.

No Brasil, considera-se que o público de alto padrão tem renda superior a 11 mil reais por mês e amplo repertório cultural. No dia a dia do mercado, esse repertório surge como conhecimento aprofundado da qualidade de materiais usados em acabamentos e revestimentos e de vivência em bairros nobres da cidade.

  1. Aprenda scripts para vender imóveis de alto padrão

Há uma série de táticas que já foram testadas por outros corretores. Por isso, o blog da Loft criou um post que aborda esse tema: aprenda a criar scripts ideais para vender imóveis de alto valor agregado!

  1. Faça um curso online para vender imóveis de alto padrão

Além disso, a Loft recentemente abriu inscrições para o novo curso da Loft Pro, sua plataforma 100% gratuita de ensino a distância para corretores de imóveis: Técnicas de vendas para imóveis de alto padrão.

Com conteúdo feito por João Vianna, cofundador da Loft, e diversos Top Brokers, como são chamados os corretores parceiros que se destacam pela alta performance, o curso aborda:

  • Características de imóveis de alto padrão
  • Características do público de alto padrão
  • Como construir relações duradouras com essa clientela
  • Como se tornar um corretor-curador, que seleciona os imóveis perfeitos para cada um em complemento com a região

O curso está disponível a qualquer hora do dia online e ainda oferece um certificado de conclusão. Inscreva-se!

  1. Atue no nicho imobiliário de alto padrão com a Loft

Além de ter esse curso online exclusivo, a Loft oferece aos corretores de imóveis (autônomos ou filiados a imobiliárias) a chance de representar seu portfólio de apartamentos residenciais de alto padrão.

Para tanto, basta preencher um cadastro rápido e pronto! Você já faz parte do mailing da Loft e receberá mensagens sobre treinamentos, open houses e outras novidades. 

Também está apto a levar seus clientes para conhecer os imóveis, contar com a expertise do time da Loft para auxiliá-lo – e garantir o pagamento de sua comissão!