o-que-e-self-storage

Saiba o que é self storage e quando usar este serviço

5 MINUTOS DE LEITURA

Entenda tudo sobre o conceito de self storage e em que casos esse tipo de serviço pode ser vantajoso para você.

Mudar de um endereço para outro envolve uma grande logística, que começa na busca por um novo lar, passa por encaixotar a vida e, por fim, desencaixotar e colocar tudo de volta no lugar. Há algumas situações, no entanto, em que o processo precisa ser um pouco mais longo. É aqui que esta opção aparece como uma boa saída.

Preparamos este artigo para esclarecer o que é self storage, explicando o conceito e em que momentos é interessante recorrer a essa solução. Veja ainda qual é o custo médio para alugar um box.

O que é self storage e como funciona?

Para compreender o que é self storage, é importante mencionar que o termo vem do inglês e, em tradução livre, significa auto-armazenamento. De modo geral, o self storage funciona como um local para armazenar itens que por algum motivo não possam ficar no seu apartamento. 

Embora muitas pessoas utilizem este serviço como um guarda-móveis, há diferenças. No guarda-móveis, o cliente contrata o armazenamento de seus bens por um determinado período, e só terá acesso a eles ao término do prazo. O self storage permite que o contratante acesse livremente o box, ou sala de armazenamento, a qualquer momento.

Muito comum nos Estados Unidos, este modelo tem crescido bastante no Brasil. “Estima-se que haja mais de 200 deles no País, segundo a Associação Brasileira de Self Storage (Asbrass)”, diz o portal Terra.

Quando recorrer ao self storage?

O uso mais comum do self storage é em casos de mudança de apartamento. O cliente pode alugar um box para guardar seus móveis durante uma reforma ou no período em que está entre casas – quando saiu do apartamento atual e está temporariamente em outro lugar até poder se mudar para o novo imóvel. 

O serviço também é útil para quem vai morar em outra cidade por um determinado período de tempo e não gostaria de se desfazer de todos os seus bens. Outra utilidade é para quem tem um negócio ou loja e gostaria de um espaço para armazenar o estoque.

O self storage também tem entrado em listas de dicas para apartamentos pequenos. Isso porque você pode alugar um box pequeno para guardar objetos e itens que não usa muito, mas que não gostaria ou poderia se desfazer, como documentos, por exemplo. 

Como os novos apartamentos podem ter metragem cada vez mais reduzida, é possível que não sobre espaço para guardar todas as suas relíquias de família, álbuns de fotos da infância ou sua coleção de livros. Alugar um espaço de self storage pode ser a melhor solução – tanto é que alguns condomínios mais novos já possuem um depósito na garagem para cada apartamento.

“Esses boxes individuais e de diferentes tamanhos, alugados para pessoas físicas e jurídicas por meio de contratos mensais, têm controle de acesso, monitoramento 24h e estacionamento. No Brasil, o self storage já se difundiu amplamente em São Paulo e no Rio de Janeiro e cresce aproximadamente 5% ao ano”, aponta o site Terra.

Quanto custa alugar um self storage

Certo, o serviço parece vantajoso, mas quanto custa alugar um self storage? Os valores sofrem alteração de acordo com o bairro e a cidade onde estão localizados. Em São Paulo, os preços podem variar entre R$ 50 e R$ 200 por mês. 

Isso acontece porque a precificação do self storage acompanha o mercado imobiliário. Logo, regiões com metro quadrado mais barato terão unidades mais baratas. Em bairros muito valorizados, o valor do box de armazenamento aumenta.

Atenção ao contrato: ele deve prever a liberdade do cliente, esse é o conceito do self storage. Você deve poder cancelar a qualquer momento e retirar os seus bens. Leia atentamente as cláusulas sobre a contratação de um seguro, que pode encarecer bastante o serviço e funcionar como uma compensação pela taxa atrativa de aluguel.

Está em busca de um novo lar? A Loft tem as melhores opções para você

Se pensa em comprar um novo imóvel e não sabe que tipo atenderia melhor o seu perfil, o indicado é pesquisar as opções, fazer visitas (mesmo que virtuais) e se consultar com um corretor de imóveis. Pode ser que você confirme a sua necessidade de morar em um apartamento maior, ou decida que será melhor optar por um apartamento pequeno e investir em um self storage para guardar alguns de seus bens.

A Loft pode auxiliar você na busca pelo novo lar, já que tem apartamentos de todos os tipos e para todos os momentos da sua vida. No site da Loft, você tem acesso a todo o auxílio jurídico e produtos financeiros para fazer do seu sonho uma realidade! 

Conheça nossos apartamentos à venda em São Paulo e no Rio de Janeiro e converse com a equipe sobre as suas preferências!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter