O que é um IBuyer? A nova dinâmica para negociar imóveis

cropped-o-que-e-um-ibuyer-loft.jpg
Tempo de leitura: 3 minutos

Unindo tecnologia e maior dinamismo no mercado imobiliário, os IBuyers prometem dar mais liquidez e transparência para esse setor

As novas tecnologias estão cada vez mais enraizadas no nosso cotidiano e vem modelando a nova forma como consumimos, aprendemos, passamos nosso tempo livre e até nos relacionamos. No tradicionalíssimo mercado imobiliário, embora tardiamente, esse processo também começa a tomar corpo. O novo modelo de negócios IBuyer entrou no setor para tornar a compra e venda de imóveis mais dinâmica e menos trabalhosa. 

O mercado imobiliário brasileiro vem voltando a ser destaque em relação aos outros setores da economia nacional. Em 2019, após 6 anos de queda, o setor cresceu cercado 10%, de acordo com pesquisa publicada na revista Exame em junho deste ano. 

Mas, afinal de contas, o que é um IBuyer? Quais as vantagens de vender seu imóvel para um desses novos modelos de negócio? Nesse artigo vamos explorar melhor esse conceito e suas características.

O que é um IBuyer

Os IBuyers são companhias que atuam dentro do mercado imobiliário e utilizam novas tecnologias e ciência de dados no momento de avaliar e viabilizar propostas de compra de propriedades. 

Esse modelo de negócio une tecnologia e eficiência já desde a primeira etapa do processo de negociação. No processo de compra de um imóvel, são avaliados itens pré definidos e não subjetivos através de um modelo algorítmico fixo, o que dá menor vazão à precificações especulativas. A Loft é uma das empresas que utilizam esse formato de avaliação.

Feita uma compra, o imóvel passa por um processo de reforma e valorização, então novamente posto à venda no mercado imobiliário. A principal ideia das empresas que inseriram esse novo processo automatizado é reinventar o processo de compra e venda de imóveis que já possuíram outros donos. 

Daniel Pacífico, especialista em precificação na Loft, afirma que esse formato transforma “algo doloroso e burocrático em uma experiência simples e encantadora”. Através da tecnologia, é possível aumentar radicalmente a eficiência operacional, “o que faz com a melhoria da experiência dos clientes não se traduza em maiores custos”, explica.

Como funciona o processo de compra e venda através do IBuyer?

Os modelos IBuyers são diversos, mas todos tem em comum a operação através de algoritmos desenvolvidos a partir de pesquisas sobre o mercado imobiliário regional. Essa operação gera modelos mais simples e convenientes, quando comparados com os formatos tradicionais. 

Neles, a companhia compra e investe no imóvel, valorizando o valor de venda e, em seguida, faz a revenda. Gustavo Panacione, também da área de precificação, explica um pouco sobre como funciona o modelo IBuyer dentro da Loft na hora de avaliar e fazer a oferta por um apartamento: “levamos em conta mais de 50 critérios, que são os critérios que avaliamos durante a visita.

“Usamos imóveis comparáveis no bairro, na microrregião e dentre aqueles que já adquirimos”, explica. Além de avaliar outras residências comparáveis, “nós olhamos as transações históricas do nosso mercado”, conclui Gustavo. 

No contexto brasileiro, São Paulo é o maior mercado imobiliário do país e um dos poucos que estão em crescimento atualmente, com destaque para negociações voltadas para imóveis de alto padrão. 
Em 2018, os lançamentos atingiram o valor de 32,8 mil apartamentos na cidade, com imóveis que custam acima de R$1,5 milhão.

Leia mais: matéria do Jornal Estado de São Paulo sobre o mercado imobiliário com entrevista de João Vianna, Head of Business da Loft

Quais as vantagens de vender um apartamento para um IBuyer?

Ao automatizar e padronizar os modelos de avaliação a maior promessa é dar mais liquidez ao setor e tornar os processos que envolvem o mercado imobiliário nacional menos nebulosos e mais prazerosos para o consumidor. Ganha-se com transparência em todas as etapas de compra e venda de um imóvel.

Para o vendedor, há outras duas principais vantagens em vender seu imóvel para um IBuyer. A primeira delas é poder receber o valor da venda de uma vez, sem depender de instituições de financiamento. 

Na Loft, por exemplo, “nós pagamos 5% do sinal nos contratos de compra e venda, que tem a duração máxima de 30 dias entre o fechamento comercial e a assinatura do contrato”, explica Gustavo. O restante do valor é pago após a concretização da escritura, que costuma durar, no máximo, 40 dias. 

Outra vantagem é que, ao vender seu apartamento para um IBuyer, não há necessidade de fazer reforma ou melhorias antes da venda. Como todos os imóveis passam por um processo de reforma e melhoria, essa etapa da venda é eliminada para o vendedor.

Um novo modelo de compra e venda que irá revolucionar o mercado imobiliário

As empresas IBuyers vieram para ficar. Encaixam-se no modelo de consumo da sociedade de hoje e resolvem preocupações antigas deste mercado. Com o pequeno mas paulatino crescimento dos investimentos para esse ano no setor, essas empresas têm apresentado bons resultados.

Se quer saber mais sobre os processos da Loft e sobre o mercado de tecnologia e construção em geral, acompanhe o nosso blog. Conheça nossos apartamentos à venda ou solicite uma visita para avaliação do seu imóvel no site da Loft.