Você sabe o que é um IBuyer? Conheça essa nova dinâmica para negociar imóveis

cropped-o-que-e-um-ibuyer-loft.jpg
Tempo de leitura: 4 minutos

Unindo tecnologia e maior dinamismo no mercado imobiliário, os IBuyers prometem dar mais liquidez e transparência para esse setor

As novas tecnologias estão cada vez mais enraizadas no nosso cotidiano e vem modelando a nova forma como consumimos, aprendemos, passamos nosso tempo livre e até nos relacionamos. No tradicionalíssimo mercado imobiliário, embora tardiamente, esse processo também começa a tomar corpo. O novo modelo de negócios IBuyer entrou no setor para tornar a compra e venda de imóveis mais dinâmica e menos trabalhosa. 

O mercado imobiliário brasileiro vem voltando a ser destaque em relação aos outros setores da economia nacional. Embora esse crescimento tenha sofrido desaceleração por conta da crise do novo Coronavírus,  os baixos juros impediram que esse setor sofresse retração em relação a patamares anteriores à crise.

Mas, afinal de contas, o que é um IBuyer? Como sei que há vantagens em vender meu imóvel para um desses novos modelos de negócio? Nesse artigo vamos explorar melhor esse conceito e suas características.

O que é um IBuyer

Os IBuyers são companhias que atuam dentro do mercado imobiliário e utilizam novas tecnologias e ciência de dados no momento de avaliar e viabilizar propostas de compra de propriedades. 

Esse modelo de negócio une tecnologia e eficiência já desde a primeira etapa do processo de negociação. No processo de comprar um apartamento, são avaliados itens pré definidos e não subjetivos através de um modelo algorítmico fixo, o que dá menor vazão à precificações especulativas. A Loft é uma das empresas que utilizam esse formato de avaliação.

Feita uma compra, o imóvel passa por um processo de reforma e valorização, então novamente posto à venda no mercado imobiliário. A principal ideia das empresas que inseriram esse novo processo automatizado é reinventar o processo de compra e venda de imóveis que já possuíram outros donos. 

Daniel Pacífico, especialista em precificação na Loft, afirma que esse formato transforma “algo doloroso e burocrático em uma experiência simples e encantadora”. Através da tecnologia, é possível aumentar radicalmente a eficiência operacional, “o que faz com a melhoria da experiência dos clientes não se traduza em maiores custos”, explica.

Como funciona o processo de compra e venda através do IBuyer?

Os modelos IBuyers são diversos, mas todos tem em comum a operação através de algoritmos desenvolvidos a partir de pesquisas sobre o mercado imobiliário regional. Essa operação gera modelos mais simples e convenientes, quando comparados com os formatos tradicionais. 

Neles, a companhia compra e investe no imóvel, valorizando o valor de venda e, em seguida, faz a revenda. Gustavo Panacione, também da área de precificação, explica um pouco sobre como funciona o modelo IBuyer dentro da Loft na hora de avaliar e fazer a oferta por um apartamento: “levamos em conta muitos critérios para chegar a um valor justo para o imóvel em questão”.

“Usamos imóveis comparáveis no bairro, na microrregião e dentre aqueles que já adquirimos”, explica. Além de avaliar outras residências comparáveis, “nós olhamos as transações históricas do nosso mercado”, conclui Gustavo. 

No contexto brasileiro, São Paulo é o maior mercado imobiliário do país. Em 2018, os lançamentos atingiram o valor de 32,8 mil apartamentos na cidade, com imóveis que custam acima de R$1,5 milhão.

Quais as vantagens de vender um apartamento para um IBuyer?

Ao automatizar e padronizar os modelos de avaliação a maior promessa é dar mais liquidez ao setor e tornar os processos que envolvem o mercado imobiliário nacional menos nebulosos e mais prazerosos para o consumidor. Ganha-se com transparência em todas as etapas de compra e venda de um imóvel.

Para o vendedor, há outras duas principais vantagens em vender seu imóvel para um IBuyer. A primeira delas é poder receber o valor da venda de uma vez, sem depender de instituições de financiamento. 

Outra vantagem é que não há necessidade de fazer reforma ou melhorias antes da venda. A plataforma da Loft conecta proprietários a compradores interessados e possibilita ao comprador fazer a escolha de contratar um serviço de reforma a seu próprio gosto na hora da compra.

os modelos de compra e venda da loft

As empresas IBuyers vieram para ficar, porém a plataforma da Loft oferece aos proprietários de apartamentos ainda mais opções para que decidam pelo modelo que mais lhe interesse no processo de venda. Seja seu interesse por uma venda rápida e com liquidez garantida ou caso prefira utilizar a nossa plataforma com mais de 1 milhão de acessos mensais para vender conforte seus próprios critérios, você tem as seguintes opções:

Loft Market

Aqui você anuncia seu imóvel com ajuda dos nossos especialistas para definir a melhor estratégia e tem acesso ao desempenho do seu apartamento, que será apresentado por fotos profissionais, com tour virtual para visitas online, planta 3D, planta baixa, que vão te ajudar a vender melhor e mais rápido, você também tem a possibilidade de permuta, reforma para valorização, assessoria imobiliária para auxílio na documentação e facilitação para crédito e antecipar parte do valor do imóvel antes mesmo de vender.

Loft Go

É o modelo Ibuyer da Loft. Onde compramos seu imóvel à vista e você tem liquidez imediata. Neste modelo avaliamos diversos critérios: região, área, vagas de garagem, valor do condomínio, existência de elevador, tipo do apartamento, vistas disponíveis e o que consideramos para nosso próprio portfólio. Como nem todos os apartamentos são elegíveis dentro desses critérios, a opção pelo Loft Market sempre é oferecida ao recebermos um novo apartamento cadastrado na plataforma Loft Market

Se quer saber mais sobre os processos da Loft e sobre o mercado de tecnologia e construção em geral, acompanhe o nosso blog. Conheça nossos apartamentos à venda ou solicite uma visita para avaliação do seu imóvel no site da Loft.