o-que-fazer-comodo-vazio

Veja sugestões do que fazer em um cômodo vazio do apartamento

5 MINUTOS DE LEITURA

Está com espaço sobrando no seu apartamento? Reunimos ideias para organizar quartos e cômodos vazios de forma funcional, independentemente da área disponível 

Varanda, quarto extra e área de serviço com dependência para empregados domésticos são as áreas que mais costumam se tornar espaços subutilizados. Quando você se dá conta, o cômodo vazio da casa virou o “cantinho da bagunça”. Neste artigo, reunimos ideias do que fazer em um cômodo vazio, para que você transforme o espaço conforme suas necessidades.

É comum que casais com filhos adultos busquem ideias para cômodos vazios, pois precisam lidar com os quartos e outras áreas em desuso que antes eram ocupadas pelos jovens. Mas a verdade é que boa parte das pessoas têm um espaço sobrando no apartamento e não sabem como mobiliar um cômodo vazio ou um quarto extra. 

Confira, a seguir, nossas sugestões para usar o espaço que está sobrando de forma funcional, seja ele grande ou pequeno! 

Dicas e ideias para cômodos vazios

Há muitas ideias para cômodos vazios que podem ser implementadas com facilidade. A mais comum é transformar o espaço em um home office, ainda mais agora que muita gente passou a trabalhar em casa como consequência da pandemia de COVID-19. Já publicamos aqui no blog um artigo sobre como montar um escritório em casa, para te auxiliar nesta tarefa.

comodo-vazio-escritorio
O cômodo vazio pode render um ótimo escritório para trabalhar e estudar no apartamento

O quarto extra também costuma se tornar um quarto de hóspedes. Se recebe visitas por períodos mais longos ou pretende alugar o quarto através de sites de aluguel por temporada, o ideal é investir em um bom planejamento do espaço, com armários para roupas, cama de casal e uma escrivaninha/penteadeira. Caso não seja esse o objetivo, uma decoração com mobiliário mais simples com certeza vai dar conta do recado.

quarto-de-hospedes
Vale a pena investir em armários para o quarto se recebe hóspedes por longas temporadas

Além do home office e do quarto de hóspedes, outras opções são criar uma biblioteca, para que você tenha um cantinho de leitura tranquilo, ou ainda uma sala de TV ou cinema. Se o cômodo vazio for um quarto próximo à sala de estar, pode ser que dê para abrir a parede e integrar os ambientes. Também é possível ter um espaço para trabalhos manuais, como pintura, costura, carpintaria e até culinária, ou uma área de meditação.

Outra ideia é decorar o cômodo vazio como um espaço coringa e multiuso, enquanto você não decide o que realmente quer fazer com ele. Pode ter uma bicama para hóspedes, por exemplo, além de uma poltrona confortável com uma luminária perto, para servir como canto de leitura e relaxamento.

biblioteca-na-sala
Para criar uma biblioteca em casa, vale instalar uma estante de marcenaria planejada e escolher uma poltrona bem confortável

Quarto vazio: como transformá-lo em um quarto extra para um casal

Se apenas um casal mora no apartamento, o quarto vazio pode ser utilizado como um quarto extra para os moradores. Pode virar um closet, para dispor as roupas dos dois e guardar malas, ou ser uma extensão da suíte, que se transformaria em uma suíte master.

O importante quando se fala em como ocupar quartos vazios é não ceder à tentação de simplesmente largar objetos de pouco uso por lá. Essa é a receita para que o ambiente vire um amontoado de coisas que não servem mais, algo com o que Marie Kondo certamente não concordaria.

Veja mais dicas de como decorar um quarto de casal grande para melhorar o bem-estar

O que fazer com um cômodo vazio pequeno?

Se o espaço que você tem disponível em casa é apertado, sempre vai surgir a dúvida do que fazer com um cômodo vazio pequeno. Além de definir que uso você precisa dar para o ambiente, é importante não desanimar com o tamanho.

Um dos principais desafios é: como mobiliar um cômodo vazio pequeno? A resposta na ponta da língua de arquitetos e designers de interiores é a marcenaria planejada. Através da criação de um móvel funcional e que encaixe perfeitamente nos poucos metros quadrados do ambiente, você poderá usufruir de todo o potencial do espaço.

Outro ponto é optar por uma paleta de cores neutras para as paredes e a marcenaria. Os tons claros ajudam a ampliar o ambiente, dando a sensação de que é um pouco maior do que realmente é. 

Sente que seu apartamento ficou muito grande? A Loft tem opções para você!

Pode ser que, mesmo depois de implantar mudanças no cômodo vazio do apartamento, você sinta que o imóvel é grande demais para as suas necessidades. Talvez seja a hora de encarar novos e empolgantes desafios em outro lugar.

A Loft tem apartamentos de todos os tamanhos e para todos os momentos da sua vida. No site, é possível comprar, vender e até trocar seu apê por outro, além de contar com todo o auxílio jurídico e financeiro do time da Loft.
 
Quer saber mais sobre nossas opções e se preparar para a mudança? Confira como trabalhamos e acompanhe as principais notícias sobre o mercado imobiliário no blog!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter