Onde comer no Rio de Janeiro? Conheça nossas sugestões!

onde-comer-no-rio-de-janeiro
Tempo de leitura: 7 minutos

Com opções para todas as ocasiões, o Rio de Janeiro se consolida como um destino de alta gastronomia no mundo e tem vários restaurantes premiados internacionalmente

Nem só de belas paisagens, calor, sol e banhos de mar vive o Rio de Janeiro. Quem mora ou visita a cidade maravilhosa consegue se divertir a qualquer hora do dia, mas também consegue comer bem. 

Este artigo reúne uma lista de restaurantes para acabar com as dúvidas sobre onde comer no Rio de Janeiro. Há opções para café da manhã, almoço e jantar, para que não ter desculpa para não fazer uma bela refeição.

LEIA TAMBÉM: Cidade maravilhosa – um guia para morar no Rio de Janeiro

20 lugares para comer no Rio de Janeiro

O problema se repete em qualquer grande cidade, ainda mais naquelas que vivem cheias de turistas: como escolher os melhores lugares para comer no Rio de Janeiro? A resposta certa depende de alguns fatores, como gosto pessoal, faixa de preço e se a refeição será uma comemoração especial ou um almoço mais caprichado para o dia a dia.

Montamos uma lista de restaurantes e bares para todas as ocasiões e gostos. Confira a seguir!  

Para TOMAR CAFÉ DA MANHÃ

Pesquisas comprovam que começar o dia com uma refeição variada e equilibrada melhora a cognição, o rendimento na escola ou no trabalho e ajuda a manter a memória em dia. Veja onde comer no Rio de Janeiro para um bom café da manhã.

1) The Slow Bakery

Os pães de fermentação natural da Slow Bakery são famosos em toda a cidade. Para comer na matriz, em Botafogo, é preciso chegar cedo, pois costuma ter fila de espera. Existe ainda a opção de comprar os pães para levar para casa na unidade de Botafogo e em uma filial em Ipanema.

Rua General Polidoro, 25 – Botafogo
Terça a sexta, das 8h às 16h; sábado, das 8h às 14h

Rua Barão da Torre, 422 – Ipanema
Terça a sexta, das 11h às 18h; sábado, das 10h30 às 14h

View this post on Instagram

quando foi que o ovo perdeu a cor, o queijo o sabor e o pão ficou com textura de isopor? que dia a gente se habituou a comer sem sentir um gosto potente, um cheiro inebriante, uma mordida pra não esquecer? há tempos, alimento sem sabor virou o novo normal, e nem importa muito se investimos uma grana pra comer bem. é muito mais fácil ter uma experiência beeeem mediana do que uma refeição inesquecível. olha que não tem nada a ver com ingredientes caros ou lugares refinados. estamos falando aqui de comida boa e bem feita. falando inclusive de prazer. pão na chapa, queijo quente, panelinha de ovo, bolo de fubá com goiabada, limonada, café coado… é esse tipo de comida que a gente gosta de preparar e oferecer. absurdamente simples, mas capaz de fazer uma verdadeira festa dos sentidos. porque existe origem e processo em cada simples preparo. do pão fermentado lentamente e feito com o maior amor do mundo, da manteiga que produzimos aqui, do ovo de galinha criada solta, dos vegetais frescos que chegam diariamente e são salteados à perfeição, da goiabada artesanal com o bolo mais fofinho, do café colhido e torrado com um cuidado de emocionar, preparado com carinho… de tudo o que sai da SLOW, nos mínimos detalhes, existe presença, afeto, conhecimento, entrega. é assim que a gente gosta de trabalhar e cuidar. é desse jeito que faz sentido o nosso caminhar. pra nossa equipe sensacional, que realiza a SLOW com tanto amor diariamente, a nossa eterna reverência. nos juntamos porque acreditamos com alma, nos conectamos porque vivemos a SLOW com paixão. é esse o jeito que temos de compartilhar afeto e prazer. é essa a forma que gostamos de receber você. ? @antonini.fotografia

A post shared by ??? ???? ?????? (@theslowbakery) on

2) Jarbô Café

Dentro do Jardim Botânico, o Jarbô é uma ótima opção para café da manhã, com combinados de café da manhã com geleias e frutas, além de pães artesanais e cafés. Há também um menu de brunch e pratos para o almoço.

Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico
Segunda, das 11h às 18h30; terça a domingo, das 8h às 18h30

3) Confeitaria Colombo

Além de ponto turístico, o Forte de Copacabana abriga uma das unidades da Colombo, tradicional confeitaria carioca com matriz no centro da cidade. Pães em versão mini, tapiocas, croissant e bolos são alguns dos itens no cardápio. Para acompanhar, cafés e chás variados.

Praça Cel Eugênio Franco, 1 – Copacabana (dentro do Forte de Copacabana)
Terça a domingo, das 10h às 20h

Rua Gonçalves Dias, 32 – Centro

ONDE ALMOÇAR NO RIO DE JANEIRO

Para escolher onde almoçar no Rio de Janeiro, não basta apenas levar em consideração a proximidade do restaurante à praia ou a outros pontos turísticos. Há lugares com essa vantagem, sim – inclusive restaurantes dentro de museus. No entanto, outras joias estão escondidas pela cidade e merecem sua atenção. Confira a lista!

4) Capim Santo

Com a chef Morena Leite por trás do cardápio, o restaurante Capim Santo carioca segue a mesma linha da unidade paulista. São pratos com raiz brasileira, feitos com ingredientes frescos, como frutos do mar, galinhada e bolinho de feijoada.

Avenida das Américas, 3900, Barra da Tijuca (Shopping Village Mall, 3º piso)
Segunda a Sábado, das 12 às 23h30. Domingo, das 12 às 21h

5) Lilia

Pode-se dizer que o Lilia é uma boa opção para quem busca onde comer barato no Rio de Janeiro. O restaurante faz parte da lista de Bib Gourmand 2019 do Guia Michelin e serve menu de almoço com entrada, principal e sobremesa. O cardápio muda sempre, para valorizar os ingredientes da estação.

Rua do Senado, 45 – Centro
Segunda a sexta, das 11h30 às 15h; sábado, das 12h às 16h

6) Puro

Localizado no arborizado bairro do Jardim Botânico, o restaurante Puro tem pratos para agradar a todos, inclusive aos vegetarianos, como o coração de berinjela braseada com mel e balsâmico. 

Rua Visconde de Carandaí, 43 – Jardim Botânico
Segunda a sexta, das 12h às 17h e das 19h às 0h; sábado, das 12h30 às 17h e das 19 às 0h; domingo, das 12h30 às 22h

7) Território Aprazível

No alto de Santa Teresa, a chef Ana Castilho comanda o Território Aprazível. O menu reúne influências da comida brasileira, como moqueca, galinhada caipira e arroz de camarão ao açafrão.

Rua Aprazível, 62 – Santa Teresa
Quarta a sábado, das 12h às 23h; domingo, das 12h às 18h

8) Miam Miam

Quem comanda as panelas do Miam Miam, em Botafogo, é a chef Roberta Ciasca. O cardápio segue a linha da chamada “comfort food” – comida caseira com um toque de chef. No almoço, além da opção de menu executivo e à lá carte, há um menu de saladas à vontade.

Rua General Góis Monteiro, 34 – Botafogo
Segunda a sexta, das 12h às 15h30/ 19h às 0h; sábado, das 13h às 0h

9) Fazenda Culinária

Com o conceito de “comfort food”, o Museu do Amanhã abriga o restaurante Fazenda Culinária. São usados apenas ingredientes frescos, para celebrar a biodiversidade do Brasil. Vale provar a barriga de porco com crosta de castanhas e os bolinhos sertanejos, feitos com feijão vermelho, carne seca e queijo.

Avenida Rodrigues Alves, 2 – Centro
Terça a sexta, das 12h às 17h; sábado e domingo, das 12h às 18h

10) Laguiole

Restaurante do Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio, o Laguiole abre apenas para o almoço e é uma boa opção para encontros de negócios. Há um menu degustação de 4 pratos com queijos e sobremesa.

Avenida Infante Dom Henrique, 85 – Flamengo
Segunda a sexta, das 12h às 17h

ONDE JANTAR NO RIO DE JANEIRO

Montar uma lista de onde jantar no Rio de Janeiro não é tarefa fácil, já que há diversos restaurantes bem avaliados na cidade. Aqui, indicamos alguns dos mais prestigiados, inclusive lugares que já ganharam estrelas do Guia Michelin, que a cada ano seleciona os melhores restaurantes do mundo.

11) Oro

Do chef Felipe Bronze, o restaurante Oro tem a brasa como protagonista em seus pratos. Em 2015, o local conquistou uma estrela no Guia Michelin. Há duas opções de menu-degustação, com possibilidade de pedir harmonização de vinhos da sommelier Cecilia Aldaz.

Avenida General San Martin, 889 – Leblon
Terça a sexta, das 19h30 às 23h; sábado, das 13h às 15h e das 19h30 às 23h

12) Olympe

Criado pelo chef Claude Troisgros, o Olympe hoje é comandado por seu filho, o também chef Thomas Troisgros. O restaurante tem uma estrela no Guia Michelin e está entre os “50 Melhores Restaurantes da América Latina”. No cardápio, a culinária francesa se junta a influências brasileiras e mundiais em pratos como o leitão com fava rajada e mini legumes.

Rua Custódio Serrão, 62 – Lagoa

13) Cipriani

Localizado dentro do Copacabana Palace, o Cipriani abriu as portas em 1994, batizado em homenagem ao hotel mais sofisticado de Veneza. O cardápio viaja pela culinária típica da Itália através das mãos do chef Aniello Cassese, com pratos como o filé de vitela ao limão siciliano. O Cipriani foi premiado com uma Estrela Michelin em 2019.

Avenida Atlântica, 1702 – Copacabana
Segunda a sábado, das 12h30 às 15h e das 19h às 0h; domingo, das 13h às 16h

14) Lasai

Botafogo se consagra como um polo gastronômico no Rio de Janeiro. É no bairro que está o Lasai, do chef Rafa Costa e Silva. Para visitar a casa e provar um dos dois menus-degustação é preciso fazer reserva. Em 2019, o Lasai conquistou uma estrela no Guia Michelin.

Rua Conde de Irajá, 191 – Botafogo
Terça a sábado, das 19h30 às 22h

15) Mee

Também no hotel Copacabana Palace, o menu asiático do Mee vai desde os clássicos sushis até pratos mais exóticos, como ovas de ouriço do mar. Comandado pelo chef Itamar Araújo, o restaurante tem 1 estrela no Guia Michelin e mistura influências da Tailândia, Camboja, Malásia, Cingapura, Coreia do Sul, Vietnã, China e Japão.

Avenida Atlântica, 1702 – Copacabana
Domingo a quarta, das 19h à 0h; quinta a sábado, das 19h à 1h

BARES: PARA BEBERICAR E PETISCAR NO RIO

Quer apenas tomar um drinque e jogar conversa fora com os amigos? O Rio de Janeiro tem bares para todos os gostos, desde seus famosos botecos até lugares para apreciar a vista.

16) Quartinho Bar

Eleito o Bar Revelação 2019/2020 pelo guia Veja Comer e Beber, o Quartinho serve bebidas e petiscos em meio a uma decoração moderna e descontraída. Vale experimentar o sanduíche de carne assada no pão de fermentação natural, além de provar os drinques. 

Rua Arnaldo Quintela, 124 – Botafogo
Terça a sábado, das 18h às 2h

View this post on Instagram

Quartinho Quartinha 😉 #vem

A post shared by Quartinho Bar (@quartinhobar) on

17) Jobi

Em funcionamento desde 1956, o Jobi é o típico boteco carioca. As garrafas de cerveja servem como decoração para o bar e o cardápio traz todos os petiscos clássicos, como bolinho de bacalhau e risole de camarão.

Avenida Ataulfo de Paiva, 1166 – Leblon
Domingo a quinta, das 11h às 4h; sexta e sábado, das 11h às 6h

18) The Rooftop

Com vista para o Pão de Açúcar, Corcovado e Baía de Guanabara, o bar fica no 13º piso do hotel Yoo2 Rio e é aberto ao público. Há drinques clássicos, como negroni e mojito, e outros criados na casa.

Praia de Botafogo, 242 – Botafogo
Domingo a quinta, das 10h às 23h; sexta e sábado, das 10h às 0h

19) Bar Urca

Um dos endereços queridinhos dos turistas, o Bar Urca também mora no coração dos moradores do Rio. Funciona assim: faça o pedido de bebida e petiscos no caixa, receba tudo fresquinho no balcão e sente-se na mureta na frente do bar para comer olhando para a Baía de Guanabara. Os pastéis de camarão são o carro-chefe, mas as empadinhas não ficam para trás.

Rua Cândido Gaffrée, 205 – Urca
Segunda a sábado, das 7h às 23h; domingo, das 8h30 às 21h

20) Bar da Laje

Localizado junto ao Morro Dois Irmãos e com vista para as praias da zona sul do Rio de Janeiro, o Bar da Laje é uma das atrações do Vidigal. O ambiente descolado é uma ótima pedida para assistir ao pôr-do-sol acompanhado de uma bebida gelada para combater o calor carioca. Para chegar ao local, é possível utilizar o serviço de van oferecido pelo bar.

Rua Armando Almeida Lima, 8 – Vidigal
Segunda a sexta, das 12h às 20h; sábado e domingo, das 12h às 22h

LEIA TAMBÉM: Como encontrar um apartamento de luxo no Rio de Janeiro

Encontre seu apartamento no Rio de Janeiro com a Loft

Tem o sonho de morar mais perto da praia, em um apartamento maior ou até mesmo de se mudar para um imóvel menor? A Loft pode ajudar você a encontrar o apartamento ideal! 

Hoje, temos apartamentos à venda no Rio de Janeiro e em São Paulo. Os imóveis são entregues com opção de reforma, que inclui renovação de toda a infraestrutura elétrica e hidráulica e dos acabamentos. 
Entenda as vantagens da compra e venda com a Loft e conheça nossos apartamentos à venda nos bairros mais visados do Rio de Janeiro!