Pretende fazer obras em apartamento? Entenda as regras e evite problemas futuros

obras em apartamento
Tempo de leitura: 3 minutos

Compreender os processos das obras em casa é a chave para montar um cronograma eficaz e evitar frustrações durante a reforma

Neste artigo, você vai encontrar:

  • Passo a passo da reforma
  • Como acompanhar o dia a dia da obra
  • Quem faz e como funciona a gestão de obras
  • Como reformar com a Loft

Ao decidir realizar obras em apartamento, pode ser que você se sinta perdido diante dos processos. De antemão, já adiantamos: é possível ter uma obra limpa e sem atrasos injustificáveis. A chave para isso está em um planejamento adequado para o tempo e o orçamento disponíveis, assim como na compreensão das etapas da reforma.

Preparamos este artigo para ajudá-lo a estruturar um plano para fazer obras em casas sem complicações desnecessárias. Entenda como deve ser o cronograma de uma reforma e qual é a importância e utilidade de contar com um serviço de gerenciamento de obra.

Existem alguns passos fundamentais para quem pretende realizar uma reforma. Não importa se são grandes ou pequenas obras em casa, fazer uma planta baixa e criar um projeto de reforma são os primeiros passos. Depois, é preciso avisar ao síndico e conferir as regras do condomínio, como horário permitido para o quebra-quebra e como deve ser feita a entrada e saída de materiais de construção.

Geralmente, o horário para obras é dentro do horário comercial, mas há condomínios que só permitem das 9h às 17h, por exemplo, e não autorizam reformas aos sábados e domingos. Se você seguir à risca as regras, os vizinhos não terão do que reclamar. E caso haja algum atrito, informe ao síndico ou à administradora do condomínio o mais rápido possível.

Veja o passo a passo cronológico para as obras em casa:

1) Elaboração do projeto de reforma pelo arquiteto ou designer de interiores;

2) Análise do projeto e das planilhas de orçamento;

3) Emissão da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) para apresentação na prefeitura e no condomínio;

4) Fase de demolição (retirada de acabamentos antigos e até paredes);

5) Fase de instalações elétricas e hidráulicas;

6) Fase de acabamentos;

7) Fase de finalização ou acabamentos finos (instalação de louças e metais, marcenaria e pintura);

8) Limpeza e entrega da obra.

Como fazer acompanhamento de obra

O segredo de como fazer acompanhamento de obra de forma eficaz está na organização. Antes mesmo da reforma começar, é preciso alinhar as planilhas de orçamentos e prazos de entrega, para que as etapas de obra estejam em sintonia com a chegada de materiais e produtos. 

Por exemplo, se os profissionais contratados para instalar o piso previam a realização do serviço em uma semana, mas a entrega das placas atrasou também em uma semana, isso significa que a obra vai parar nesse período – e você vai continuar pagando as diárias.

Como são muitas etapas e pessoas para coordenar, o ideal é contar com a ajuda do escritório de arquitetura ou empresa de engenharia responsável pela criação do projeto de reforma.

Gestão de obras: como cobrar acompanhamento de obra

Apesar de no primeiro momento representar um gasto a mais, contratar os serviços de gestão de obras pode te ajudar a economizar bastante durante a reforma. Como mencionamos, uma obra é quase uma dança – é preciso que serviços e entregas estejam em sintonia, para que o ritmo seja mantido e a reforma termine no prazo.

É claro que imprevistos acontecem, mas o acompanhamento de obras por arquiteto evitam, por exemplo, que metas diárias e semanais não sejam cumpridas. Em relação a como cobrar acompanhamento de obra, o profissional pode optar pelo pagamento de diárias (ou seja, por cada dia que ele visitar a obra) ou fazer um pacote por toda a reforma. A forma de pagamento vai depender de cada caso, assim como a possibilidade de parcelamento.

A Loft te ajuda com a reforma do seu apartamento!

Ficou animado para reformar? A Loft criou um departamento de reformas para atender quem deseja fazer mudanças no imóvel. O cliente participa de todas as etapas do projeto, que será avaliado por ele via ferramentas 3D para que possa ver o resultado antes mesmo da reforma começar. Com o projeto, a Loft se encarrega da obra e você tem garantia de um ano após a conclusão.

Saiba mais sobre a reforma da Loft e conheça nossos apartamentos à venda em São Paulo e no Rio de Janeiro!