O que devo saber antes de comprar um imóvel usado?

Compartilhar a notícia

Saiba o que você deve avaliar em um imóvel usado, que cuidados tomar ao comprar e como fazer um financiamento imobiliário

06 de julho de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 12 de setembro de 2023 5 min de leitura
o-que-saber-comprar-imovel-usado

A busca por um novo apartamento pode ser rápida ou demorada, e normalmente isso nada tem a ver com sorte. Planejamento é a palavra-chave para quem deseja comprar um imóvel e é possível planejar quase todos os passos, inclusive o que faria você escolher um imóvel novo ou usado. 

Preparamos este artigo para responder à principal pergunta de quem deseja morar em um apartamento antigo: o que devo saber antes de comprar um imóvel usado? Aprenda o que você deve olhar antes de fechar negócio e quais as diferenças de financiamento entre um imóvel usado e um novo.

Apartamento novo ou usado, qual é o melhor?

Decidir entre um apartamento novo ou usado depende muito das preferências, necessidades e orçamento de cada comprador. Atualmente, há boa oferta tanto de imóveis na planta quanto de apartamento usado à venda, e o mercado oferece preços variados de acordo com fatores como a localização e a planta do imóvel.

A princípio, um imóvel novo teria menos chances de apresentar problemas estruturais em um futuro próximo. No caso de apartamento usado, é comum que o novo proprietário precise fazer uma revisão das estruturas hidráulicas e elétricas. No entanto, dependendo da qualidade dos materiais utilizados na construção de um prédio novo, pode acontecer de o apartamento comprado na planta precisar logo de ajustes.

5 cuidados ao comprar um imóvel usado

Separamos alguns cuidados ao comprar um imóvel usado que todos os compradores devem ficar atentos. Realizar a compra de imóveis usados está longe de ser apenas uma questão de encontrar o apartamento dos sonhos e planejar uma reforma. 

Para fechar um bom negócio e começar a viver o sonho da casa própria, saiba o que providenciar antes de comprar um imóvel usado:

1) Peça a certidão negativa de ônus do imóvel e a matrícula atualizada, para ter certeza de que a pessoa que está negociando o apartamento é mesmo o proprietário;

2) Dê preferência a comprar com a ajuda de um corretor, imobiliária ou com a assistência jurídica de um advogado, para evitar surpresas com a documentação;

3) Verifique as condições das instalações e dos acabamentos, para readequar o valor final do imóvel, caso necessário;

4) Preste atenção ao estado geral do condomínio também, como conservação das áreas de lazer, piscina e jardins, além de perguntar sobre as taxas que estão sendo cobradas atualmente;

5) Faça as contas mais de uma vez, para concluir qual é a melhor forma de pagamento para você – se vai financiar ou pagar à vista e, se for financiar, qual será o montante e em quanto tempo pretende pagar.

Anúncios

Como comprar um imóvel usado

Uma dica de como comprar imóvel usado fazendo um bom negócio é ter muita clareza sobre as suas necessidades e preferências. Isso vai ajudá-lo a selecionar os apartamentos que realmente têm potencial, ainda que necessitem de reforma, e a descartar aqueles que não iriam lhe atender mesmo depois de reformados.

Buscar em sites é uma das principais formas de comprar um imóvel usado, assim como bater perna pelas ruas do bairro onde gostaria de morar. No site da Loft, você encontra apartamentos para todos os perfis e orçamentos. 

Outra dica é contar com a ajuda de um corretor de imóveis, que fará uma seleção de imóveis que estejam dentro do que você procura. Assim, o comprador não perde tempo nem dinheiro visitando lugares que estão fora do padrão desejado.

Se quer entender como avaliar um imóvel usado para compra, vale pesquisar apartamentos semelhantes e comparar preços. Busque imóveis na mesma região e com características parecidas, como planta, quantidade de dormitórios, vagas na garagem e estado geral (se passou por reforma ou não).

Como financiar apartamento usado

Quer saber como financiar um apartamento usado? Em um artigo publicado no blog, explicamos tudo sobre como fazer um financiamento imobiliário. Para apartamentos usados, o financiamento bancário geralmente cobre no máximo 80% do valor do imóvel – o resto deve ser pago de entrada. Fique atento aos documentos que serão necessários:

– Matrícula atualizada do imóvel

– Certidão de IPTU

– Documentos pessoais (RG e CPF) de compradores, vendedores e seus cônjuges

– Certidão de nascimento (se solteiro)

– Certidão de casamento (se casado/a ou em união estável)

– Comprovante de residência

– Recibo da última declaração do Imposto de Renda

– Últimos 3 holerites (para pessoas físicas contratada por empresas)

– Extrato bancário dos últimos 3 a 6 meses (para pessoas jurídicas/autônomas)

A entrega das chaves no financiamento de imóvel usado é combinada entre vendedor e comprador e geralmente acontece após a transferência do valor financiado para a conta de quem vendeu. Quando tiver a confirmação de que o banco fez o depósito, você já pode exigir a entrega das chaves.

LEIA TAMBÉM: Em quais situações o financiamento imobiliário é a solução ideal para você?

Conheça os apartamentos da Loft

A Loft tem apartamentos disponíveis nos bairros mais procurados de São Paulo e do Rio de Janeiro. Além dos serviços de compra e venda, também oferecemos a possibilidade de permuta de imóveis e de financiamento imobiliário, através do Loft Cred.

O cliente conta sempre com a ajuda de um corretor parceiro e da nossa equipe jurídica para fechar o negócio sem estresse ou complicações.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.